Dados Governamentais Brasileiros

uma análise Epistemológica sobre a disponibilização de informações

Autores

  • Moniky Coelho Universidade Federal do Espirito Santo
  • Maira Cristina Grigoleto Universidade Federal do Espirito Santo
  • Meri Nadia Marques Gerlin (In Memorian) Universidade Federal do Espirito Santo https://orcid.org/0000-0003-4292-2559

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7566

Palavras-chave:

Dados Governamentais, Transparência Pública, Ciencia da Informação no Brasil, Políticas públicas

Resumo

Este estudo investiga como as bases epistemológicas da Ciência da Informação contribuem para esclarecer as dinâmicas de poder, saber e controle na produção, na organização e no acesso à informação pública no Brasil. Ao analisar as políticas, legislações e práticas de  disponibilização de dados, o estudo buscou não apenas entender mas, também, problematizar como essas dinâmicas influenciam o acesso à informação, a participação cidadã e a construção de um conhecimento crítico sobre a realidade social. O objetivo principal foi compreender o papel dos dados governamentais na sociedade contemporânea, investigando como a Ciência da Informação pode contribuir para melhorar a transparência na disponibilização desses dados no Brasil. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa com abordagem bibliográfica e documental, fazendo uso de análise de conteúdo dos materiais recuperados. Os resultados destacam lacunas nas leis de transparência, resistências organizacionais à divulgação de informações e desafios tecnológicos na gestão de dados, enfatizando a necessidade de políticas públicas eficazes e uma cultura de dados abertos. A interseção entre a legislação de transparência de dados e a base epistemológica da Ciência da Informação no  Brasil destaca a importância de garantir acesso público claro e acessível às informações  governamentais. 

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Biografia do Autor

  • Moniky Coelho, Universidade Federal do Espirito Santo

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (2023) e graduada em Comércio Exterior pela Faculdade Novo Milênio (2003). Membro do Grupo de Pesquisa Competência leitora e Competência em Informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação (2024) e da Rede de Estudos das Competências (REC) da UFES (2023). Concursada na Petrobras desde 2014, atualmente como Gerente Setorial na área de contratação Regional.

  • Maira Cristina Grigoleto, Universidade Federal do Espirito Santo

    Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Licenciada em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atua como docente na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na Graduação em Arquivologia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Bolonha. 

  • Meri Nadia Marques Gerlin (In Memorian), Universidade Federal do Espirito Santo

    Profa Associada do Departamento de Biblioteconomia (DEBib) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Pós-Doutora em Ciência da Informação (PPGCIN UFRGS), Doutora em Ciência da Informação (PPGCINF UNB), Mestre em Educação (PPGE UFES) e Bacharel em Biblioteconomia (DEBib UFES). Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) - BPC-PQ 2024. Líder do Grupo de Pesquisa Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação (Certificado pelo CNPq) e Coordenadora da Rede de Estudos das Competências (REC UFES) registrada pelo Projeto de Extensão Informa-Ação e Cultura (Proex UFES). Pesquisadora da REDE BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã (gerida pela UnB e registrada na Plataforma Brasil) e Coordenadora de Projetos de pesquisas registrados na Intranet SAPPG (PRPPG UFES) culminando na orientação de subprojetos de Iniciação Científica (PIIC UFES). 

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Publicado

01/07/2025