O valor da desinformação no contexto do capital informação
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2023v9n2.p51-69Palavras-chave:
DesinformaçãoResumo
O fenômeno da desinformação tem tomado centralidade no debate público nos últimos tempos. As discussões e ações de combate a conteúdos desinformativos têm sido impulsionadas pelos mais diversos setores da sociedade, motivadas, sobretudo, pela massificação da produção, circulação e consumo de fake news. Entretanto, a desinformação não se restringe apenas ao ambiente da circulação de notícias falsas por pseudo mídias jornalísticas, nem tampouco se caracteriza como um fenômeno novo. É possível remontar outros contextos históricos onde o viés desinformativo tem sido utilizado como política de Estado, estratégia de guerra e produção de consenso em torno de verdades anunciadas. Nesse sentido, o que torna a desinformação um problema tão urgente e atual? Buscando responder essa questão nossa proposta parte de uma discussão teórico-analítica ancorada em uma perspectiva marxiana de economia política. Para tanto, iremos operar com duas noções que consideramos essenciais para elucidar essa questão, sendo elas: a lógica do Capital Informação e a noção de valor no ambiente de uma economia política das plataformas sócio-digitais.
Downloads
Referências
BATESON, G. Steps to an ecology of mind: collected essays in anthropology, psychiatry, evolution and epistemology. Northvale, London: Jason Aronson Inc, 1987.
CAPURRO, R. What is information science for? A philosophical reflection. In: VAKKARI P.; CRONIN, B. (ed). Conceptions of library and information science; historical, empiricaland theoretical perspectives. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE CELEBRATION OF THE 20TH ANNIVERSARY OF DEPARTMENT OF INFORMATION STUDIES, UNIVERSITY OF TAMPERE, FINLAND. 1991. Proceedings... London, Los Angeles: Taylor Graham, 1992.p. 82-96.
CARVALHO, P. R. Conexão informacional entre campanhas eleitorais: análise de estratégias e postagens no Facebook. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2020.
DANTAS, M. A lógica do capital informação. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
DANTAS, M. Capitalismo na era das redes: Trabalho, informação e valor no ciclo da comunicação produtiva. In: LASTRES. H. M. M.; ALBAGLI, S. (org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
DANTAS, M. The Financial Logic of Internet Platforms: the Turnover Time of Money at the Limit of Zero, Triple C, v. 17, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.triplec.at/index.php/tripleC/article/view/1088. Acesso em: 05 mar. 2022.
DANTAS, M. Trabalho material sígnico e mais-valia 2.0 nas condições do capital-informação. In: SIERRA CABALLERO, Francisco (Coord.). Capitalismo cognitivo y Economia Social del Conocimiento – La lucha por el Código, Quito (ECU): CIESPAL, 2016. Disponível em: httpp://marcosdantas.com.br/conteudos/2018/08/11/trabalho-material-signico-e-mais-valia-2-0-pp-58-112-do-livro/. Acesso em 08. Abr. 2022.
DÉBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n.2, p. 37-42, maio/ago. 2000. Disponível em: revista.ibict.br/clinf/article/view/885 Acesso em: 08 abr. 2022.
FALLIS. D. What is disinformation? Library Trends. v. 63, n. 3, p. 401-426, 2015. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/89818/63.3.fallis.pdf. Acesso em: 03 jan. 2022.
JEANNERET, Y. Analisar as ‘redes sociais’ como dispositivos infocomunicacionais: uma problemática. In: TOMAÉL, M. I; MARTELETO, R. M. (orgs). Informação e Redes Sociais: interfaces de teorias, métodos e objetos. Londrina: Eduel, 2015, p. 11-31.
MELLO, P. C. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Cia das Letras, 2020.
SHANNON, C.; WEAVER W. Teoria matemática da comunicação. São Paulo: Difel, 1975.
WILKE, V. C. l. No tempo das fake news e da pós-verdade: política, democracia e literacia midiática. In: CONGRESSO LITERACIA, MEDIA E CIDADANIA, 5., 2019. Rio de Janeiro, RJ. Anais eletrônicos. [...] Rio de Janeiro, RJ, Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFRJ. p. 381-398, 2019. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/3250/3144. Acesso em: 04 abr. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.