Responsabilidade informacional na mídia digital
o conceito de responsabilidade informacional aplicado ao contexto das plataformas de mídia digital
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7685Palavras-chave:
mídia digital, ética da informação, desinformação, responsabilidade empresarial, responsabilidade informacionalResumo
A ascensão das plataformas de mídia digital tem transformado os modos como a informação é produzida, distribuída e consumida. Mais recentemente aspectos negativos dessas transformações, como a concentração econômica, a vigilância excessiva dos usuários, a manipulação de processos democráticos, o racismo algorítmico e a desinformação têm chamado a atenção. Tais problemas revelam a urgência de se discutir a responsabilidade dos agentes que mediam o acesso à informação nos ambientes digitais. Iniciativas de regulação estatal das plataformas têm encontrado resistência e podem ser insuficientes para resolver todas as questões. Esse trabalho tem o objetivo de discutir a noção de responsabilidade como uma alternativa para o enfrentamento desses problemas, propondo o conceito de responsabilidade informacional. A partir dessa definição a sociedade pode ter instrumentos para a avaliação e exigibilidade da responsabilidade das plataformas por seus efeitos negativos. O estudo de natureza teórica, realizado por meio de revisão narrativa de literatura, buscou formular um conceito para a responsabilidade informacional e aplicá-lo à análise e exploratória de problemas típicos dos ambientes digitais. Como resultado, a proposta abre caminho para novos estudos a respeito desses problemas e das práticas responsáveis que podem ser adotadas para mitigá-los.
Downloads
Referências
ALEXANDRINO, Thaynan Cavalcanti. Análise da relação entre os indicadores de desempenho sustentável (ESG) e desempenho economico-financeiro de empresas listadas na B3. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38600. Acesso em: 02 jul. 2025.
ANTONIK, Luis Roberto. Compliance, ética, responsabilidade social e empresarial: uma visão prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
ANTUNES, Luis Henrique. Capitalismo de vigilância, neoliberalismo e subjetividade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40827. Acesso em: 02 jul. 2025.
BATTESTIN, Cláudia; GHIGGI, Gomercindo. O princípio responsabilidade de Hans Jonas: um princípio ético para os novos tempos. Thaumazein: Revista Online de Filosofia, v. 3, n. 6, p. 69–85, 21 out. 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.
BIKHCHANDANI, Sushil; HIRSHLEIFER, David; WELCH, Ivo. A theory of fads, fashion, custom, and cultural change as informational cascades. Journal of Political Economy, v. 100, n. 5, p. 992–1026, 1992.
CARROLL, Archie B. Corporate social responsibility: evolution of a definitional construct. Business & Society, v. 38, n. 3, p. 268–295, 1 set. 1999.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu, 2022. E-book.
COSTA, Luciana Miranda; NÓBREGA, Lizete Barbosa da; MAIA, Carolina Toscano. Desinformação e plataformas: ações de combate adotadas pelo Twitter durante a pandemia da Covid-19. Em Questão, v. 28, n. 3, p. 116919–116919, 4 ago. 2022.
COUTINHO, Diego Araújo. O consumidor e modulação algorítmica de comportamento: a influência da inteligência artificial por meio de algoritmos no poder decisório do consumidor. Belo Horizonte: Dialética, 2021.
CRUZ, Augusto. Introdução ao ESG: meio ambiente, social e governança corporativa. São Paulo: Scortecci, 2022.
EMPOLI, Giuliano da. Engenheiros do caos. São Paulo: Vestígio, 2020.
ERHART, Szilárd. Take it with a pinch of salt - ESG rating of stocks and stock indices. International Review of Financial Analysis, v. 83, p. 102308, 1 out. 2022.
FLORIDI, Luciano. Information: a very short introduction. Nova Iorque: Oxford University Press, 2010.
GEHLBACH, Hunter; ROBINSON, Carly D.; FLETCHER, Angus. The illusion of information adequacy. PLoS One, v. 19, n. 10, p. e0310216, 9 out. 2024.
GUIMARÃES, José Augusto Chaves; MILANI, Suellen Oliveira; EVANGELISTA, Isadora Victorino. Valores éticos na organização e representação do conhecimento. Encontros Bibli, v. 20, n. esp. 1, p. 19–32, 12 jan. 2015.
