O conceito de violência numa perspectiva decolonial e o modelo discursivo de democracia

The concept of violence from a decolonial perspective and the discursive model of democracy

Autores

  • Charles Feldhaus Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p143-156

Palavras-chave:

feminismo; discursivo; decolonial; violência; civilizatório..

Resumo

Este estudo pretende reconstruir alguns traços gerais da concepção de feminismo decolonial de Françoise Vergès na obra Feminismo decolonial e na obra Uma teoria feminista da violência buscando enfatizar de que maneira a teoria discursiva de Jurgen Habermas em sua obra Facticidade e validade enfrenta a questão das demandas sociais por igualdade entre homens e mulheres ao tratar da dialética entre igualdade de direito e igualdade fato no mercado de trabalho. Vergès sustenta que é necessário um tipo de reconstrução da história do feminismo em que o protagonismo das mulheres racializadas seja levado em consideração e que se preste atenção à maneira como o feminismo decolonial  e o que ela chama de feminismo civilizatório conceituam a emancipação da mulher. Embora seja importante reconhecer que a inclusão das mulheres racializadas na arena pública ou na esfera pública possa ser ainda insuficiente como uma estratégia para garantir a igualdade das mulheres, a invisibilização das mulheres racializadas pode até mesmo distorcer o ponto do debate da emancipação feminina e Vergès analisa alguns casos para ilustrar seu ponto de vista, como o que se costuma chamar de a polêmica do biquíni na França. Além disso, o próprio conceito de violência numa perspectiva diferenciada do termo, que inclui não apenas a agressão física, mas também a distribuição desigual de tarefas (atividades relacionadas com a manutenção do capital e atividades executivas de empresas) entre mulheres racializadas e mulheres brancas, a distribuição entre as pessoas que podem ser mortas de maneira arbitrária e as que não podem, todos estes aspectos podem ser considerados como um avanço importante na discussão das questões relacionadas com a igualdade na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tith; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99 %. Um manifesto. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2019.

BECK, Koa. Feminismo branco. Das sufragistas às influenciadoras e quem elas deixam para trás. Tradução de Bruna Barros. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2021.

SHAW, W. K. “Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics and Violence against Women of Color”. In: Stanford Law Review, v. 43, 1991, p. 1241-99. DOI: https://doi.org/10.2307/1229039

FELDHAUS, Charles. Esfera pública e interseccionalidade em Habermas. Dissertatio. Revista de Filosofia, Volume Suplementar 13 - Dossiê Teoria crítica novada e patologias sociais, Pelotas, 2023, pp. 152-166. DOI: https://doi.org/10.15210/dissertatio.vi.24903

FRASER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate. Uma conversa na teoria crítica. Tradução de Nathalie Bressiani. São Paulo: Boitempo, 2020.

HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública. Investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora da Unesp. 2014.

HABERMAS, Jurgen. Facticidade e validade. Contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. Tradução de Felipe Gonçalves Silva e Rùrion Melo. São Paulo: Editora da Unesp, 2020.

HABERMAS, Jurgen. Uma nova mudança estrutural da esfera pública e a política deliberativa. Tradução de Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora da Unesp, 2023.

NOBLE, Umoja Safiya. Algoritmos da opressão. Como o google fomenta e lucra com o racismo. Tradução de Felipe Damorim. Santo André-SP: Rua do Sabão, 2021.

VÈRGES, Françoise. Um feminismo decolonial. Tradução de Jamille Pinheiro e Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

VÈRGES, Françoise. Uma teoria feminista da violência. Tradução de Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como citar

FELDHAUS, C. O conceito de violência numa perspectiva decolonial e o modelo discursivo de democracia: The concept of violence from a decolonial perspective and the discursive model of democracy. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 143–156, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p143-156. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6787. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>