A biblioteca escolar
ato pedagógico por meio de uma vivência empática em uma perspectiva antropológica e fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-6962Palavras-chave:
biblioteca escolar; empatia; educação; Fenomenologia; Antropologia Filosófica.Resumo
Este estudo tem como tema a biblioteca escolar, vista como um espaço pedagógico que promove a vivência empática, analisado em uma perspectiva antropológica e fenomenológica. A justificativa se baseia na dimensão pedagógica e antropológica da biblioteca escolar, que tem a pessoa humana como centro de seus processos e possibilita a reflexão sobre a experiência no mundo social e cultural, bem como a manifestação da intersubjetividade humana. O objetivo geral foi compreender a empatia como ato pedagógico vivenciado na biblioteca escolar, a partir de um viés fenomenológico, e considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Antropologia Filosófica. A pesquisa foi de natureza teórica, bibliográfica, exploratória e descritiva e se delimitou no conceito de empatia na Antropologia Filosófica e na BNCC, com a finalidade de problematizar e investigar se a vivência empática pode contribuir para o ato pedagógico na práxis cotidiana da biblioteca escolar. Os resultados apontaram que a biblioteca escolar, ao aplicar a vivência empática em sua dimensão pedagógica mediadora, revela a sua concepção antropológica e se constitui como um lugar privilegiado para o ato educativo empático, a pedagogia humanizadora, o diálogo, a reflexão sobre o outro, a promoção do respeito e dos direitos, a formação cidadã, o acolhimento à diversidade social e cultural, a abertura para a subjetividade e as relações intersubjetivas humanas.
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