A inteligência artificial na produção científica

benefícios, desafios e o papel docente na academia brasileira contemporânea

Autores

  • Renato Droguett Macedo UESC

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7756

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, Produção Científica, Ensino Superior, Ética Acadêmica, Plágio, Papel Docente

Resumo

A ascensão da Inteligência Artificial (IA) Generativa, popularizada por ferramentas como o ChatGPT, representa um ponto de inflexão para a produção de conhecimento no ensino superior. Este artigo analisa criticamente os benefícios e as barreiras do uso dessas tecnologias na produção de artigos científicos, com um foco particular no contexto brasileiro. A partir de uma revisão de literatura de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, investiga-se a dupla face da IA: por um lado, seu potencial para otimizar processos como a revisão bibliográfica, a análise de dados e a redação científica; por outro, os profundos desafios éticos, pedagógicos e institucionais que emergem, notadamente no que tange à integridade acadêmica, autoria, plágio e à perpetuação de vieses. O estudo aprofunda o papel do docente, que transita de mero transmissor de conteúdo para um mediador crítico, cuja função é promover o letramento em IA e orientar os discentes para um uso ético e reflexivo. São analisados casos concretos e as respostas institucionais de universidades brasileiras, que começam a formular políticas e diretrizes para navegar neste novo cenário. Conclui-se que a integração bem-sucedida da IA na academia não reside em sua proibição ou adoção acrítica, mas na construção de uma cultura de uso consciente, que equilibre a eficiência tecnológica com a valorização do pensamento crítico, da criatividade e da responsabilidade humana, elementos insubstituíveis no fazer científico.

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Publicado

05/12/2025