O valor da desinformação no contexto do capital informação

Autores

  • André Januário da Silva IBICT
  • Valéria Cristina Lopes Wilke Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v9n2.p51-69

Palavras-chave:

Desinformação

Resumo

O fenômeno da desinformação tem tomado centralidade no debate público nos últimos tempos. As discussões e ações de combate a conteúdos desinformativos têm sido impulsionadas pelos mais diversos setores da sociedade, motivadas, sobretudo, pela massificação da produção, circulação e consumo de fake news. Entretanto, a desinformação não se restringe apenas ao ambiente da circulação de notícias falsas por pseudo mídias jornalísticas, nem tampouco se caracteriza como um fenômeno novo. É possível remontar outros contextos históricos onde o viés desinformativo tem sido utilizado como política de Estado, estratégia de guerra e produção de consenso em torno de verdades anunciadas. Nesse sentido, o que torna a desinformação um problema tão urgente e atual? Buscando responder essa questão nossa proposta parte de uma discussão teórico-analítica ancorada em uma perspectiva marxiana de economia política. Para tanto, iremos operar com duas noções que consideramos essenciais para elucidar essa questão, sendo elas: a lógica do Capital Informação e a noção de valor no ambiente de uma economia política das plataformas sócio-digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BATESON, G. Steps to an ecology of mind: collected essays in anthropology, psychiatry, evolution and epistemology. Northvale, London: Jason Aronson Inc, 1987.

CAPURRO, R. What is information science for? A philosophical reflection. In: VAKKARI P.; CRONIN, B. (ed). Conceptions of library and information science; historical, empiricaland theoretical perspectives. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE CELEBRATION OF THE 20TH ANNIVERSARY OF DEPARTMENT OF INFORMATION STUDIES, UNIVERSITY OF TAMPERE, FINLAND. 1991. Proceedings... London, Los Angeles: Taylor Graham, 1992.p. 82-96.

CARVALHO, P. R. Conexão informacional entre campanhas eleitorais: análise de estratégias e postagens no Facebook. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2020.

DANTAS, M. A lógica do capital informação. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

DANTAS, M. Capitalismo na era das redes: Trabalho, informação e valor no ciclo da comunicação produtiva. In: LASTRES. H. M. M.; ALBAGLI, S. (org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DANTAS, M. The Financial Logic of Internet Platforms: the Turnover Time of Money at the Limit of Zero, Triple C, v. 17, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.triplec.at/index.php/tripleC/article/view/1088. Acesso em: 05 mar. 2022.

DANTAS, M. Trabalho material sígnico e mais-valia 2.0 nas condições do capital-informação. In: SIERRA CABALLERO, Francisco (Coord.). Capitalismo cognitivo y Economia Social del Conocimiento – La lucha por el Código, Quito (ECU): CIESPAL, 2016. Disponível em: httpp://marcosdantas.com.br/conteudos/2018/08/11/trabalho-material-signico-e-mais-valia-2-0-pp-58-112-do-livro/. Acesso em 08. Abr. 2022.

DÉBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n.2, p. 37-42, maio/ago. 2000. Disponível em: revista.ibict.br/clinf/article/view/885 Acesso em: 08 abr. 2022.

FALLIS. D. What is disinformation? Library Trends. v. 63, n. 3, p. 401-426, 2015. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/89818/63.3.fallis.pdf. Acesso em: 03 jan. 2022.

JEANNERET, Y. Analisar as ‘redes sociais’ como dispositivos infocomunicacionais: uma problemática. In: TOMAÉL, M. I; MARTELETO, R. M. (orgs). Informação e Redes Sociais: interfaces de teorias, métodos e objetos. Londrina: Eduel, 2015, p. 11-31.

MELLO, P. C. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Cia das Letras, 2020.

SHANNON, C.; WEAVER W. Teoria matemática da comunicação. São Paulo: Difel, 1975.

WILKE, V. C. l. No tempo das fake news e da pós-verdade: política, democracia e literacia midiática. In: CONGRESSO LITERACIA, MEDIA E CIDADANIA, 5., 2019. Rio de Janeiro, RJ. Anais eletrônicos. [...] Rio de Janeiro, RJ, Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFRJ. p. 381-398, 2019. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/3250/3144. Acesso em: 04 abr. 2022.

Downloads

Publicado

08/03/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O valor da desinformação no contexto do capital informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 51–69, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v9n2.p51-69. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6274. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)