O papel da cinemateca pernambucana na salvaguarda do patrimônio audiovisual

um estudo sob a ótica da preservação e do acesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-7008

Palavras-chave:

preservação audiovisual, cinema pernambucano, Cinemateca Pernambucana, multimeio

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em demarcar as contribuições da Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco na preservação e no acesso de acervos audiovisuais, a fim de compreender como a instituição desenvolve métodos e técnicas para salvaguardar e difundir o patrimônio audiovisual pernambucano, desenvolvido a partir dos Ciclos de cinema presente na história da produção audiovisual no estado. Acerca dos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa com fins exploratórios e meios bibliográficos. Como técnica de coleta de dados utilizou-se do método de entrevista semiestruturada com os funcionários da Cinemateca Pernambucana e as análises dos dados foram por meio da análise pragmática da linguagem. Como resultado, verifica-se que a Cinemateca, no âmbito da preservação, desenvolve estratégias como arquivamento no servidor, geração de cópia de segurança e backup em fitas LTO, a fim de garantir a existência, a longo prazo, dos filmes pernambucanos. Quanto ao acesso, a instituição mantém como foco o desenvolvimento e a formação de público, por meio da prática educativa, além da difusão cinematográfica por meio do seu portal oficial. Conclui-se que a Cinemateca Pernambucana é um equipamento cultural, memorial e educativo essencial, tanto no apoio à cadeia produtiva audiovisual, quanto na preservação digital dos documentos audiovisuais representativos do cinema pernambucano e na sua difusão, proporcionando o desenvolvimento da cultura cinematográfica no estado.

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Biografia do Autor

  • Ronaldo da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

    Bibliotecário formado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019-2024). Foi bolsista no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da UFPE (LABC) e Estagiário de Biblioteconomia na Biblioteca Desembargador Agenor Ferreira de Lima do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Possui experiência em adaptação de materiais informacionais para formatos acessíveis, catalogação de normas internas jurídicas e digitalização de atas partidárias. Possui interesse nas áreas de acessibilidade, objetos digitais acessíveis, Documento Audiovisual, Preservação audiovisual, Patrimônio audiovisual e Cinematecas. 

  • Daniela Eugênia Moura de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

    Bibliotecária formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutoranda e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI-UFPE). Recebeu o prêmio de melhor TCC em Biblioteconomia da Região Nordeste pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). A sua pesquisa de mestrado foi aprovada como a melhor dissertação pela Comissão de Avaliação do PPGCI-UFPE, e indicada para concorrer ao prêmio de melhor dissertação pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB), edição 2023. Pesquisadora na área da Memória da Informação Científica e Tecnológica. Possui experiência nas áreas: Biblioteconomia dos Livros Raros, Patrimônio Cultural, Memória Coletiva, Bibliotecas Universitárias, Desenvolvimento de Coleções, Patrimônio Documental, Tráfico Ilícito de Bens Culturais e Normalização Documentária. Seu foco atual de pesquisa é o estudo dos Sistemas e Redes Memoriais. Foi bolsista na Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife no setor de Coleções Especiais e Obras Raras (2016-2018), estagiária na Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 5 Região (2018-2020) e da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (2013-2014). Atualmente, é Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da UFPE e presta serviços de consultoria e normalização de trabalhos acadêmicos.

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Publicado

21/06/2024

Como Citar

O papel da cinemateca pernambucana na salvaguarda do patrimônio audiovisual: um estudo sob a ótica da preservação e do acesso. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-7008, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v10n2e-7008. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7008.. Acesso em: 3 jul. 2024.