Proposta de expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey

Autores/as

  • Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Biblioteconomia.
  • Fernanda de Moura Caban Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2020v7n1.p107-132

Palabras clave:

Espiritismo, Doutrina, Classificação Decimal de Dewey, Expansão de classe

Resumen

Propõe a expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey. Justifica a proposta devido ao grande número de adeptos e à produção literária espírita. Evidencia que o Espiritismo é a oitava religião com mais praticantes no mundo e a terceira no Brasil. Apresenta a importância da doutrina espírita ao redor do mundo e no Brasil. Utiliza a teoria proposta por Vanda Brougthon para religião e acrescenta as facetas ciência, filosofia, religião e aspectos gerais da Doutrina Espírita. Analisa propostas de expansão de classes existentes e elabora uma revisão de literatura acerca da história do espiritismo. Utiliza a metodologia de Barité para modificação de esquemas de classificação. Os termos foram coletados a partir do tesauro espírita e da obra de referência da Federação Espírita Brasileira e sistematiza os conceitos hierarquicamente. Propõe a expansão da classe 202 – Doutrina a partir da identificação e sistematização dos conceitos, colocando-os de forma notacional. Conclui que uma doutrina com tantos adeptos e com uma grande produção literária deve ser representada adequadamente na Classificação Decimal de Dewey e a que a mesma oferece pouco espaço de representação na classe 200 para as diversas religiões praticadas no mundo.

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Biografía del autor/a

  • Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Biblioteconomia.

    1999 - 2005 Doutorado em Ciência da Informação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Organização e representação do conhecimento: fundamentos teórico-metodológicos para a busca e recuperação da informação em ambientes virtuais., Ano de Obtenção: 2005. Orientador: Rosali Fernandez de Souza . Palavras-chave: Organização do conhecimento; Recuperação da informação; Web. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Organização do Conhecimento. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Recuperação da Informação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação. Setores de atividade: Outros setores. 1993 - 1997 Mestrado em Ciência da Informação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Organização do conhecimento para recuperação da informação: uma abordagem ao ensino nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Rosali Fernandez de Souza e Nice Menezes de Figueiredo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Organização do conhecimento; Biblioteconomia; Ensino; Brasil; Ciência da Informação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Teoria da Classificação. Setores de atividade: Outros setores. 1985 - 1989 Graduação em Biblioteconomia e Documentação. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

  • Fernanda de Moura Caban, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

    Membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação (GP/OCRI -UNIRIO).

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Publicado

13/09/2020

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Proposta de expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 107–132, 2020. DOI: 10.21728/logeion.2020v7n1.p107-132. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5413. Acesso em: 21 nov. 2024.