A fotodocumentação na Ciência da Informação
uma investigação sobre a produção científica periódica nacional
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-7044Palavras-chave:
registro fotográfico, periódico científico, artigo científico, documentação fotográfica, Ciência da InformaçãoResumo
Devido ao cenário atual em que vive a sociedade, cada dia mais voltada para os recursos informacionais imagéticos, esse estudo propõe a investigação da produção periódica científica brasileira sobre a fotodocumentação na Ciência a Informação. Desse modo, o objetivo principal desse trabalho é identificar e analisar os artigos científicos publicados nos periódicos nacionais no período 2017-2020 (Qualis Periódicos CAPES vigente) sobre a fotodocumentação na Ciência da Informação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, bem como emprega o levantamento bibliográfico na fonte de informação BRAPCI para coleta de dados e utiliza a análise temática como instrumento de análise dos dados. Por meio das buscas realizadas, recuperou-se os artigos científicos publicados de acordo com os critérios elencados na metodologia. Assim como, a partir da análise temática realizada, permitiu-se o mapeamento das abordagens envolvidas nos estudos sobre a fotodocumentação na Ciência da Informação e os seus desdobramentos. Portanto, com essa identificação e análise do cenário da produção periódica brasileira sobre a fotodocumentação na Ciência da Informação, a partir de uma fonte de informação especializada, espera-se contribuir com as discussões específicas dessa área e da ciência como um todo.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A. C. Os caminhos do documento fotográfico e suas representações. Baleia na rede: revista online do grupo de pesquisa e estudos em cinema e literatura, vol. 1, n. 5, ano V, nov. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1808-8473.2008.v1n5.1436. Acesso em: 25 mar. 2024.
ARAÚJO, A. S. A fotodocumentação como área transversal de estudo do contexto do ciclo da informação: uma análise em teses brasileiras. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
BRAUN, V. ; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 12 abr. 2024.
FREITAS NETO, J. A. Fotografia e memórias: o que queremos registrar. Jornal da UNICAMP, Campinas, SP, 28 fev. 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/jose-alves-de-freitas-neto/fotografia-e-memorias-o-que-queremos-registrar. Acesso em: 20 mar. 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LE COADIC, Yves-François. Ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LIRA, B. C. O passo a passo do trabalho científico. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.Editora Vozes, 2014.
LOPEZ, A. P. A. As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos. 2020. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: metodologia de pesquisa social (qualitativa) em saúde. 14.ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 2014.
PINKER, S. Language, Cognition and Human Nature: selected articles. New York, NY: Oxford University Press, 2013. 378 p.
SÁNCHEZ VIGIL, J. M. Imaginando: uso y aplicación de la fotografía en los procesos de aprendizaje. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jhonei Batista de Souza Braga, André Porto Ancona Lopez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.