Da efetivação da paridade de participação como requisito para uma esfera pública igualitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p60-74

Palavras-chave:

Esfera Pública. Paridade de Participação. Democracia.

Resumo

A paridade de participação constitui o paradigma normativo central da teoria de justiça de Nancy Fraser, a qual propõe uma superação da clássica distinção entre as esferas da redistribuição e do reconhecimento, entendendo que, quando isoladas, nenhuma das esferas pode ser suficiente para a efetivação da justiça social. Nesse contexto, a autora conclui que as demandas, na maior parte dos casos – se não todos – constituem injustiças bidimensionais, que necessitam tanto de remédios econômicos quanto de remédios cultural-valorativos. Em que pese a grande influência do conceito de esfera pública formulado por Habermas na teoria da autora, Fraser também expõe algumas críticas, pois entende que o modelo harbermasiano não propicia uma efetiva paridade de participação aos envolvidos, na medida em que não se preocupa em sanar as desigualdades sociais existentes, mas apenas em suspendê-las na arena pública, deixando de considerar os impactos disso na deliberação. Outro fator importante, segundo a autora, são as questões de gênero, bem como a problemática distinção entre público e privado, que inclusive constitui uma das reinvindicações do movimento feminista atual. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo proceder à uma análise da concepção da esfera pública habermasiana sob a ótica de Fraser, a qual problematiza alguns pressupostos que sustentam o modelo liberal, instigando à reformulação de alguns pontos. A fim de caminhar em direção a uma concepção alternativa e pós-burguesa de esfera pública, a teoria crítica tem por objetivo garantir não apenas a autorização formal e jurídica para participação, mas também a garantia dos requisitos materiais essenciais para que a participação seja paritária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. Tradução: CANDIANI, Heci Regina. São Paulo: Boitempo, 2019.

BIROLI, Flávia. Teorias feministas da política, empiria e normatividade. In: Lua Nova, São Paulo, 102: 173-210, 2017.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma.Interseccionalidade.São Paulo: Boitempo, 2021.

FELDHAUS, Charles; PEREIRA, Camila Dutra. Diálogos entre a teoria social crítica habermasiana e a teoria feminista de nancy fraser. Disponíevel em: http://orcid.org/0000-0002-1004-8249. Acesso em: 05 set. 2022.

FRASER, Nancy. O velho está morrendo e o novo não pode nascer. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.

FRASER, Nancy. Struggle over Needs:outline of a socialist feminist critical theory of late capitalism political culture. Minneapolis: University of Minesota Press, 1989.

FRASER, Nancy. Repensar el ámbito público: una contribuición a la crítica de la democracia realmente existente. In: Debate feminista, marzo de 1993.

FRASER, Nancy. Justiça interrompida: reflexões sobre a condição “pós-socialista”. São Paulo: Boitempo, 2022.

FRASER, Nancy; HONNETH, Axel.Redistribution or recognition?A political-philosophical exchange. New York: Verso Books, 2003.

PIROLI, Diana. Justiça e reconhecimento: uma interpretação das bases sociais do autorrespeito de John Rawls a partir do debate redistribuição e reconhecimento. Tese de doutorado. Florianópolis: UFSC. 2021.

SANTOS, Barbara Cristina Soares. Paridade de participação e emancipação em Nancy Fraser: reconhecimento e justiça a partir do feminismo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020.

SOUZA, Luiz Gustavo da Cunha. Reconhecimento, redistribuição e as limitações da teoria crítica contemporânea.Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp. 2013.

UZUN, Julia Rany Campos. Roteiros do sagrado: conhecendo as religiões ao redor do mundo. Joinville: Clube de Autores, 2021.

Downloads

Publicado

15/12/2022

Como citar

PRESTUPA, P. P. Da efetivação da paridade de participação como requisito para uma esfera pública igualitária. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 60–74, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p60-74. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6169. Acesso em: 28 abr. 2024.