Explorando a interseção entre algoritmos, redes sociais e inclusão da pessoa Surda
DOI:
https://doi.org/10.18617/c1jkbf49Palavras-chave:
Algoritmos, Redes Sociais, Privacidade, Transparência Algorítmica, Experiência do Usuário SurdoResumo
Este artigo analisa o papel dos algoritmos em redes sociais na promoção da inclusão de pessoas surdas, com enfoque especial no Facebook. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, investigamos a interseção entre algoritmos, redes sociais e inclusão, destacando a importância da acessibilidade, privacidade e da consideração das necessidades das pessoas surdas na concepção e implementação de plataformas digitais. A partir de uma revisão detalhada da literatura e estudos de caso, examinamos como as políticas, práticas e algoritmos influenciam a experiência e participação da comunidade surda e usuários de Libras. Além disso, discutimos as implicações éticas, sociais e linguísticas dessas dinâmicas, abordando questões como discriminação algorítmica, transparência, exclusão digital e direitos humanos. Por fim, sugerimos recomendações práticas para promover uma maior inclusão e equidade na experiência do usuário surdo em redes sociais e além, contribuindo para uma sociedade mais justa e acessível para todos.
Referências
ALMEIDA, Mauricio; BAX, Marcello, 2003. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Revista Ciência da Informação, 32(3).
ARAUJO, Willian. Fernandes. As narrativas sobre os algoritmos do Facebook: uma análise dos 10 anos do feed de notícias. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
BARBOSA Junior, Clayton, 2015. Dos filtros à personalização: técnicas da Biblioteconomia aplicadas na organização da informação online/ Clayton Barbosa Junior. – Rio de Janeiro.
BBC, 2020. 9 ways life has changed for deaf people. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/programmes/articles/ZgRczbRTdsJ4tdWRKTcfFx/9-ways-life-has-changed-for-deaf-people.
BELANDI, Caio. 161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a Internet no país, em 2022 | Agência de Notícias. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38307-161-6-milhoes-de-pessoas-com-10-anos-ou-mais-de-idade-utilizaram-a-internet-no-pais-em-2022>.
BERNERS-LEE, Tim; HENDLER, Jim; Ora., Lassila, 2001. The semantic web. Scientific American, 05.
BOTECHIA, Ariadne. Matriz de boas práticas em acessibilidade para inclusão da pessoa com deficiência sensorial na comunicação digital de organizações. Orientador: Suely Maciel. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/254804.
BOYD, Danah. e ELLISON, Nicole, 2008. Social Network Sites: Definition, History and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13, p. 210-230.
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 ago. 2018. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm.
CASTELLS, Manuel, 2004. A galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, p. 13.
CAPANEMA, Walter Aranha. A responsabilidade civil na Lei Geral de Proteção de Dados. Cadernos Jurídicos, São Paulo, ano, v. 21, p. 163-170, 2020.
CAVALCANTI, Naiara, 2020. O que são e como os algoritmos são usados nas redes sociais?. Eixo Digital. São Paulo. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: < https://eixo.digital/como-funcionamos-algoritmos-das-redes-sociais/>.
CLARK, Peter., 2006. Some ongoing kbs ontology projects and groups. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponivel em: http://www. cs.utexas.edu/users/mfkb/related.html.
CONNECTHEAR, 2020. Social Media Discovery. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://www.connecthear.org/post/social-media-discovery.
CORRÊA, Elizabeth Saad; BERTOCCHI, Daniela, 2012. A cena cibercultural do jornalismo contemporâneo: web semântica, algoritmos, aplicativos e curadoria. Ano 5- nº 2. São Paulo- SP. Jan/junho.
CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 3 ed. São Paulo: Novatec, 2015.
Facebook. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/help/273947702950567>. Acesso em: 13 ago. 2024.
FELICÍSSIMO, Carolina; SILVA, Lyrene; BREITMAN, Karin. Koogan; LEITE, Julio. Cesar. Sampaio, 2003. Geração de ontologias subsidiada pela engenharia de requisitos. In: Luis Eduardo Galvão Martins, X. F, editor, ANAIS DO WER03 - WORKSHOP EM ENGENHARIA DE REQUISITOS, volume 27-28, p. 255–269, Piracicaba-SP, Brasil.
FENSEL, Dieter; VAN HARMELEN, Frank; HORROCKS, Ian; MCGUINNESS, Deborah; PATELSCHNEIDER, Peter, 2001. Oil: An ontology infrastructure for the semantic web. IEEE Intelligent Systems, 16:38–44.
FLOR, Carla da Silva; VANZIN, Tarcisio; ULBRICHT, Vânia. Recomendações da WCAG 2.0 (2008) e a acessibilidade de surdos em conteúdos da Web. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 02, p. 161-168, 2013.
GRILO, André; RODRIGUES, Luiza de Albuquerque; SILVA, Bruno Santana da, 2019. Design inclusivo e acessibilidade digital para surdos em páginas web: um estudo qualitativo em universidade pública brasileira.
GRUBER, Thomas R. Ontolingua: A mechanism to support portable ontologies. Technical report KSL-91-66, 1991.
GUARDIAN, The, 2022. The daily struggles that people with deafness face in our society. Disponível em: https://www.theguardian.com/society/2022/dec/05/the-daily-struggles-that-people-with-deafness-face-in-our-society.
