A Sociedade Amorfa: passividade informacional em tempos de hiperconexão
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7837Palavras-chave:
Sociedade Amorfa, Passividade Informacional, Hiperconexão, Educação Midiática, Consciência CríticaResumo
Problematizando a saturação informacional, este estudo aborda suas implicações na formação da consciência crítica em tempos de hiperconexão: a caracterização de uma "Sociedade Amorfa". A pesquisa analisa como o acesso ilimitado à informação pode levar a uma interação passiva e superficial com o conteúdo, em vez de promover um despertar e aprofundar do pensamento crítico. Discute-se o papel dos algoritmos em criar "câmaras de eco", restringindo a exposição a perspectivas diversas e promovendo a reafirmação de crenças preexistentes. A importância da educação midiática é ressaltada como um meio de capacitar os indivíduos a interpretar e questionar criticamente o conteúdo da mídia. O ensaio conclui que a verdadeira sabedoria na era da informação não reside na quantidade de informações consumidas, mas na qualidade do engajamento com elas. A proposição do termo "Sociedade Amorfa" é central para a tese do ensaio, enfatizando como a moderna sociedade digital pode moldar passivamente a consciência e as opiniões das pessoas, sem um aprofundamento crítico ou diversificado das informações consumidas.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Samuel; MARTINS, José C. O; BARBOSA JUNIOR, Francisco W. S.; LIMA, Maria Celina P. Notas sobre o mal-estar na cibercultura em tempos de hiperaceleração digital. Tempo Psicanalítico, [Rio de Janeiro], v. 53, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.tempopsicanalitico.com.br/tempopsicanalitico/article/view/503. Acesso em: 9 dez. 2025.
ANECLETO, T. Tecnologias digitais, ação comunicativa e ética do discurso em redes sociais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte/MG, v. 11, n. 2, maio/ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.304-317. Acesso em: 9 dez. 2025.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BELL, Daniel. The Coming of Post-Industrial Society: a venture in social forecasting. New York: Basic Books, 1973.
GIDDENS, Anthony. Sociology. 6. ed. Cambridge: Polity Press, 2009.
BETTIS-OUTLAND, H. Decision-making's impact on organizational learning and information overload. Journal of Business Research, Netherlands, v. 65, n. 6, p. 814-820, jun. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2010.12.021. Acesso em: 15 nov. 2023.
CASTELLS, Manuel. The rise of the network society. 2. ed. Oxford: Blackwell, 1996.
EPPLER, M. J.; MENGIS, J. The concept of information overload: a review of literature from organization science, accounting, marketing, MIS, and related disciplines. The Information Society, London, v. 20, n. 5, p. 325-344, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01972240490507974. Acesso em: 9 dez. 2025.
HAN, Byung-Chul. A sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HERBIG, P.; KRAMER, H. E. The effect of information overload on the innovation choice process. Journal of Consumer Marketing, United Kingdom, v. 11, n. 2, p. 45-54, jun. 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1108/07363769410058920. Acesso em: 22 dez. 2023.
HOWARD, Philip N.; HUSSAIN, Muzammil M. Democracy’s Fourth Wave?: digital media and the arab spring. Oxford: Oxford University Press, 2013.
HUANG, Q.; LEI, S.; NI, B. Perceived information overload and unverified information sharing on wechat amid the COVID-19 pandemic: a moderated mediation model of anxiety and perceived herd. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 13, feb. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.837820. Acesso em: 20 dez. 2023.
HUI, Wai Hing; FOK, Lorne; CHI, Nancy W. The Effects of Information Overload on Consumers’ Subjective State towards Buying Decision in the Internet Shopping Environment. Electronic Commerce Research and Applications, [s. l.], v. 12, n. 5, p. 443-454, sept./oct. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.elerap.2013.03.003 . Acesso em: 22 dez. 2023.
JUNCO, R.; COTTEN, S. R. No A 4 U: The relationship between multitasking and academic performance. Computers & Education, Washington, v. 59, n. 2, p. 505-514, sept. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.12.023 . Acesso em: 22 dez. 2023.
KELLLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Critical Media Literacy, Democracy, and the Reconstruction of Education. In: MACEDO, Donaldo; STEINBERG, Shirley R. (ed.). Media Literacy: a reader. New York: Peter Lang, 2007. p. 3-23.
ORWELL, George. 1984. London: Secker & Warburg, 1949.
ORWELL, George. A política e a língua inglesa. In: ORWELL, George. Declínio e queda do império britânico e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1968.
JUNCO, Reynol; COTTEN, Shelia R. No A 4 U: The Relationship between Multitasking and Academic Performance. Computers & Education, [s. l.], v. 59, n. 2, p. 505-514, sept. 2012.
KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 29, n. 104, p. 687-715, out. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302008000300004. Acesso em: 15 dez. 2025.
KLEMPERER, Victor. LTI – A Linguagem do Terceiro Reich. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
KRAMER, Adam D. I.; GUILLORY, Jamie E.; HANCOCK, Jeffrey T. Evidence of massive-scale emotional contagion through social networks. Proceedings of the National Academy of Sciences, Princeton/NJ, v. 111, n. 24, p. 8788-8790, jun. 2014. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1320040111. Acesso em: 9 dez. 2025.
