Geografia, (des)interesse e (des)conhecimento em períodos de ultradireita
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p277-291Palavras-chave:
Geografia escolar, Desenvolvimento regional., Emancipação.Resumo
A Geografia se institucionalizou na segunda metade do século XIX, na Alemanha e na França, como uma ciência empírico-analítica. Entre 1950 e 1970 se constituiu como uma ciência histórico-hermeneútica e, em seguida, como uma ciência crítica. No Brasil, o saber geográfico atravessou diferentes períodos históricos marcados pela ultradireita. Diante disso, procura-se interrogar em que medida, com o retorno ao ultraconservadorismo pós-Golpe de Estado de 2015 no Brasil, o interesse emacipatório que orienta as ações na área da Geografia acadêmica e escolar sofre um desinteresse político em detrimento do interesse técnico e atrelado aos seus saberes? Neste contexto, objetiva-se analisar a relação entre interesse e conhecimento da ciência geográfica em períodos de conservadorismo e antidemocracia.Trata-se de pesquisa bibliográfica, considerando-se a periodização das escolas de pensamento geográfico positivista, funcionalista e crítico-marxista. Foca-se nas aproximações entre o papel da Geografia escolar e o desenvolvimento do campo acadêmico da Geografia. Como resultados, verifica-se quanto às duas primeiras escolas de pensamento uma apropriação política do saber espacial mediante interesses técnico para a construção da identidade nacional, da ideologia patriótica e do desenvolvimentismo, no contexto de governos de ultra-direita ditatoriais. Conclui-se, porém, que com o governo de extremadireita eleito democraticamente mediante em 2018, verifica-se um desinteresse pelo conhecimento geográfico academico, isto é do territorio nacional, e um deficit na perspectiva crítica do ensino nas escolas pela via indultora da BNCC.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE. Maria Adailza Martins de. Século de prática de ensino de geografia permanências e mudanças. In: REGO, R; CASTROGIOVANNI, A, C; KAERCHER, N, A (Org). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio: volume 2. Porto Alegre, Penso, 2011, p. 13-30.
BELTRAME, Matheus Maria. Concepção de emancipação em Jürgen Habermas. Problemata: R. Intern. Fil. v. 9. n. 1, p. 68-95, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v9i1.38729. Acesso em: 13 set. 2022.
BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. 2. Reimp. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. A produção social pública dos lugares numa perspectiva comunicativa como contraponto à produção social privada. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE AS GEOGRAFIAS DA VIOLÊNCIA E DO MEDO, 1., 2007, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE. 2007. 1 CD-ROM.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. A natureza do espaço numa perspectiva comunicativa ou pública. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 33-46, jan. / jun. 2009. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/4959. Acesso em: 20 jul. 2022.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Prolegômenos a compreensão do espaço como mundo da vida e mundo do sistema. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE: GEOGRAFIA, CIÊNCIA E POLÍTICA: DO PENSAMENTO À AÇÃO DA AÇÃO AO PENSAMENTO, 12, 2017, Porto Alegre. Anais... Dourados: UFGD Editora, 2017. v. 1. p. 5404-5415.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Espaço como mundo da vida e a teoria do agir comunicativo. Revista da ANPEGE, [S.l.], v. 16, n. 31, p. 44-58, mar. 2021. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11445. Acesso em: 14 mar. 2022.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Educação geográfica do agir comunicativo: Geografia escolar do mundo da vida. Curitiba: Appris, 2022.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A problemática do ensino de geografia veiculada nos encontros nacionais da AGB (1976-1986). Boletim Goiano de Geografia, v. 15, n. 1, p. 35-55, jan./dez., 1995. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/4326. Acesso em: 08/10/2018.
FREITAG, Bárbara. Dialogando com Jurgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2005.
GUELKE, Leonard. Problemas da explicação cientifica na geografia. Geografia, Rio Claro, SP, v. 4, n. 8, p. 1-22, 1979. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/14768. Acesso em: 14 out. 2022.
HABERMAS, Jurgen. Conhecimento e interesse. Tradução de: José N. Heck. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
HABERMAS, Jurgen. Conhecimento e interesse. In: HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70, 2009. p. 129-147.
HORTA, Célio Augusto da Cunha. O neopositivismo regional na Geografia Humana e os (des)interesses pela macroescala. GEOgraphia, v. 18, n. 37, p. 80-94, 15 set. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13759. Acesso em: 14 out. 2022.
KIMURA, Szoko. Território de luzes e sombras: a proposta de ensino de geografia da CENP. Terra Livre, São Paulo/SP, ano. 25, v.1, n. 32, p. 17-30, Jan-Jun/2009. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/276. Acesso em: 21 out. 2022.
