Aspectos éticos sobre o acesso à informação e a dinâmica do compartilhamento da desinformação nas campanhas eleitorais na internet

Autores

  • Stella Schwanz Dias de Assis Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES https://orcid.org/0000-0002-2207-2086
  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade federal do Espirito Santos - UFES

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p395-415

Palavras-chave:

Acesso à informação. Campanhas eleitorais e Internet. Ética e desinformação.

Resumo

A temática propaganda eleitoral na internet traz consigo uma extensa gama de questionamentos. Enquanto, por um lado, proporciona uma maior aproximação do eleitor com as informações sobre o processo político, por outro, potencializa a disseminação de notícias falsas, responsáveis, em grande parte, por manipular a intenção de votos de uma nação. Essa problemática vai além da discussão sobre desinformação, não é apenas sobre notícias falsas versus verdadeiras. Com o objetivo de analisar a relação entre o acesso à informação e os aspectos éticos da informação, a presente pesquisa, exploratória e qualitativa, tem como foco a constituição de um estudo bibliográfico que vai se consolidando em torno das campanhas eleitorais no meio digital. Trata-se de refletir criticamente sobre as formas de legitimação da desinformação capazes de influenciar a sociedade, em uma realidade em que uma mentira contada várias vezes pode tornar-se uma verdade para quem a escuta, e é neste ponto que se enxerga um risco real ao processo democrático.

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Publicado

15/12/2022

Como citar

ASSIS, S. S. D. de; GERLIN, M. N. M. Aspectos éticos sobre o acesso à informação e a dinâmica do compartilhamento da desinformação nas campanhas eleitorais na internet. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 395–415, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p395-415. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6185. Acesso em: 27 abr. 2024.