Paradigma cognitivo da ciência da informação e a construção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7130

Palavras-chave:

Paradigmas da Informação, Paradigma Cognitivo, Rafael Capurro, Gestão do Conhecimento, Ciência da Informação

Resumo

A partir do referencial teórico de Rafael Capurro relacionado ao campo científico da Ciência da Informação, em que enfoca três paradigmas epistemológicos, o físico, o cognitivo e o social, cujas características são distintas, mas ao mesmo tempo possuem intersecções e complementariedades. O presente estudo tem como objetivo entender o complexo fenômeno da informação e os conceitos atribuídos no âmbito da Ciência da Informação, mais especificamente no que tange ao paradigma cognitivo, visando compreender a importância do usuário como sujeito cognoscente dos processos informacionais. Pretende-se discutir a partir do viés cognitivo, a relevância e a contribuição desta abordagem para o campo da Ciência da Informação. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica da literatura especializada do campo da Ciência da Informação, por meio da seleção e análise de artigos científicos. Observou-se que o conceito de informação adquire peculiaridades de acordo com o enfoque utilizado. No que tange ao usuário verificou-se que este passa a ser visto como um sujeito cognoscente ativo no decurso do processo de busca e uso da informação para a execução de atividades ou para a solução de problemas. Conclui-se que a informação na perspectiva do sujeito cognoscente deve considerar a relevância das condicionantes sociais inerentes a informação e seu contexto, ou seja, a interação do usuário com o ambiente social e/ou organizacional na qual está inserido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gysele Rogo, UNESP

    Doutoranda em Ciência da Informação - Unesp Marilia/SP
    Mestre em Ciência da Informação – UEL Londrina /PR
    Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação
    Programa de Formação de Coordenadores de Dinâmica de Grupo-SBDG - POA
    Pós – Graduada em Gerenciamento de RH eMktInterno Centro de EstudosSuperiores de Londrina – UNIFIL – Londrina /PR
    Graduada em Psicologia em Centro de Estudos Superiores de Londrina UNIFIL – Londrina/PR
    Atuação Profissional: Diretora da GRH Consultoria & Treinamento; Docente graduação e pós-graduação latu sensu; Palestrante e treinamentos in company

  • Marta Valentim, UNESP

    Professor Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Professor Associado em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1995. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na Unesp, campus de Marília. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura da informação desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para geração de diferenciais competitivos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Unesp, gestão 2017-2021. Organizadora de diversos livros na área de Ciência da Informação. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Vice-presidente da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da América Latina e Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Coordenadora do Grupo de Trabalho 'Gestão da Informação e Conhecimento nas Organizações' (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Presidente da Associação de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Referências

ALMEIDA, Daniela Pereira dos Reis de; ANTONIO, Deise Maria; BOCCATO, Vera Regina Casari; GONÇALVES, Maria Carolina; RAMALHO, Rogério Aparecido Sá. Paradigmas contemporâneos da ciência da informação: a recuperação da informação como ponto focal. Revista Eletrônica Informação e Cognição, Marília (SP), v. 6, n. 1, p. 16¬27, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1807-8281.2007.v6n1.745. Acesso em: 12 jan. 2024.

APEL, Karl-Otto. Transformation der Philosophie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1976. v. 1: Sprachanalytik, Semiotik und Hermeneutik.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Ciência da Informação como ciência social. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 21-27, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19020.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 145159, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/9896/7372. Acesso em: 12 jan. 2024.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Abordagem interacionista de estudos de usuários da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 2¬32, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3856/3403. Acesso em: 12 jan. 2024.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Dos estudos de usuários da informação aos estudos em práticas informacionais e cultura: uma trajetória de pesquisa. Informação em Pauta, Fortaleza-CE, v. 4, n. Especial, p. 121–135, 2019. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41209. Acesso em: 17 mar. 2024.

BELKIN, Nicholas J.; ODDY, Robert N.; BROOKS, Helen M. Ask for information retrieval: part I. Background and theory. Journal of Documentation, London, v. 38, n. 2, p. 61-71, 1982. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/eb026722/full/pdf?title=ask-for-information-retrieval-part-i-background-and-theory. Acesso em: 12 jan. 2024.

BELKIN, Nicholas. J. Cognitive models and information transfer. Social Science Information Studies, [s.l], v. 4 , n. 2-3, p. 111-129, 1984. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0143-6236(84)90070-X. Acesso em: 12 jan. 2024.

BUCKLAND, Michael K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science, New York, v. 42, n. 5, p. 351-360, Jun. 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199106)42:5<351::AID-ASI5>3.0.CO;2-3. Acesso em: 12 jan. 2024.

BROOKES, Bertran C. The foundations of information science. Part I. Philosophical aspects. Journal of Information Science, [s.l], v. 2, p. 125-133, 1980.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 5., 2003, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos [...] Belo Horizonte: PPGCI; ANCIB, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 12 jan. 2024.

CAPURRO, Rafael. Epistemología y Ciencia de la Información. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, La Habana, v. 21, n. 2, ene. 2010. Disponível em: https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/rt/printerFriendly/88/24. Acesso em: 12 jan. 2024.

CAPURRO, Rafael. Epistemology and Information Science. Stockholm: Royal Institute of Technology Library, 1985. Report TRITA-LIB-6023. Disponível em: http://www.capurro.de/trita.htm. Acesso em: 12 jan. 2024.