HALBRITTER, Gerhard; DORFLEITNER, Gregor. The wages of social responsibility – where are they? A critical review of ESG investing. Review of Financial Economics, v. 26, n. 1, p. 25–35, 2015.
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2006.
JORGE FILHO, Edgard José. Sobre a crítica de Hans Jonas à moral de Kant e a fundamentação da ética jonasiana. Revista Portuguesa de Filosofia, v. 75, n. 1, p. 513–536, 27 abr. 2019.
JURKIEWICZ, Carole L. Big data, big concerns: ethics in the digital age. Public Integrity, v. 20, n. sup1, p. S46–S59, 18 jan. 2018.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Martins Claret, 2018.
LANIER, Jaron. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
MILL, John Stuart. Utilitarismo. Porto: Porto Editora, 2005.
MORAES, João Antonio de. O paradigma da complexidade e a ética informacional. Campinas: Unicamp, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2019.
MOROZOV, Evgeny. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
NEMER, David. Desinformação no contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19). AtoZ, v. 9, n. 2, p. 113–116, 2020.
NOBLE, Safiyja Umoja. Algoritmos da opressão: como o Google fomenta e lucra com o racismo. Santo André: Rua do Sabão, 2021.
NUNES, Amanda Maria de Almeida. Máquinas sociais e a desinformação em rede: o papel das entidades de software na formação de opinião na internet. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38549. Acesso em: 02 jul. 2025.
OLIVEIRA, Débora Ferreira de; MARQUES, Rodrigo Moreno. O ataque das plataformas digitais contra o Projeto de Lei das Fake News: uma análise sob as lentes do colonialismo digital e do colonialismo de dados. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 17, 29 set. 2024. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/693. Acesso em: 02 jul. 2025.
O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Santo André: Rua do Sabão, 2020.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PARKER, Lee D. Social and environmental accountability research: a view from the commentary box. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 18, n. 6, p. 842–860, 1 jan. 2005.
RIBEIRO, Maisa De Souza. A evolução dos conceitos de responsabilidade social. Anais do Congresso Brasileiro de Custos - ABC, 2002. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2610. Acesso em: 02 jul. 2025.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, p. v–vi, jun. 2007.
SAAD, Elizabeth. A comunicação das organizações diante de públicos, esfera pública e opinião pública: como as plataformas sociais digitais se encaixam nisso? Organicom, v. 17, n. 33, p. 39–48, 21 dez. 2020.
SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. 37. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
SANTINI, Rose Marie. O algoritmo do gosto volume 2: tenologias de controle, contágio e curadoria de si. Curitiba: Appris, 2020.
SARACEVIC, Tefko. The notion of relevance in information Science: everybody knows what relevance is. But, what is it really? San Rafael: Morgan & Claypool, 2017.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
SILVA, Tarcízio. Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais. São Paulo: Edições Sesc SP, 2022.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In: SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2018. p. 31–46.
SORKIN, Andrew Ross. Too big to fail: the Inside story of how Wall Street and Washington fought to save the financial system - and themselves. Nova Iorque, EUA: Viking Press, 2009.
SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataformas. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.
STAHL, Bernd Carsten. On the difference or equality of information, misinformation, and disinformation: a critical research perspective. Informing Science: The International Journal of an Emerging Transdiscipline, v. 9, p. 083–096, 2006.
TAY, Li Qian; HURLSTONE, Mark J.; KURZ, Tim; ECKER, Ullrich K. H. A comparison of prebunking and debunking interventions for implied versus explicit misinformation. British Journal of Psychology, v. 113, n. 3, p. 591–607, 2022.
TIFFANY, Kaitlyn. Maybe you missed it, but the Internet ‘died’ five years ago. 31 ago. 2021. The Atlantic. Disponível em: https://www.theatlantic.com/technology/archive/2021/08/dead-internet-theory-wrong-but-feels-true/619937/. Acesso em: 02 jul. 2025.
WARDLE, Claire. Fake news. It’s complicated. 16 fev. 2017. First Draft. Disponível em: https://firstdraftnews.org/articles/fake-news-complicated/. Acesso em: 2 jul. 2025.
ZANON, Andrei. O princípio da alteridade de Lévinas como fundamento para a responsabilidade ética. Perseitas, v. 8, p. 75–103, 2020. .
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira de poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sergio Mari Junior, Francisco Carlos Paletta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
