APRESENTAÇÃO

 

 

A revista Logeion - Filosofia da Informação, vinculada ao Grupo de Pesquisa de Filosofia e Política da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), abre os trabalhos de 2026 anunciando a publicação da nota A2 na avaliação de periódicos da CAPES. A nota da CAPES expressa a consolidação da revista para comunicação científica na subárea da Filosofia da Informação, especialmente da Filosofia Prática.

A Revista Logeion reafirma seu interesse e disposição em valorizar e fortalecer os estudos da Filosofia da Informação na Ciência da Informação, especialmente em questões de filosofia prática como Ética e Política de Informação. A revista se dispõe a publicar resultados das investigações no cenário contemporâneo sobre os usos sociais da linguagem, especialmente suas mediações pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. A revista quer abordar de modo crítico as teorias da informação, o trabalho com informação, a ética da informação nas organizações, a propriedade intelectual, e as políticas de informação e comunicação.

Cabe destacar a contribuição dos 23 membros do Comitê Editorial da revista, pesquisadores e professores de diversas Universidades, Institutos e países. É esse Comitê que coordena a capilarização da revista em sua pluralidade de autores e a formação de uma comunidade internacional de leitores em todos os continentes.

Destaco também a colaboração com a Escola de  Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde a  criação da revista em 2014. Neste contexto, cabe mencionar as professoras da Escola de Biblioteconomia, Geni Chaves Fernandes e Claudia Bucceroni Guerra, que ocuparam sucessivamente a função de vice-editora da revista desde a sua criação até os dias de hoje.

Deve-se mencionar o trabalho voluntário de toda a Equipe Editorial, particularmente na revisão e normalização de artigos. Quero ainda nomear entre os voluntários desta equipe as 3 estudantes de pós graduação em Ciência da Informação que fizeram a gestão operacional da editoração: Tirza Rodrigues Vargas (UniRio), Daniela Capri (UFSC) e Ana Gabriela Clipes (UFRGS).

A partir de 2024 a revista passa a fazer a publicação contínua dos artigos aceitos. A mudança no formato traz agilidade na publicação dos artigos que, assim que aceitos, são revisados e preparados para a publicação.

A revista está indexada em diversas bases de dados: BRAPCI, Diadorim, DOAJ, Google Acadêmico, Latindex, Miguilim, Redib e PhilPapers. O objetivo agora é buscar a indexação da revista nas grandes bases internacionais.

A sociedade atual segue nos desafiando com suas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. As abordagens e as argumentações presentes na revista  contribuem para o fomento e a construção do pensamento racional crítico no mundo da vida.

Fica o convite para que os pesquisadores, professores e estudantes da área se sintam provocados a submeter suas contribuições para a Logeion. Convidamos os nossos leitores para que acompanhem e se apropriem dos artigos que estão publicados continuamente.

 

Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026.

 

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima

Editor