Published March 2, 2023 | Version v1
Dataset Open

Tweets acerca dos imaginários algorítmicos na venda de livros pela Amazon

  • 1. UFMG

Contributors

  • 1. UFMG

Description

Esta planilha compõe a metodologia da pesquisa de mestrado intitulada: Imaginários Algorítmicos e do ciclo de sedução da Amazon: um estudo de caso sobre a mediação algorítmica e a venda de livros na plataforma. Com base em sua elaboração, analisamos 1.065 tweets coletados, durante um período de três meses (04/02/2022 a 04/05/2022), com o objetivo de mapear os sentidos produzidos pelos usuários, no contexto de interação com a plataforma, e os imaginários que decorrem deles.

Para tanto, elaboramos quatro categorias de análise, seguindo o proposto pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). São elas: 1) mobilização do imaginário por meio dos sentidos; 2) mobilização do imaginário durante a relação de consumo com a Amazon; 3) reconhecimento pelo usuário das ações algorítmicas; 4) referente a lógica de atuação da Amazon na venda de livros.

A tabela é composta por 14 colunas, separadas por letras do alfabeto. A) refere-se ao tweet ID; B) a identificação da conta do usuário do Twitter; C) o texto elaborado pelo usuário; D) Categoria 01; E) Categoria 02; F) Categoria 03; G) Categoria 04; H) Tipo de tweet (compõe os imaginários, perfis de vendas ou outros assuntos que divergem do foco da pesquisa); I) Tweets repetidos que também compõem os perfis de vendas e afiliados da Amazon; J) Retweets; K) replys (R = respostas e M= menções; L) data e hora dos posts; M) idioma; N) número de seguidores dos usuários.  

Files

Files (331.0 kB)

Name Size Download all
md5:9b77fc2cc0b277fec02a9446dade4aae
331.0 kB Download

Additional details

References

  • 10.5281/zenodo.5117864