A teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p440-462

Palavras-chave:

Habermas. Administração. Filosofia.

Resumo

Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações.  A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de discurso como agir comunicativo orientado para o entendimento, e elabora uma ética do discurso e uma política deliberativa. A entrada da obra de Habermas na Administração antecede a sua guinada linguística, e deve ser destacado o uso da sua tese "Mudança estrutural da esfera pública". Neste artigo quer-se destacar as relações estabelecidas entre a filosofia da linguagem e a Administração, tanto em acordos teóricos quanto práticos. Entre os aspectos teóricos destaca-se os estudos teóricos do conhecimento, incluindo a epistemologia. Entre os aspectos práticos estão as questões da filosofia prática, a ética e a política. Quer-se assim apresentar o potencial da filosofia de Habermas para pesquisa e trabalho na Administração de Organizações.

 

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Referências

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Publicado

15/12/2022

Como citar

LIMA , C. R. M. de; LIMA, J. R. T.; CARVALHO, L. dos S.; SANCHES NETO, A. P.; TITONELLI, A. A teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 440–462, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p440-462. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6191. Acesso em: 28 abr. 2024.