Da questão técnica à ação comunicativa

contributos teóricos para a mediação da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10n1.p6-20

Palavras-chave:

Ação Comunicativa, Razão técnica, Mediação da Informação, Biblioteconomia

Resumo

Discute a ação comunicativa como meio para reconstruir o entendimento da mediação da informação em relação à discussão da ideologia da técnica. Como método, apresenta uma pesquisa qualitativa baseada em uma pesquisa bibliográfica.  A mediação da informação é entendida como um fenômeno emancipatório, analisado da base técnica ao saber-fazer, com uma perspectiva crítica da teoria da ação comunicativa. O estudo confirmou elementos para uma compreensão dialógica entre a técnica e a ação comunicativa, o que pode permitir uma orientação com base em pretensões de validade argumentativa para mediação de tarefas práticas. Considerar a crítica dos instrumentos da ideologia da técnica, para que os usuários não sejam condicionados a normas ou regras, sem uma representação da realidade social, onde as ideias estão dissociadas dos processos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jetur Lima de Castro, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCI-UNESP). Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. 

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista

 Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, DF, v.2, n.1, p.89-103, jan./dez. 2009.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Profissional bibliotecário: um pacto com o excludente. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus Editora, 2004. p. 70-86.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F.; BORTOLIN, S. Mediação da Informação e da Leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21, 2007, Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo?. Prisma.com, Porto (Portugal), n. 4, p. 4-37, 2007.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitataiva: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREITAG, B.; ROUANET, S. P. Habermas. São Paulo: Ática, 1993.

GONZÁLEZ DE GOMEZ, M. N. Regime de informação: construção de um conceito. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 22, n. 3, 2012.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, J. La lógica de lascienciassociales. Madrid: Tecnos, 1990.

HABERMAS, J. Passado como Futuro. Trad. Flávío Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

HABERMAS, J. Direito e democracia: entre facticidade e validade I. Trad. FlávíoBeno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HABERMAS, J. Direito e democracia: entre facticidade e validade II. Trad. FlávíoBeno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HABERMAS, J. O Discurso filosófico da modernidade. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1999.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa II: Crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1999.

KLEIN, N. “Why being a librarian is a radical choice”. Dissident Voice, Santa Rosa (CA), July, 15th, 2003. Disponível em: http://dissidentvoice.org/Articles7/Klein_Librarian.htm Acesso em: 25 jan. 2023.

LEITE, R. A. O. Novos paradigmas para a socialização da informação e a difusão do conhecimento científico: perspectivas da interação entre a organização dos sistemas e a complexidade da informação. Informare: Cadernos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 57-69, 1996.

MILANESI, L. A. Biblioteca. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MOYA, F. P. Bibliotecología y estúdios culturales: elementos teóricos que posibilitan su vinculación. Bibliotecas. Anales de Investigación, Havana, v. 7, 2011.

POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. In: PIMENTA, Carlos (Coord.). Interdisciplinaridade, humanismo, universidade. Porto: Campo das Letras, 2004.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p .41-62, jan./jun.1996.

SILVA. L. E. F. da. Ciência como técnica ou técnica como ciência: nas trilhas da Arquivologia e seu status de cientificidade. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

STIELTJES, C. Jurgen Habermas: a desconstrução de uma teoria. São Paulo: Germinal, 2001.

Downloads

Publicado

30/08/2023

Como citar

CASTRO, J. L. de; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Da questão técnica à ação comunicativa: contributos teóricos para a mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 6–20, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10n1.p6-20. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6387. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos