Engajamento do profissional bibliotecário na biblioteca pública sob o viés da biblioteconomia social, crítica e progressista

por uma práxis orientada ao enfrentamento da desigualdade social em consonância com a Agenda 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7241

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Práxis bibliotecária, Engajamento profissional , Desigualdade social , Agenda 2030

Resumo

A partir da observação do avanço das desigualdades sociais no contexto brasileiro e, acreditando na importância da informação como ferramenta de combate à desigualdade social, discute a importância da atuação bibliotecária na biblioteca pública na perspectiva de uma práxis profissional engajada, orientada ao enfrentamento das desigualdades sociais. Ciente dos dilemas sociais, argumenta como a práxis engajada pode contribuir para mudanças no quadro da desigualdade social. Desenvolve pesquisa exploratória, de base  teórica operacionalizada a partir de pesquisa bibliográfica. Para realização da pesquisa bibliográfica utiliza a Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), priorizando obras em português e espanhol, para recuperação de fontes foram utilizados os termos de busca: “Biblioteca Pública” AND “Agenda 2030”;  “Biblioteca Pública” AND “Desenvolvimento Sustentável”;  “Biblioteca Pública” AND “Inclusão Social”;  “Biblioteca Pública” AND “Bibliotecário” AND “Responsabilidade Social”; “Responsabilidade Social”, sendo recuperados 458 artigos que, após seleção resultou  na amostra de 10 artigos considerados pertinentes à temática em discussão. Na perspectiva do viés social da práxis bibliotecária nas bibliotecas públicas, as produções bibliográficas recuperadas apontam ações que estão em consonância com os direcionamentos estabelecidos pela Agenda 2030 , bem como, com a teoria defendida na Biblioteconomia Social, Crítica e Progressista. É possível apontar  trabalhos que contemplam a práxis e a Library Advocacy na perspectiva da atuação de BP voltada às classes excluídas, cumprindo o seu papel para promover a plena cidadania. Reconhece-se a importância da informação como catapulta que pode impulsionar transformações sociais. Que a partir do acesso os cidadãos possam se opor-se ao quadro, cobrar, questionar, buscar direitos, exercer na prática a cidadania. A biblioteca pública como porta de livre acesso à (in)formação por meio da práxis engajada do profissional bibliotecário em muito pode contribuir para mudanças no quadro da exclusão informacional, cumprindo com o seu papel social, bem como, com a responsabilidade socioinformacional perante aos que realmente precisam, a ralé estrutural, o não-público, aqueles expostos a situações de vulnerabilidade social, a gente invisível aos olhos da sociedade, que necessitam de suporte para mudar suas histórias de vida. 

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Biografia do Autor

  • Jairo Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

    Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Informação pela Faculdade Saberes - Vitória (2016), Cursando Mestrado em Ciência da Informação (UFES, 2023). Atua nas áreas de biblioteca escolar, universitária, multinível, especializada e Biblioteca Pública. Bibliotecário Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano - Campus Itapetinga - BA.

  • Lucileide Andrade de Lima do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB). Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPS/UFES). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente junto ao Departamento de Biblioteconomia da UFES e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES (PPGCI/UFES). Possui experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Políticas Públicas e Usos sociais da informação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Políticas públicas, Política social, Educação a Distância, Atuação profissional, Biblioteca pública, Formação de leitores e Regimes de informação.

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Publicado

09/10/2024

Como Citar

Engajamento do profissional bibliotecário na biblioteca pública sob o viés da biblioteconomia social, crítica e progressista: por uma práxis orientada ao enfrentamento da desigualdade social em consonância com a Agenda 2030. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7241, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11n1e-7241. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7241. Acesso em: 16 out. 2024.