KÜHLE, L. Studying religion and community: a critical perspective. Social Compass, [s. l.], v. 61, n. 2, p. 172-177, may 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0037768614523895. Acesso em: 29 fev. 2024.
KUMAR, A.; MASKARA, S. Coping up with the information overload in the medical profession. Journal of Biosciences and Medicines, [s. l.], v. 3, n. 11, p. 124-127, nov. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4236/jbm.2015.311016. Acesso em: 18 nov. 2023.
MALAGGI, Vitor. Tecnologia em tempos de pandemia: a educação a distância enquanto panaceia tecnológica na educação básica. Criar Educação, Criciúma/SC, v. 9, n. 2, p. 51-78, ed. espec. 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/download/6052/5400/16166. Acesso em: 13 dez. 2023.
MACHADO, F. O.; HARTMANN, Angela M.; WERLANG, R. B. Oficinas de física em uma comunidade rural quilombola. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis/SC, v. 39, n. 3, p. 712-742, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85939.
MOROZOV, Evgeny. The Net Delusion: the dark side of internet freedom. New York: PublicAffairs, 2011.
OLIVEIRA, Nicollas Rodrigues de; MEDEIROS, Dianne Scherly Varela de; MATTOS, Diogo Menezes Ferrazani. Identificação de Câmaras de Eco em Redes Sociais Através de Detecção de Comunidade em Redes Complexas: ferramentas, tendências e desafios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA 2022), 28., 2022, Curitiba. Minicursos [...]. Curitiba, PR: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Sociedade Brasileira de Computação, nov. 2022. cap. 1, p. 1-50. Disponível em: https://books-sol.sbc.org.br/index.php/sbc/catalog/view/106/472/745. Acesso em: 22 dez. 2023.
OLIVEIRA. As doses homeopáticas do jornalismo: um discurso contra as fake news. Rua, Unicamp, Campinas/SP, v. 27, n. 1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rua.v27ii.8665840. Acesso em: 23 dez. 2023.
PETRY, C.; CASAGRANDE, Ana Lara. A educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea. Práxis Educativa, Ponta Grossa/PR, v. 14, n. 2, p. 622-637, maio/ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13132/209209210866. Acesso em: 10 dez. 2023.
PINKER, Steven. Racionalidade: o que é, por que parece escassa, por que é importante. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
RECUERO, R. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: uma proposta de estudo. E-Compós, Brasília/DF, v. 4, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec.v4i0.57. Acesso em: 9 dez. 2025.
RUSSO, J.; CARRARA, S. Sobre as ciências sociais na saúde coletiva - com especial referência à antropologia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 467-484, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-73312015000200008.
SAAD, Elizabeth. Reflexões sobre ontologias jornalísticas no contexto de desinformação e crises sistêmicas. Fronteiras - Estudos Midiáticos, [S.L.], v. 23, n. 2, p. 58-72, 14 set. 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/22583. Acesso em: 15 dez. 2025.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, USP, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40141988000200007.
SPINELLI, E. M. Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3608. Acesso em: 27 dez. 2023.
SEGATA, J.; VÍCTORA, C.; SESIA, P.; MONTESI, L.; GAMLIN, J.; GIBBON, S. Embodied inequalities of the anthropocene. Medicine Anthropology Theory, Edinburgh, v. 10, n. 2, p. 1-30, jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.17157/mat.10.2.8887. Acesso em: 19 jan. 2024.
TURKLE, Sherry. Alone Together: why we expect more from technology and less from each other. New York: Basic Books, 2012.
WALDMAN, B. Erosão do ciberespaço e da cibercultura na privacidade à luz das Teorias de Pierre Lévy e Manuel Castells. Revista Direito Mackenzie, São Paulo, v. 17, n. 1, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v17n115723.
WATANABE, K.; FUNAHASHI, S. Neural mechanisms of dual-task interference and cognitive capacity limitation in the prefrontal cortex. Nature Neuroscience, New York, v. 17, n. 4, p. 601-611, mar. 2014. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nn.3667. Acesso em: 9 dez. 2025.
ZANNETTOU, Savvas; NEMES-NEMETH, Olivia; AYALON, Oshrat; GOETZEN, Angelica; GUMMADI, Krishna P.; REDMILES, Elissa M.; ROESNER, Franziska. Analyzing User Engagement with TikTok's Short Format Video Recommendations using Data Donations. In: CHI '24: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2024, Honolulu. Proceedings [...]. New York: Association for Computing Machinery, may 2024. paper 731, p. 1-16. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3613904.3642433. Acesso em: 9 dez. 2025.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Tradução de George Schlesinger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020. 800 p.
XU, Cheng; YAN, Wenhua. The relationship between information overload and state of anxiety in the period of regular epidemic prevention and control in China: a moderated multiple mediation model. Current Psychology, v. 42, p. 21842–21859, jun. 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12144-022-03289-3. Acesso em: 9 dez. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiano Corrêa da Silva Couto, Marilia Martins Bandeira, Enrique Muriel-Torrado, Gabriel Goldmeier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
