Um novo ágora informacional
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p449-458Palavras-chave:
Internet, Democracia da informação, Cidadania, Acesso à informaçãoResumo
Partindo do confronto entre as reflexões presentes em um texto publicado em meados dos anos 1990 e as de hoje, discute-se aspectos da democracia da informação. No texto anterior, a base das análises é a concepção de democracia na Grécia antiga, em que a ideia de cidadão excluía muitos dos segmentos da sociedade. Hoje, apesar das mudanças e transformações sociais, o acesso à informação ainda está reservada para grupos exclusivos e restritos que podem fazer uso de ferramentas tecnológicas mais atualizadas. O fosso entre os que possuem e os que não possuem informações continua o mesmo. O texto está estruturado e desenvolvido em pontos discutidos mais aprofundadamente ou apenas indicados para que sejam focos de preocupação e interesses posteriormente. Conclui-se que pouco ou nada se alterou entre as conclusões do texto primeiro e a situação de agora.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Ágora informacional. Revista Cubana de Información em Ciencias de la Salud, Habana, v.9, n.4, out./dez. 1998.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Ágora informacional. São Paulo: APB, 1999. (Ensaios APB, 67)
HAN, Byung Chul. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis: Vozes, 2022.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1994. 390p.
RAMONET, Ignacio. A colonização do ciberespaço. Diplô: cadernos. São Paulo, n.1, p.38-41, 2007.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.