O lugar da desinformação na cognição social ou como lidar com propriedades da cognição que abrem espaço para a falseabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p377-394

Palavras-chave:

Cognição. Desinformação. Filosofia. Linguagem.

Resumo

Segundo o neurocientista Miguel Nicolelis (2020), responsável por exoesqueletos movidos a partir de comandos mentais, os processos de desinformação fazem parte da cognição social. A delegação do processamento de conteúdos mentais a outras cognições ou redes cognitivas consideradas mecanismos confiáveis de produção de crença e a atração da espécie humana por informações simbólicas, que só existem entre cérebros com linguagem, são compulsões intrínsecas ao sistema informacional complexo que nos origina e, por suas teleodinâmicas, sempre oferecem brechas para articulações informacionais incoerentes e até mesmo prejudiciais. Frente a tal constatação, interessa-nos focar na elaboração de narrativas que, por conhecerem a origem cognitiva da desinformação, melhor possam interromper e rearranjar tais processos de falsificação. Há interesse em investir nessa compreensão pois, por sua cientificidade e atualidade, ela pode alavancar esforços no combate à desinformação, dar subsídios para a desarticulação de mecanismos tidos como confiáveis e evidenciar características da cognição enquanto processo social que inclui a divisão de tarefas cognitivas e a corresponsabilidade. É objetivo desta pesquisa analisar as citadas compulsões e embasar intervenções compromissadas com interesse social. A filosofia da informação como nos apresentam Floridi (2011) e Deacon (2012), oferece um panorama teórico afinado aos objetivos visados. Nesse viés, indivíduos são subsistemas especializados na modelagem linguística (racional, semiótica) de conteúdos mentais, originados na percepção e na aprendizagem, a fim de torná-los acessíveis e úteis ao sistema a que pertencemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DAMÁSIO, António. A estranha ordem das coisas. Lisboa: Círculo de Leitores, 2017.

DEACON, Terrence. The symbolic species. The co-evolution of language and the Brain. NY/London: W.W. Norton & Company, 1997.

DEACON, Terrence. Incomplete nature how mind emerged from matter. NY/London: W.W. Norton & Company, 2012.

FLORIDI, Luciano. The philosophy of information. Oxford: Oxford, 2011.

FLORIDI, Luciano. The ethics of information. Oxford: Oxford, 2013.

NICOLELIS, Miguel. O verdadeiro criador de tudo. São Paulo: Planeta, 2020.

Downloads

Publicado

15/12/2022

Como citar

FIGUEIREDO, S. M. R. O lugar da desinformação na cognição social ou como lidar com propriedades da cognição que abrem espaço para a falseabilidade. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 377–394, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p377-394. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6184. Acesso em: 28 abr. 2024.