O futuro do discurso

a razão pública encontra-se hoje em disputa. pragmáticas de comunicação e informação na disputa pela razão pública (democrática)

Autores

  • Eugênia Vitória Camera Loureiro

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12ne-7832

Palavras-chave:

Democracia; Razão pública; Fascismo; Fake news; Agir comunicativo.

Resumo

A autora pretende mostrar que a democracia não é mar de brigadeiro e está sempre em disputa. Essa disputa envolve forças sociais antagônicas. De forma que a razão pública não estaria em crise mas em disputa por forças sociais, a saber democracia versus fascismo. É o paradigma intersubjetivo X realidade única autoritária que faz usa de fake news como forma de expressão, uma vez que a extrema direita e o fascismo não podem dizer a que vieram sob pena de ficarem sem votos. Uma situação de crise da razão pública estaria associada a um estado de anomia da sociedade, de crise de valores e colonização do mundo da vida pelo sistema de poder e dinheiro, situação em que o agir comunicativo não conseguiria se desenvolver. De forma que não são as Big techs que investem diretamente contra a razão pública, mas as Big Techs servem à disputa e seus CEOs tem lado. Por fim, a autora procura localizar na Teoria do Agir Comunicativo e na Pragmática Universal de Habermas a base de orientação para a luta democrática nesse percurso repleto de instabilidade. Pragmática da informação em analogia a uma pragmática da Comunicação - questões práticas para o enfrentamento democrático no discurso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRUNO, Fernanda. www.ihu.unisinos.br/78-noticias/594012-tecnopolitica-racionalidade-algoritmica-e-mundo-como-laboratorio-entrevista-com-fernanda-bruno,

FREITAG, Barbara. Habermas e a Teoria da Modernidade. Caderno CRH. n. 22 Jan/Jun. 1995. https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18781.

HABERMAS, Jurgen. On the pragmatics of communication. Massachussetts Institute Of Technology - MIT, 1998.

HABERMAS, Jurgen. Theory of communicative action. Lifeworld and System: A Critique of Functionalist Reason, volume 2, Beacon Press, Boston, 1985.

HABERMAS, Jurgen. Arquitetura moderna e pós moderna. Novos Estudos, São Paulo, n. 18, setembro, CEBRAP, 1987.

HABERMAS, Jurgen. A Nova Intransparência: a crise do estado de bem estar social e o esgotamento das energias utópicas. Novos Estudos. n. 18, setembro , São Paulo, CEBRAP.

HABERMAS, Jurgen. The structural transformation of the public sphere: an inquiry into a category of bourgeois society. Tradução deThomas Burger e Friedricks Lawrence, MIT, 1989, Polity Press, do original de 1962; Blckweel Publishers, Oxford: Polity Press, 1994.

HABERMAS, Jurgen. O papel da sociedade civil e da esfera pública política em direito e democracia entre facticidade e validade, volume II. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HABERMAS, Jurgen. Uma nova mudança estrutural da esfera pública e a politica deliberativa. São Paulo: Editora UNESP, 2023.

LOUREIRO, Eugênia. Sistemas de Informação e Governança Informacional: novos aspectos para discussão, a cidade e a questão urbana como aspectos motivadores. Tese doutorado MCT/IBICT, 2005, Rio de Janeiro.

LOUREIRO, Eugênia. Cidades Inteligentes (Smart Cities): cidades mais humanas e inclusivas ou modelos de negócios excludentes? O papel de uma nova esfera pública em tempos de internet e uso intensivo de dados pessoais - XVI Colóquio Habermas e VII Colóquio de Filosofia da Informação, Novembro, 2020.

LOUREIRO, Eugênia. Aspectos da inteligência artificial e o princípio da precaução de uso da IA no planejamento de comunidades urbanas – Perspectivas de evolução na esfera pública política - XX Colóquio Habermas XI Colóquio de Filosofia da Informação Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, Democracia Tecnologia: Regulação da Internet e Inteligência Artificial na Esfera Pública, setembro, 2024.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Editora Intrínseca Limitada, Rio de Janeiro, 2020.

Downloads

Publicado

20/11/2025