A racionalidade comunicativa em crise
inteligência artificial, plataformas digitais e o esgotamento do discurso público
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12ne-7788Palavras-chave:
Public sphere. Communicative rationality. Democratic regulation. Artificial intelligence. Digital deliberation.Resumo
partir do referencial teórico de Jürgen Habermas, analisa-se como as plataformas digitais e a inteligência artificial promovem a substituição do agir comunicativo, orientado ao entendimento, pelo agir estratégico, focado na manipulação. O estudo demonstra que essa dinâmica resulta na colonização sistêmica do mundo da vida por lógicas de mercado e poder, fomentando a criação de "anti-esferas públicas" que operam com base na exclusão e na coerção. Discutem-se questões como a desinformação em massa, a manipulação algorítmica e a consequente crise de identidade dos sujeitos, imersos em realidades fragmentadas. Por fim, a pesquisa aponta para uma dupla via de enfrentamento da crise: a necessidade de uma regulação democrática das tecnologias e o papel fundamental de uma educação crítica para a reconstrução do potencial deliberativo da esfera pública.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. França: Éditions Galilée, 1981.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Educação geográfica do agir comunicativo: geografia escolar do mundo da vida. Pau dos Ferros: Appris, 2022. 194 p.
HABERMAS, Jugen. Teoria da Ação Comunicativa: para a crítica da razão funcionalista. São Paulo: Unesp, 2022.
HABERMAS, Jurgen. Consciência moral e ação comunicativa. São Paulo: Unesp, 2023.
HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como "ideologia". São Paulo: Unesp, 2014.
HABERMAS, Jurgen. Teoria da Ação Comunicativa: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Unesp, 2022.
HABERMAS, Jurgen. Uma nova mudança estrutural da esfera pública e a política deliberativa. São Paulo: Unesp, 2023.
LIMA, Edilson Vilaço. A crise da verdade na era digital. Logeion: Filosofia da Informação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-23, 25 nov. 2024. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7367. Acesso em: 14 set. 2025.
MEDEIROS, Jackson da Silva. Um olhar sobre a codificação e a decodificação de informações em plataformas digitais. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-16, 25 nov. 2024. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7371. Acesso em: 13 set. 2025.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Lucas Fernandes da; MOTTA, Carlos Jacinto Nascimento. Tecnologia e regulação democrática. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, p. 1-18, 25 nov. 2024. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7390. Acesso em: 18 set. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
