Serão as Fake News informações?

uma Análise a Partir dos Planos Teóricos da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10n1.p21-43

Palavras-chave:

Fake news, Teoria da Informação, Contexto Informacional

Resumo

O contexto informativo está ameaçado pela ampla difusão e acesso de fake news – conteúdos falsos, que utilizam de características de notícias provenientes do jornalismo, para que os indivíduos que as recebam, acreditem que possuem cunho verídico, levando o leitor ao erro, devido sua má intencionalidade. Diante disso surge a questão: em que medida poderia uma fake news ser considerada informativa? Expõe-se neste artigo, planos da informação, que concentram algumas das principais teorias da informação. O artigo realizou uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O levantamento bibliográfico teve como foco os temas fake news e a teoria da informação e ocorreu na Scientific Electronic Library Online – SciELO, em artigos de revistas disponíveis em acesso aberto. Ressalta-se que a discussão sobre o potencial informativo das fake news ainda é controversa e deve ser continuada por pesquisadores da Ciência da Informação, dada a relevância do tema para a sociedade em termos sociais, políticos e econômicos.

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Biografia do Autor

  • Valdirene Aparecida Pascoal, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Filosofia, na Linha de Filosofia da Informação, da Cognição e da Consciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018-2021) . Possui graduação em Licenciatura Plena (2017) e Bacharelado (2018) em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora colaborada no Projeto de Extensão Ciclo de Leituras e Debates da Obra de Charles S. Peirce da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Tem interesse nas áreas de pesquisa em Informação, Semiótica e Tecnologias Informacionais de Comunicação, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Informação, Ética Informacional e Ciência da Informação. 

  • Janaína Fernandes Guimarães Polonini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Licenciada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

  • Carla Conforto de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista. Foi bolsista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (2020-2021). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Biblioteconomia (2018-2021), que desenvolve inúmeros projetos interdisciplinares e multidisciplinares nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, no que abrange a graduação da Ciência da Informação. Participa do Grupo de Pesquisa Fundamentos Teóricos da Informação (FTI), coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Cândido de Almeida e do Grupo de Pesquisa Estudos Métricos, coordenado pela profa. Dra. Ely Francina Tannuri de Oliveira. Pesquisa a área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, desinformação e fake news.

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30/08/2023

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Artigos

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Serão as Fake News informações? uma Análise a Partir dos Planos Teóricos da Informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 21–43, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10n1.p21-43. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6338. Acesso em: 12 nov. 2024.