A racionalidade comunicativa como pressuposto na formação continuada de gestores de educação especial
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p212-227Palavras-chave:
Formação Continuada, Racionalidade Comunicativa, Pesquisa-ação, EducaçãoResumo
O trabalho tem como objetivo geral evidenciar a formação continuada de profissionais da educação a partir das contribuições dos pressupostos habermasianos no tocante à racionalidade comunicativa. Advoga-se acerca da necessidade de pensar novas formas de realizar ações formativas com os profissionais da educação, que os tomem como autores da sua própria prática e sujeitos ativos de conhecimento, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica e da ação comunicativa de Habermas. Constitui-se como um recorte de um trabalho de conclusão de curso, que teve como foco analisar a trajetória de um grupo de estudo-reflexão com gestores de educação especial no estado do Espírito Santo. Toma Jürgen Habermas como referencial teórico-epistemológico, a partir da Teoria da Ação Comunicativa e dos conceitos de racionalidade comunicativa e instrumental. Como metodologia de pesquisa tem a análise documental dos documentos relativos ao grupo de estudo-reflexão, tais como relatórios e transcrições. Os dados evidenciam a mudança de postura, concepções e práticas dos profissionais envolvidos ao longo dos anos. Os gestores puderam construir ações formativas tanto para os profissionais da educação que atuam nas suas redes de ensino, quanto para si mesmos, de modo coletivo e colaborativo.
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