GUARINO, Nicola, 1995. Formal ontology, conceptual analysis and knowledge representation. International Journal of Human and Computer Studies, 43(5/6):625–640.
GUARINO, Nicola, 1997. Understanding, building and using ontologies. International Journal of Human and Computer Studies, 45(2/3).
GUARINO, Nicola, 1998. Formal ontology in information systems. In: IOS Press, A, editor, FOIS’98, TRENTO, ITALY, p. 3–15, 06.
GUIZZARDI, Giancarlo, 2000. Desenvolvimento para e com reuso: Um estudo de caso no domínio de vídeo sob demanda. Master’s thesis, Universidade Federal do Espírito Santo.
HISSA, Débora; ARAÚJO, Nukácia, 2021. Infodemia na sociedade do desempenho: entre o mural panfletário eo panóptico digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 4, p. 1011-1035.
KAUFMAN, Dora; SANTAELLA, Lucia, 2020. O papel dos algoritmos de inteligência artificial nas redes sociais. Revista Famecos, v. 27, n. 1, p. e34074-e34074.
KAPWING, 2020. Subtitle Statistics. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://www.kapwing.com/resources/subtitle-statistics/.
KIRKPATRICK, David, 2011. O Efeito Facebook. Lisboa: Edição Babel.
LENAT, Douglas, 1995. Cyc: A large-scale investment in knowledge infrastructure. Communications of the ACM, 38(11):33–38.
LEWIS, Kevin., KAUFMAN, Jason., GONZALEZ, Marco., WIMMER, Andreas. e CHRISTAKIS, Nicholas, 2008. Tastes, ties, and time: A new social network dataset using Facebook.com. Social Networks, 30, 330-342.
LOPES, Daniel Alves, 2022. Acessibilidade web do sistema de bibliotecas: uma proposta de política de comunicação digital acessível da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
MEDEIROS, Ana Cláudia Jacinto Peixoto et al, 2020. Inclusão digital dos surdos: desafios sociais e produção do conhecimento. Tese. 273 p. UFU. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://bit.ly/3tGORIf.
MELO, Amanda Meincke, 2014. Acessibilidade e inclusão digital. Livro dos Tutoriais do XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, p. 29-54.
MILLER, George et al, 1990. Introduction to WordNet: An on-line lexical database. International journal of lexicography, v. 3, n. 4, p. 235-244.
Monteiro, Ricardo, & Gomes, Maria João, 2009. Estudo de práticas de acessibilidade e inclusão digital nas universidades públicas portuguesas. VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009 (pp. 1953-1966). Braga: Universidade do Minho. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9429/1/Challenges-RicardoMJGomes.pdf
MUSEN, Mark, et al, 1995. Protege-ii: Computer support for development of intelligent systems from libraries of components. MEDINFO 95 - WORLD CONGRESS ON MEDICAL INFORMATICS, 8.
PAPYRUS, 2020. Sound Off: Technology Has Transformed the Deaf Community. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://papyrus.greenville.edu/2020/09/sound-off-technology-has-transformed-the-deaf-community/.
PARISER, Eli. Tenha cuidado com os "filtros-bolha" online, 2011. (9min04s). [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B8ofWFx525s
POWTOON, 2020. Why Subtitles Are Important for Social Media Videos. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://www.powtoon.com/blog/why-subtitles-social-media-videos/.
RAPÔSO, Cláudio Filipe Lima et al, 2019. Lgpd-lei geral de proteção de dados pessoais em tecnologia da informação: Revisão sistemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 58-67.
RNID, 2020. Subtitle it! [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://rnid.org.uk/get-involved/campaign-with-us/subtitle-it/.
ROSA, Andréa da Silva & CRUZ, Cristiano Cordeiro. Internet: Fator de Inclusão da Pessoa Surda.Revista Online da Biblioteca Joel Martins.Campinas, v2, n3, p.38-54, jun. 2001. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?view=1 219>
SANTOS, Lucas Vinicius, 2022. Pesquisa aponta que 78% dos jovens brasileiros usam redes sociais. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://www.nic.br/noticia/na-midia/pesquisa-aponta-que-78-dos-jovens-brasileiros-usam-redes-sociais/
SANTOS, Rosemary, 2015. Formação de Formadores e Educação Superior na cibercultura: itinerâncias de Grupos de Pesquisa no Facebook. 183 f. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
SPRINGER, 2020. Deafverse Can Help Deaf Teens Connect and Learn at Home. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-030-42105-2_13.pdf?pdf=inline%20link.
TEIXEIRA, André, 2012. Um levantamento de percepções de professores sobre a tecnologia na prática docente. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 1, p. 159-174.
VALENTE, Jonas Chagas Lúcio, 2019.Algoritmos e Sites de Redes Sociais: uma discussão crítica sobre o caso do Facebook. Pós-Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, v. 14, n. 2.
VERACONTENT, 2020. The Importance of Subtitling in Social Media. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://veracontent.com/mix/subtitling-social-media/.
WCAG 2.0 - WEB CONTENT ACCESSIBILITY GUIDELINES 2.0. W3C. 2008. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: < http://www.w3.org/TR/WCAG/>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gláucio Castro Júnior , Daniela Prometi, Neemias Gomes Santana , Gildete da S. Amorim Mendes Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0