Paradigma cognitivo da ciência da informação e a construção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7130

Palavras-chave:

Paradigmas da Informação, Paradigma Cognitivo, Rafael Capurro, Gestão do Conhecimento, Ciência da Informação

Resumo

A partir do referencial teórico de Rafael Capurro relacionado ao campo científico da Ciência da Informação, em que enfoca três paradigmas epistemológicos, o físico, o cognitivo e o social, cujas características são distintas, mas ao mesmo tempo possuem intersecções e complementariedades. O presente estudo tem como objetivo entender o complexo fenômeno da informação e os conceitos atribuídos no âmbito da Ciência da Informação, mais especificamente no que tange ao paradigma cognitivo, visando compreender a importância do usuário como sujeito cognoscente dos processos informacionais. Pretende-se discutir a partir do viés cognitivo, a relevância e a contribuição desta abordagem para o campo da Ciência da Informação. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica da literatura especializada do campo da Ciência da Informação, por meio da seleção e análise de artigos científicos. Observou-se que o conceito de informação adquire peculiaridades de acordo com o enfoque utilizado. No que tange ao usuário verificou-se que este passa a ser visto como um sujeito cognoscente ativo no decurso do processo de busca e uso da informação para a execução de atividades ou para a solução de problemas. Conclui-se que a informação na perspectiva do sujeito cognoscente deve considerar a relevância das condicionantes sociais inerentes a informação e seu contexto, ou seja, a interação do usuário com o ambiente social e/ou organizacional na qual está inserido.

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Biografia do Autor

  • Gysele Rogo, UNESP

    Doutoranda em Ciência da Informação - Unesp Marilia/SP
    Mestre em Ciência da Informação – UEL Londrina /PR
    Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação
    Programa de Formação de Coordenadores de Dinâmica de Grupo-SBDG - POA
    Pós – Graduada em Gerenciamento de RH eMktInterno Centro de EstudosSuperiores de Londrina – UNIFIL – Londrina /PR
    Graduada em Psicologia em Centro de Estudos Superiores de Londrina UNIFIL – Londrina/PR
    Atuação Profissional: Diretora da GRH Consultoria & Treinamento; Docente graduação e pós-graduação latu sensu; Palestrante e treinamentos in company

  • Marta Valentim, UNESP

    Professor Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Professor Associado em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1995. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na Unesp, campus de Marília. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura da informação desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para geração de diferenciais competitivos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Unesp, gestão 2017-2021. Organizadora de diversos livros na área de Ciência da Informação. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Vice-presidente da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da América Latina e Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Coordenadora do Grupo de Trabalho 'Gestão da Informação e Conhecimento nas Organizações' (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Presidente da Associação de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

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Publicado

14/08/2024

Como Citar

Paradigma cognitivo da ciência da informação e a construção de conhecimento. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7130, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11n1e-7130. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7130. Acesso em: 13 nov. 2024.