Reconsiderações habermasianas para o conceito de ética da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p356-370Palavras-chave:
BNCC, ÉTICA, Jürgen HabermasResumo
Na história educacional, em particular nos PCNS (1997), a ética adquire o status de tema transversal para uma educação básica de qualidade, quando são inseridos os conceitos de justiça, dialogo, afetos e emoções, reciprocidade, diálogo e racionalidade enquanto conteúdos comuns para as práticas pedagógicas e para os conhecimentos específicos das disciplinas. Na BNCC, a referência exata a esse conceito se faz nas competências gerais 6, 7, 9 e 10, como também, na menção do termo formação que está presente na introdução dos tópicos que propõe bases para o pensar educativo das ciências humanas e sociais. Desta forma, a intenção é propor, pela filosofia de Jürgen Habermas, uma nova abordagem conceitual sobre ética presente na BNCC. A pesquisa se constitui por uma análise bibliográfica e interpretativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das obras de Jürgen Habermas e de artigos referentes à educação e agir comunicativo. Logo, no campo educacional, o conceito de ética, na BNCC, pode ter uma estruturação com indicações racionais e comunicativas, conteúdos possibilitados pelo filosofar brasileiro, e mobilização de conhecimentos a partir de princípios e lógicas de ordem geográfica e simbólica. Esta ordem tem como base procedimentos, conceitos e entendimentos intersubjetivos, dimensões que são conduzidas através de aprendizagens construídas pelo discurso, tanto em sua forma multidimensional como concordante entre os atores sociais.
Downloads
Referências
AISTRAN, Richard Salas. Ética intercultural: (re) leituras do pensamento latino-americano. Tradução e revisão de Dilnéia Tavares do Coutro e Jovino Pizzi. 2º ed. São Leopoldo: Oikos, 2021.
ARAÚJO, Fábio Rodrigo Fernandes.; CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Pobreza e universalidade: diálogos entre Milton Santos e Jürgen Habermas para uma geoética. In: COLÓQUIO HABERMAS, 17., 2021, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: Salute, 2021. p. 61-80. Disponível em: <https://coloquiohabermas.files.wordpress.com/2021/11/coloquio-habermas-2021.pdf>. Acesso em: 27 de set. 2023.
BANNWART JÚNIOR, Clodomiro José. Estruturas normativas da teoria da evolução social de Habermas. 2008. 275f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, UNICAMP, Campinas, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Aprendizagem dos princípios geoéticos universais, competência comunicativa e estágios de desenvolvimento moral. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n.20, p.498-519, 2020. Disponível em: < https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/792. Acesso em: 28 de set.2023.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Educação geográfica do agir comunicativo: Geografia escolar do mundo da vida. Curitiba: Appris, 2022.
HABERMAS, Jürgen. A ética da discussão e a questão da verdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade vol 01. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1997b.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade vol 02. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1997c.
HABERMAS, Jürgen. Na esteira da tecnocracia: pequenos escritos políticos XII. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. Tradução de Rúrion Melo. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafisico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Edições 70, 1997a.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo vol 01: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução de Paulo Astor Soether. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012a.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo vol 02: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução de Flavio Beno Siebeneichler. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012b.
HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2004.
HERMANN, Nadja. Ética e corpo: a relação silenciada. Educação e Pesquisa, v. 46, p.01-15, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/KBzPHNQP8rRb5GDghRQMKjP/>.Acesso em: 25 de set.2023.
HERMANN, Nadja. O enlace entre corpo, ética e estética. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 01-16, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/c3Z3pVfgTsGT5BrC3jF3nJS/abstract/?lang=pt>. Acesso em 13 de set.2023.
MEDEIROS, José Washington de Moraes.; BRENNAND, Edna Gusmão de Góes. A utopia como atributo da educação emancipatória. Revista de Educação Pública, v.30, p. 01-20, 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7777>. Acesso em 24 de set.2023.
PIZZI, Jovino. Ética e éticas aplicadas. Filosofia Unisinos, v. 05, n. 09, p. 179-197, 2004. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/6555>. Acesso em 20 de set. 2023.
PIZZI, Jovino. Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial. Revista de Educação Pública, v. 27, n.65/2, p. 657-673, 2018. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6888>. Acesso em: 10 de set. 2023
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.