Espaços discursivos como possibilidade de formação humana e inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p278-295

Palavras-chave:

Espaço discursivo, Jurgen Habermas, Formação humana

Resumo

Os Espaços Discursivos, fundamentados nos conceitos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, possibilita por vias democráticas, debates sobre formação, gestão e inclusão escolar no âmbito das Redes de colaboração estabelecidas entre a universidade, as redes de ensino municipais, estadual e com Instituições de Ensino Superior de países lusófonos; pela via do projeto de pesquisa e extensão. Busca-se compreender o Espaço discursivo como espaço de participação entre sujeitos que mediante o discurso, apresentam argumentos para elaboração de consensos e fortalecimento do entendimento mútuo, no sentido de captar os movimentos vivenciados por pesquisadores e participantes de processos de pesquisa realizados pela via da pesquisa-ação ou investigação-ação; e ainda fomentar a elaboração de espaços formativos colaborativos na defesa da formação humana na perspectiva da inclusão. Optamos por empregar a pesquisa-ação colaborativo-crítica de cunho qualitativo, para entender como os Espaços Discursivos vêm se configurando no contexto do grupo de pesquisa. Nesse processo inicial de pesquisa, tomamos os argumentos dos participantes nos momentos de constituição da compreensão sobre Espaços Discursivos, nos planejamentos e realização deles. Participaram duas redes municipais de ensino, sendo envolvidos gestores (municipais), estudantes e professores (graduação e pós-graduação), sendo tematizadas a formação, as políticas públicas, a gestão e a pesquisa-ação. É urgente o desafio de aprofundarmos sobre esses processos e é um enorme desafio instaurar a cultura da sustentabilidade da vida, ou seja, promover uma releitura de mundo onde a vida em todas suas relações e contradições seja centralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Nazareth, PPGE/UFES

Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/UFES/Alegre-ES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é integrante: do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES); da pesquisa "Formação e prática de profissionais da educação em diferentes contextos: perspectivas para inclusão de pessoas com deficiência"; e do projeto de extensão "Formação Continuada de Profissionais no Estado do Espírito Santo: Processos Constituídos Pela Gestão em Educação Especial

Mariangela, PPGE/UFES

Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Educação/Departamento de Educação, Política e Sociedade (UFES/DEPS), atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Graduada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Realizou estudos de Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. É líder do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES - CNPq/UFES) e membro do Grupo Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas (EEFPP/CNPq). É membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) do Centro de Educação/UFES. Membro da diretoria da Associação em Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa - ESTREIADIÁLOGOS. Membro associada da Colaborative Action Research Network (CARN). Membro da Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial - Rede Fineesp (2019-2020). Membro do Conselho Editorial da Revista Educação Especial em Debate, Revista da Rede Estreiadiálogos e da Editora Pedro & João. Foi Coordenadora Geral do VI Seminário Nacional de Educação Especial / XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva (2020) e do III Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa - Estreiadiálogos (2021). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar com ênfase em: Formação Continuada de Professores e Gestores, Prática Pedagógica e Pesquisa-ação. Leciona nas áreas: Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar, Pesquisa Educacional/Pesquisa-ação, Formação e Prática Docente. Autora de vários artigos, dentre suas principais obras: "Diálogos sobre Práticas Inclusivas"; "Formação e Gestão em Educação Especial: a pesquisa-ação em foco" e "Diálogos sobre Pesquisa-ação: concepções e perspectivas".

Gabriela Melo Santana de Almeida, CCHN/UFES

Estudante de Ciências Sociais. Bolsista de Iniciação Científica. UFES

Referências

ALMEIDA, M. L. de. Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisa- ação em processos de inclusão escolar: entre o agir comunicativo e o agir estratégico. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Tradução J. A. Bravo. Barcelona: Martínez Roca, 1988.

CARR, W. Critical Action Research Today. Estreiadiálogos: Revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, n. 1, p. 14-26, jul. 2019.

CARVALHO, D. S. A construção de um currículo de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: contribuições da teoria do agir comunicativo. 2018. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores) - Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, 2018.

FRANCO, M. A. S; LISITA, V. M. S S. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In: PIMENTA, S. G; FRANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 41-70.

FRANÇA, B. R. B; ALMEIDA, M. L. de; GAMA, Alexsandra Polini de Jesus da. A formação continuada na perspectiva inclusiva: mapeamento da produção de um grupo de pesquisa. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 4, n. 4, p. 464-477, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/snee/article/view/40652. Acesso em: 15 jun. 2023.

JESUS, D. M. de; VIEIRA, A. B.; EFFGEN, A. P. S. Pesquisa-ação colaborativocrítica: em busca de uma epistemologia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 771-788, jul./set. 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 04 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362014000300008

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Trad. Milton. Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. 398p.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Taurus, 1987.

HABERMAS, J..Teoria do Agir Comunicativo: Racionalidade da ação e racionalidade social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo. WMF Martins Fontes, 2012.

HABERMAS. Notas programáticas para a fundamentação de uma ética do discurso. In: Consciência Moral e Agir Comunicativo. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1989, pp.61-141.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Tradução Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

RAMOS, S.D.H.P; LOBINO, M.G.F; HERNANDEZ-PILOTO, S.S.F. Educação Ambiental Como Ato Responsável: Ensaio Sobre Formação Continuada do Ecoeducador. In: SALES, R.E.S; SALES, R. S. Educação ambiental e cidadania: pesquisa e práticas contemporâneas - volume 1. São Paulo: Editora Científico Digital, 2021, p. 217-235. DOI: https://doi.org/10.37885/201202638

SILVA, N. V. da. A gestão de educação especial e a formação continuada de rede municipal de ensino Marataízes/ES: a pesquisa-ação em foco. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores) – Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, 2019.

ŽIŽEK, S. A amazonia está em chamas – e daí?. Blog da Boitempo. São Paulo. 04/09/2019. Disponível em:https://blogdaboitempo.com.br/2019/09/04/zizek-a-amazonia-esta-em-chamas- -e-dai/. Acesso em 19 de dezembro de 2020.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como citar

HERNANDEZ-PILOTO, S. S. de F.; DA SILVA, N. V.; DE ALMEIDA, M. L.; DE ALMEIDA, G. M. S. Espaços discursivos como possibilidade de formação humana e inclusão. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 278–295, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p278-295. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6773. Acesso em: 28 abr. 2024.