CAPURRO, Rafael; HJØRLAND, Birger. The concept of information. In: ANNUAL REVIEW OF INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY (ARIST), Medford, NJ: Information Today, v. 37, p. 343-411, 2003. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/toc/15508382/2003/37/1. Acesso em: 15 jun. 2024.

DERVIN, Brenda; FOREMAN-WERNET, Loui; LAUTERBACH, Eric (eds.). Sense-making methodology reader: Selected writings of Brenda Dervin Cresskill. New Jersey: Hampton, 2003. 400p.

DERVIN, Brenda. An overview of sense¬making research: concepts, methods and results to date. In: ANNUAL MEETING OF THE INTERNACIONAL COMMUNICATION ASSOCIATION, 1983. Proceedings [...]. Dallas, Texas, 1983. p. 3-9.

DERVIN, Brenda; NILAN, Michael. Information needs and uses. In: ANNUAL REVIEW OF INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY, Medford, NJ: Information Today, v. 21, p. 3-33, 1986. Disponível em: http://www2.hawaii.edu/~donnab/lis670/dervin_nilan.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

DERVIN, Brenda. Sensemaking theory and practice: an overview of user interests in knowledge seeking and use. Journal of Knowledge Management, [s.l], v. 2, ed. 2, p. 36-46, 1998. Disponível em: 10.1108/13673279810249369. Acesso em: 01 ago. 2024.

ELLIS, David. A behavioural approach to information retrieval system design. Journal of Documentation, London, v. 45, n. 3, p. 171-212, sep.1989.

HJØRLAND, Birger. Epistemology and the sócio-cognitive perspective in Information Science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 53, n. 4, p. 257-270, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.10042. Acesso em: 01 ago. 2024.

HJØRLAND, Birger; ALBRECHTSEN, Hanne. Toward a new horizon in Information Science: domain-analysis. Journal of the American Society for Information Science, [s.l.], v. 46, n. 6, p. 400-425, Jul. 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199507)46:6<400::AID-ASI2>3.0.CO;2-Y. Acesso em: 01 ago. 2024.

HJORLAND, Birger. Library and Information Science: Practice, Theory, and Philosophical Basis. Information Processing & Management, [s.l.], v. 36, n. 3, 501-531, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0306-4573(99)00038-2. Acesso em: 01 ago. 2024.

INGWERSEN, Peter. Cognitive perspectives of information retrieval interaction: Elements of a cognitive IR theory. Journal of Documentation, London, v. 52, n. 1, p.3-50, 1996. Disponível em: https://peteringwersen.info/publications/2190_jod-96-s003-s050-withpics-3.pdf. Acesso em: 12 jan. 2024.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Abordagem cognitiva e sociocognitiva da leitura documentária na formação inicial do indexador: análise da perspectiva individual em contexto sociocultural. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 7., Marília. Anais Eletrônico […] Marília: PPGCI; ANCIB, 2006. Disponível em https://cip.brapci.inf.br//download/176003. Acesso em: 12 jan. 2024.

FROHMANN, Bernd. The power of images: a discourse analysis of the cognitive viewpoint. Journal of Documentation, London, v. 48, n. 4, p. 365-386, 1992.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica e Ciências Sociais. Hermenêutica Cultural, [s.l.], v. 2 n. 4, p. 307-316, 1975. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/019145377500200402. Acesso em: 01 ago. 2024.

HABERMAS, Jurgen. Theorie des kommunikativen Handelns. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1981. v. 2: Zur Kritik der funktionalistischen Vernunft.

HEIDEGGER, Martin. Ontologia: Hermenêutica da facticidade. Trad. Renato Kirchner. Petrópolis: Vozes, 2013.

KUHLTHAU, Carol C. Inside de Search Process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, Washington, DC, v. 42, n. 5, p. 361-371, 1991.

MAIMONE, Giovana Deliberati; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Cognição humana e os paradigmas da Ciência da Informação. Revista Eletrônica Informação e Cognição, Marília (SP), v. 6, n. 1, p. 55-67, 2007. Disponível em : https://doi.org/10.36311/1807-8281.2007.v6n1.748. Acesso em: 12 jan. 2024.

PALETTA, Francisco Carlos; PELISSARO, Bárbara. Estudo de usuários e modelos de busca da informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas (SP), v. 13, n. 1, p. 120-137, jan/abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i1.1584. Acesso em: 12 jan. 2024.

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A Ciência da Informação em sua aproximação com as Ciências Cognitivas. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 79-94, jan./jun. 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/62/22. Acesso em: 12 jan. 2024.

SHANNON, Claude E.; WAEVER, Warren. A teoria matemática da comunicação. Tradução de Orlando Agueda. São Paulo: DIFEL, 1975.

VAKKARI, Pertti. Task-Based Information Searching. In: ANNUAL REVIEW OF INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY (ARIST), Medford, NJ: Information Today, v. 37, p. 413-464, 2003. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/toc/15508382/2003/37/1. Acesso em: 15 jun. 2024.

Downloads

Publicado

14/08/2024

Como Citar

Paradigma cognitivo da ciência da informação e a construção de conhecimento. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7130, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11n1e-7130. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7130. Acesso em: 21 nov. 2024.