LEVY, Wilson; MASSONETTO, Luis Fernando. Habermas, 90 anos: a relação entre conhecimen¬to e interesse e a atualidade da teoria crítica. Dissertatio - Volume Suplementar 9, p. 75-78, set., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/19568. Acesso em: 13 set. 2022.
MAZZOTTI, T. B. Retórica, a Ciência da Educação. Educação em Foco, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 83-112, 2016. DOI: 10.22195/2447-524620152019626. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19626. Acesso em: 17 out. 2022.
MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende Braga. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.5, n.1, p.1-24, dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/627/642. Acesso em: 12 set. 2022.
MOMBEIG, Pierre. A geografia no ensino secundário. Boletim geográfico, v. 13, n. 127, p. 423-432, jul./ago., 1958. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/19/bg_1958_v16_n145_jul_ago.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
MOREIRA, Igor Antonio Gomes. A geografia como ciência humana e de síntese e as implicações no ensino secundário. RBG, ano 29, n. 218, p. 76-81, set./out., 1970. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/19/bg_1970_v29_n218_set_out.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
OLIVEIRA, Clarice Gonçalves Souza de. A geografia como disciplina: trajetória nos currículos escolares do Brasil e o seu ensino como questões centrais da discussão. In: TRINDADE, Gilmar Alves; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira (org.). Discutindo Geografia: doze razões para si (re)pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007. p. 17-61.
PEDROSO, Tabajara. A geografia no curso secundário. Boletim geográfico, v. 25, n. 194, p. 475-496, set./out., 1966. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/19/bg_1967_v26_n200_set_out.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
PELUSO, Marília Luiza. O desafio de compreender a natureza na obra de Milton Santos. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território, v.4, n.1, p. 22-31, 2013. DOI: https://doi.org/10.26512/ciga.v4i1.16317
PINZANI, Alessandro. Habermas. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Geografia no currículo escolar brasileiro (1837-1942). Revista de educação, cultura e meio ambiente. v. II, n. 12, p. 1-12, dez. 1998. Disponível em: http://www.revistapresenca.unir.br/artigos_presenca/12genyltonodilonregodarocha_geografianocurriculoescolar.pdf. Acesso em: 25/09/2018.
SANTOS, Juliana Silva dos. Licenciatura em estudos sociais e a geografia: política curricular de formação docente na paraíba durante o regime militar. João Pessoa. 2021. 129 f. Disertacao (Mestrado) - Programa de pós-graduação em Geografia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponivel em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23037. Acesso em: 13 out. 2022.
SANTOS, Lucíola Licínio C. P. História das Disciplinas Escolares: outras perspectivas de análise. Educação & Realidade, [S. l.], v. 20, n. 2, 1995. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71716. Acesso em: 13 set. 2022.
SANTOS, Milton. O trabalho do Geógrafo no terceiro mundo. São Paulo: Hucitec, 1978.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. são Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SILVA, Adriana Brito da; BRITES, Cristina Maria; OLIVEIRA, Eliane de Cássia Rosa; BORRI, Giovanna Teixeira. A extrema-direita na atualidade. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 119, p. 407-445, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/nTk6JtjrXGqcpGVcr8Rj4Wx/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2022.
SILVA, André; KRITSCH, Raquel. O papel da reconstrução na teoria crítico-normativa de Jürgen Habermas. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, [S. l.], n. 85, p. 104–125, 2018. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/446. Acesso em: 17 out. 2022.
VERDI, Elisa Favaro. Produção geográfica e ruptura crítica: a geografia uspiana entre 1964 e 1985. São Paulo. 2016. 261 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08042016-123008/pt-br.php. Acesso em: 13 out. 2022.
VERDI, Elisa Favaro. Pensar radicalmente sob a repressão: a geografia crítica brasileira no contexto da ditadura civil-militar. Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 22, n. 3, p. 539-558, dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/152423. Acesso em: 13 out. 2022.
VESENTINI, José William. Geografia crítica e ensino. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (org.). Para onde vai o ensino de geografia? 5 ed. São Paulo: Contexto, 1988. p. 30-38.
VLACH, Vania Rubia Farias. Ideologia do nacionalismo patriótico. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (org.). Para onde vai o ensino de geografia? 5 ed. São Paulo: Contexto, 1988. p. 39-46.
ZARUR, Jorge. A geografia no curso secundário. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 227-266, abr./jun., 1941. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1941_v3_n2.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.