A Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10n1.p165-180

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Teoria da Complexidade, Interdisciplinaridade

Resumo

Para o profissional da informação, é necessário compreender como seus objetos de estudo se interligam, pois esta interligação é parte essencial na construção diária do saber científico. Além disso, é também a base para que estes conhecimentos possam ser aplicados na prática profissional. A interdisciplinaridade é a essência dessa questão, pois permite a união de diversas áreas do saber para que se consiga entender os fatos ocorridos. A Teoria da Complexidade também vem de encontro a essa necessidade de inter-relação entre os objetos, pois prega o estudo dos fenômenos respeitando suas complexidades. Portanto, este estudo visa promover a compreensão da Teoria da Complexidade inserida na prática profissional de bibliotecários e arquivistas, por meio da análise de artigos publicados no âmbito das revistas da área de ciência da informação, disponibilizados pela plataforma BRAPCI nos anos de 2012 a 2022. Pode-se observar que diversos parâmetros da Teoria da Complexidade estão inseridos naturalmente na rotina do profissional da informação, dependendo apenas que se compreenda a que eles se referem.

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Biografia do Autor

  • Laís Lupim Santos Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Mestranda no PPGCI/UFES. Bacharel em Biblioteconomia (UFES). Especialista em Biblioteconomia (FAVENI). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9839-5543.

  • Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad de Salamanca (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Professor da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formaçao docente, bibliotecário escolar, educaçao e comunicaçao, formação profissional e ensino virtual.

  • Lucileide Andrade de Lima do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB). Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPS/UFES). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente junto ao Departamento de Biblioteconomia da UFES e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES (PPGCI/UFES). 

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Publicado

30/08/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 165–180, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10n1.p165-180. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6513. Acesso em: 12 nov. 2024.