Teoria da complexidade e decolonialidade
contribuições possíveis para a ciência da informação?
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7131Palavras-chave:
Teoria da Complexidade, Decolonialidade, Ciência da Informação, Colonialidade, EpistemologiaResumo
Este estudo aborda a Teoria da Complexidade e o conceito de decolonialidade como instrumentos cognitivos para orientar direcionamentos epistêmicos no campo da Ciência da Informação. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e exploratória para delinear os dados teóricos apresentados. Os resultados alcançados revelam uma análise crítica dos preceitos eurocêntricos do conhecimento científico, utilizando o pensamento complexo e a decolonialidade como foco analítico da colonialidade. Identifica-se que o conhecimento científico é estruturado pelos aspectos de colonialidade, patriarcado e capitalismo, os quais desdobram-se no desenvolvimento do racismo e do sexismo epistêmico. Conclui-se que tanto a teoria da complexidade quanto a decolonialidade podem ampliar o espectro epistemológico da Ciência da Informação e, consequentemente, de seu objeto de estudo, a informação.
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