Espaços discursivos como possibilidade de formação humana e inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p278-295

Palavras-chave:

Espaço discursivo, Jurgen Habermas, Formação humana

Resumo

Os Espaços Discursivos, fundamentados nos conceitos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, possibilita por vias democráticas, debates sobre formação, gestão e inclusão escolar no âmbito das Redes de colaboração estabelecidas entre a universidade, as redes de ensino municipais, estadual e com Instituições de Ensino Superior de países lusófonos; pela via do projeto de pesquisa e extensão. Busca-se compreender o Espaço discursivo como espaço de participação entre sujeitos que mediante o discurso, apresentam argumentos para elaboração de consensos e fortalecimento do entendimento mútuo, no sentido de captar os movimentos vivenciados por pesquisadores e participantes de processos de pesquisa realizados pela via da pesquisa-ação ou investigação-ação; e ainda fomentar a elaboração de espaços formativos colaborativos na defesa da formação humana na perspectiva da inclusão. Optamos por empregar a pesquisa-ação colaborativo-crítica de cunho qualitativo, para entender como os Espaços Discursivos vêm se configurando no contexto do grupo de pesquisa. Nesse processo inicial de pesquisa, tomamos os argumentos dos participantes nos momentos de constituição da compreensão sobre Espaços Discursivos, nos planejamentos e realização deles. Participaram duas redes municipais de ensino, sendo envolvidos gestores (municipais), estudantes e professores (graduação e pós-graduação), sendo tematizadas a formação, as políticas públicas, a gestão e a pesquisa-ação. É urgente o desafio de aprofundarmos sobre esses processos e é um enorme desafio instaurar a cultura da sustentabilidade da vida, ou seja, promover uma releitura de mundo onde a vida em todas suas relações e contradições seja centralidade.

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Biografia do Autor

  • Nazareth, PPGE/UFES

    Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/UFES/Alegre-ES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é integrante: do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES); da pesquisa "Formação e prática de profissionais da educação em diferentes contextos: perspectivas para inclusão de pessoas com deficiência"; e do projeto de extensão "Formação Continuada de Profissionais no Estado do Espírito Santo: Processos Constituídos Pela Gestão em Educação Especial

  • Mariangela, PPGE/UFES

    Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Educação/Departamento de Educação, Política e Sociedade (UFES/DEPS), atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Graduada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Realizou estudos de Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. É líder do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES - CNPq/UFES) e membro do Grupo Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas (EEFPP/CNPq). É membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) do Centro de Educação/UFES. Membro da diretoria da Associação em Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa - ESTREIADIÁLOGOS. Membro associada da Colaborative Action Research Network (CARN). Membro da Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial - Rede Fineesp (2019-2020). Membro do Conselho Editorial da Revista Educação Especial em Debate, Revista da Rede Estreiadiálogos e da Editora Pedro & João. Foi Coordenadora Geral do VI Seminário Nacional de Educação Especial / XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva (2020) e do III Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa - Estreiadiálogos (2021). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar com ênfase em: Formação Continuada de Professores e Gestores, Prática Pedagógica e Pesquisa-ação. Leciona nas áreas: Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar, Pesquisa Educacional/Pesquisa-ação, Formação e Prática Docente. Autora de vários artigos, dentre suas principais obras: "Diálogos sobre Práticas Inclusivas"; "Formação e Gestão em Educação Especial: a pesquisa-ação em foco" e "Diálogos sobre Pesquisa-ação: concepções e perspectivas".

  • Gabriela Melo Santana de Almeida, CCHN/UFES

    Estudante de Ciências Sociais. Bolsista de Iniciação Científica. UFES

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

Espaços discursivos como possibilidade de formação humana e inclusão. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 278–295, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p278-295. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6773. Acesso em: 4 nov. 2024.