Descortinando a interdisciplinaridade do espectro kitsch à luz da Gestalt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7267

Palavras-chave:

Kitsch, Gestalt, Epistemologia, Ciência da Informação, Interdisciplinaridade

Resumo

A Interdisciplinaridade é uma orientação epistêmica e constituída de muitas dimensões e os protocolos de aplicação, mas algumas vezes banalizada quando envolvida pelo Kitsch, uma força fugaz e acrítica que atravessa a ciência, e que incide sobre à Interdisciplinaridade a configurando como um brecholê, uma junção sem reflexão e critérios. A vista disso, como ocorre a percepção da Interdisciplinaridade através da perspectiva Kitsch? O objetivo versou em descortinar através da Gestalt a Interdisciplinaridade do fenômeno Kitsch. A Gestalt foca os estudos da ‘percepção’, ela procura intensificar o fato de que a compreensão do todo é o processo preliminar de compreensão da realidade para, posteriormente possamos compreender os fragmentos. É uma pesquisa qualitativa, pois versa em ações subjetivas sobre a Interdisciplinaridade e a Hermenêutica como método através dos círculos de investigação para compressão exploratória que permite explorar novos fenômeno poucos conhecidos e construir hipóteses. Alguns dos resultados preliminares desta pesquisa na forma de hipótese infere que há uma ligação em evolução entre o Kitsch e a Interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Rodrigues de Santana, UFPB

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Psicologia (UFPB) e Biblioteconomia (Uniasselvi), é graduando em Arquivologia e Museologia (Uniasselvi), especialista em 'Ensino e Interdisciplinaridade' (Uniasselvi) e especialista em Arquivologia (Faculdade Domínios). É líder do Grupo de Estudos em  Interdisciplinaridades e Epistemologias  (GintEpis) e  integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais (NEPIE-RE/GEINCOS-CCSA/UFPB) e realiza pesquisa na área de Epistemologia.

  • Lília Mara Menezes, UERN

    Mestra em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é pós-graduada em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2011) e graduada em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), atualmente é professora na educação básica e tutora do curso Letras-Língua Portuguesa na UERN/UAB.

  • Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, UEAP

    Docente da  Universidade do Estado do Amapá (UEAP),  Doutora em Educação (ULBRA/RS, 2024). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA/BH/2013). Graduada em Psicologia (UNINCOR/MG/2009), Pedagogia (FBN/AM/2023) e Ciências Sociais (ÚNICA, 2024). Formação Complementar em Pedagogia (FCE/2022). Especialista em áreas interdisciplinares (Psicologia, Gestão, Direitos Humanos, Educação Especial, outros). Membro do Grupo de Pesquisa "Cultura e Educação" (CAPES/ULBRA, 2020). 

  • Eliane Epifane Martins, IEEP

    Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como docente no Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) e bibliotecária na Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém/PA (CODEM). Realiza pesquisas na área da Ciência da Informação, memória e patrimônio cultural.

  • Kelly Christiane Silva de Souza Souza, INEP

    Possui Doutorado em Estudos da Criança, Especialidade Sociologia da Infância pela Universidade do Minho- UMINHO-PT(2020)/Doutorado em Educação e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2022). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Especialização em Psicopedagogia- UFAM (1999), Especialização em Neuropsicopedagogia- FAMEESP(2020). Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - FAMEESP (2024). Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1997). É Professora do Curso de Pedagogia na área de infância da Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008). Possui 36 anos de experiência na educação, sendo destes,12 anos na educação básica e 24 anos na educação superior. Na educação superior atua na área de gestão desde 2005, possuindo amplo conhecimento na área de Legislação da Educação Superior. Atua ainda como Avaliadora Institucional ad hoc do INEP/MEC.

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Publicado

04/12/2024

Como Citar

SANTANA, Sérgio Rodrigues de; MENEZES, Lília Mara; CRUZ, Annebelle Pena Lima Magalhães; MARTINS, Eliane Epifane; SOUZA, Kelly Christiane Silva de Souza. Descortinando a interdisciplinaridade do espectro kitsch à luz da Gestalt. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7267, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11n1e-7267. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7267. Acesso em: 11 mar. 2025.