Bibliotecas universitárias e a comunicação em rede

o uso de tecnologias infocomunicacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7663

Palavras-chave:

biblioteca universitária, comunicação digital, mídias sociais, comunicação em rede, tecnologias infocomunicacionais

Resumo

Introdução: esta pesquisa aborda a comunicação digital e sua influência na sociedade contemporânea. Apresenta conceitos e características da ressignificação das bibliotecas universitárias no que se refere à comunicação na era da informação digital. Objetivo: identificar as mídias sociais nas quais as bibliotecas universitárias das instituições que obtiveram destaque na web, de acordo com o ranking Webometrics[1], edição de janeiro de 2024, estão utilizando para se comunicar e promover seus produtos e serviços de informação. Metodologia: A pesquisa é de natureza exploratória e possui abordagem qualitativa e quantitativa, tendo em vista que este tipo de abordagem visa quantificar dados coletados, bem como, identificar características, perfis e estruturas, respectivamente. Para analisar os dados coletados utilizou-se o método descritivo-compreensivo-interpretativo. Logo, o campo da pesquisa foi representado por dez bibliotecas universitárias das instituições da América Latina que obtiveram destaque na web, conforme o ranking Webometrics. Resultados: Constatou-se que as bibliotecas universitárias que fizeram parte do escopo da pesquisa têm utilizado as mídias sociais, a exemplo do Facebook, Instagram, YouTube e X para se comunicar com o público-alvo. Diante dessa constatação, interpreta-se que a utilização das mídias sociais por parte das bibliotecas universitárias constitui uma realidade. Acredita-se que as bibliotecas estão cientes da importância da presença digital no processo comunicativo com seus usuários. Conclusões: Logo, concluiu-se que o essencial para o sucesso do processo comunicativo digital entre a biblioteca e o usuário é estar se comunicando ativamente, de maneira que gere envolvimento com o público-alvo, por meio das plataformas de mídias sociais.

[1]  https://www.webometrics.info/en

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Biografia do Autor

  • Walqueline da Silva Araújo, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecária na UFPB.

  • Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro.

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Publicado

23/07/2025