A teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p440-462

Palavras-chave:

Habermas. Administração. Filosofia.

Resumo

Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações.  A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de discurso como agir comunicativo orientado para o entendimento, e elabora uma ética do discurso e uma política deliberativa. A entrada da obra de Habermas na Administração antecede a sua guinada linguística, e deve ser destacado o uso da sua tese "Mudança estrutural da esfera pública". Neste artigo quer-se destacar as relações estabelecidas entre a filosofia da linguagem e a Administração, tanto em acordos teóricos quanto práticos. Entre os aspectos teóricos destaca-se os estudos teóricos do conhecimento, incluindo a epistemologia. Entre os aspectos práticos estão as questões da filosofia prática, a ética e a política. Quer-se assim apresentar o potencial da filosofia de Habermas para pesquisa e trabalho na Administração de Organizações.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 8 out. 2022.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, J. Teoria de la accion comunicativa, tomo 1: Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987. 517p.

HABERMAS, J. Teoria de la accion comunicativa, tomo 2: Critica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1987. 618p.

LIMA, C.R.M. (org.). Administração discursiva. Rio de Janeiro: Salute, 2019. (Habermas, discurso e organizações, v. 1). 146 p.

LIMA, C.R.M. (org.). Saúde e Discurso. Rio de Janeiro: Salute, 2019. (Habermas, discurso e organizações, v. 2). 172 p.

SANTOS, C.M.C.; PIMENTA, C.M.; NOBRE, M.R.C.. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 15, n. 3, p. 508–511, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script= sci_arttext&pid=S0104-11692007000300023&lng=en&tlng=en. Acesso em: 16 mai. 2022.

Downloads

Publicado

15/12/2022

Como Citar

A teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 440–462, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p440-462. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6191. Acesso em: 21 nov. 2024.