O amplo, o restrito e o sem lugar
sentidos de Organização do Conhecimento em A Ordem do Discurso, de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v11n2e-7404Palavras-chave:
Organização do Conhecimento. Foucault. Discurso. Saber. Epistemologia.Resumo
A proposta deste artigo é destacar de um texto de caráter programático no interior da obra de Michel Foucault – “A Ordem do Discurso”, sua aula inaugural no Collège de France – o que pode ser útil para pensar a Organização do Conhecimento. Apoiando-se na separação, instruída por Birger Hjørland, entre os sentidos amplo (voltado ao esquadrinhamento da real e à estrutura de produção e circulação do saber) e restrito (ligado a métodos de classificação, recuperação e sintetização do saber) de Organização do Conhecimento, analisamos como os procedimentos de controle do discurso examinados por Foucault abrangem as práticas pelas quais se organiza o conhecimento; não só, apontam para que precede, condiciona e se mantém no lado externo à área. Trata-se de um estudo exploratório, com base em revisão bibliográfica. Conclui-se, a partir dos insumos extraídos por meio dessa leitura, que podem ser encontradas em Foucault formas críticas de entender a Organização do Conhecimento nos dois sentidos. Buscamos, ademais, estimular pesquisas que usem recursos do filósofo nessa direção.
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