O método iconológico de aby warburg aplicado a um banco indígena

histórico da representação dos bancos indígenas e a coleção BEĨ

Autores

  • Claudia Bucceroni Guerra Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7828

Palavras-chave:

Banco indígena. Aby Warburg. Método iconológico

Resumo

Este texto consiste em um exercício de aplicação do método iconológico de Aby Warburg conforme os objetivos do projeto de pesquisa “A dimensão Iconológica segundo Aby Warburg: uma proposta de descrição contextual de fotografias”. A pesquisa histórica da representação gráfica dos bancos indígenas tem por objetivo a observação da importância do contexto no processo metodológico de Warburg. O método utilizado foi a coleta de imagens na historiografia sobre registros de viajantes e pesquisadores estrangeiros nos territórios amazônico e do Xingu entre os séculos XVI e XIX, bem como a análise de um banco da etnia Palikur sob o ponto de vista do método de Warburg. A originalidade da coleção BEĨ resulta de ações em dar visibilidade e voz ao trabalho artístico das diversas etnias e seus artistas na confecção dos bancos, contrariando a tradição histórica de representação pelo olhar dos exploradores e cientistas europeus. Por fim, na análise do banco Palikur, esculpido pelo artista Uwet Manoel Antônio dos Santos, encontramos equivalências surpreendentes com os escritos de Warburg na sua pesquisa sobre os índios Hopi (Pueblos) no oeste dos Estados Unidos em 1895, confirmando a aplicabilidade de um conceito chave em sua metodologia: as pathosformels (fórmulas de páthos).

 

Palavras-chave: Banco indígena. Aby Warburg. Método iconológico.

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Publicado

20/11/2025