Habermas e a ciência da informação no Brasil

influências teóricas do filósofo sobre pesquisadores

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DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p238-268

Resumo

Ao reconhecer a influência do filósofo alemão Jürgen Habermas na área de Ciência da Informação, esta pesquisa questiona especificamente como ela se verifica e se caracteriza na produção científica dos pesquisadores Bolsistas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o objetivo de destacar as influências do pensador sobre estes pesquisadores em artigos indexados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), o estudo realiza o mapeamento da produção dos autores mais proeminentes e mais receptivos entre os citantes de Habermas, para caracterizá-la, destacando: as influências das reflexões do filósofo sobre eles; os principais veículos fontes; os temas de maior destaque; as instituições e a distribuição desses elementos nos 69 artigos do período entre 1987 e 2019. Com esse propósito, realiza procedimentos métricos e utiliza a análise de conteúdo, a partir da leitura dos textos completos dos artigos indexados, organizados e representados em seus elementos relacionais, destacando a intensidade de variáveis como a concentração de frequências, obras citadas, periódicos, instituições e temas. Inicialmente, identifica os bolsistas PQ vinculados à área de CI, caracterizando-os conforme suas especificidades, seleciona da base Brapci os artigos citantes de Habermas, organiza o corpus referente aos artigos de periódicos dos pesquisadores, relaciona-os com os temas e questões habermasianos em seus textos, contextualizando-os conforme uma estrutura representativa multidimensional. Destaca, assim, as principais influências de Habermas sobre os pesquisadores e para analisar numa visão diacrônica as correlações entre os pesquisadores e o autor seminal que os fundamenta, constrói ilustrações representativas dessa evolução. Aponta as condições favoráveis à crítica ao processo de produção do conhecimento, cuja consequência é o desenvolvimento de possibilidades oferecidas ao investigador no seu cotidiano universitário, tendo como instrumentos a Base dos pesquisadores do CNPq da área de CI e a Brapci. Como resultados, destaca as obras Técnica e Ciência como Ideologia (TCI), Teoria do Agir Comunicativo (TAC), Mudança estrutural da esfera pública (MEEP), Conhecimento e Interesse (CeI) e Consciência moral e agir comunicativo (CMAC) como as citadas pela maior diversidade de pesquisadores, relacionando-as com as questões discutidas no corpus analisado. As configurações temáticas mais expressivas ocorrem sobre termos relacionados à teoria da ação comunicativa, como a de maior repercussão na construção do conhecimento da área,  e a influência do autor, na produção dos citantes, concentra-se em temas como a esfera pública informacional e a importância do acesso à informação na construção da cidadania, o desempenho das instituições na gestão da informação e seu papel como mediadoras das informações públicas, ativas na transparência das ações do Estado e na consolidação da democracia. Conclui, sugerindo as principais questões a partir dos resultados iniciais, como a dinâmica que envolve uma esfera pública, baseada na sociedade civil e na formação da opinião e da vontade nos complexos parlamentares, bem como na prática de decisão de ambientes institucionais, como forma de exercício habermasiano de política deliberativa. 

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Biografia do autor

Leilah Santiago Bufrem, Univ Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Dep de Ciência da informacao

1994- 1995 Pós-Doutorado. Universidad Autonoma de Madrid, U.A.M., Espanha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas/ Área: Comunicação/ Subárea: Jornalismo e Editoração/ Especialidade: Divulgação do Livro. 1988- 1991 Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Editoras universitárias brasileiras: uma crítica para reformulação da prática, Ano de Obtenção: 1991. Orientador: Jerusa Pires Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Editoração universitária; Editoras - Brasil; Universidades - produção editorial. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas/ Área: Comunicação/ Subárea: Jornalismo e Editoração/ Especialidade: Editoração Universitária. Setores de atividade: Produtos e serviços recreativos, culturais, artísticos e desportivos. 1979- 1981 Mestrado em Educação. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Título: Estudo de uma realidade concreta: fundamentação para uma proposta de currículo na área rural, Ano de Obtenção: 1981. Orientador: Zélia Milleo Pavão. Palavras-chave: Educação - meio rural; Currículo; Paraná - educação. Grande área: Ciências Humanas/ Área: Educação/ Subárea: Currículo/ Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento rural. 1986- 1987 Especialização em Ação Cultural. (Carga Horária: 360h). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Ano de finalização: 1987. 1975- 1975 Especialização em Cultura Portuguesa. Universidade de Lisboa, U.LISBOA, Portugal. Ano de finalização: 1975. 1974- 1975 Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Título: O docente de 1º e 2º graus inserido no contexto das reformas de ensino em análise comparativa. Ano de finalização: 1975. 1974- 1974 Especialização em Teoria do Conhecimento. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Título: Evolução da educação popular e de adultos no Brasil. Ano de finalização: 1974. 1962- 1965 Graduação em FILOSOFIA. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil. 1961- 1964 Graduação em FILOSOFIA. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil. 1960- 1963 Graduação em Biblioteconomia e Documentação. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Professor Permanente da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Pesquisador participante da Universidade Carlos III de Madrid, CARLOS III MADRI, Espanha. Professor Permanente da Universidade Estadual Paulista Campus de Marília, UNESP, Brasil. Professor Colaborador da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. ENDEREÇO: Al Cabral, 410 Centro 80410-210 Curitiba - PR

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Publicado

15/12/2022

Como citar

BUFREM, L. S. Habermas e a ciência da informação no Brasil: influências teóricas do filósofo sobre pesquisadores. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 238–268, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p238-268. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6133. Acesso em: 27 abr. 2024.