Análise de sentimento e envolvimento do público nas hashtags #VcNoJL1 e #VcNoJL2 no Twitter (X):um estudo de caso do telejornal TV Liberal no Pará,Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18617/r8y80325Palavras-chave:
Telejornal, Hashtags, Interação ao vivo, Ciência de dados, Análise de sentimentoResumo
As transmissões televisivas em todo o mundo empregam hashtags específicas para facilitar o
envolvimento do espectador através das redes sociais com os apresentadores dos programas. No
contexto das transmissões de notícias, os comentários dos indivíduos misturam-se com as matérias exibidas nos telejornais, principalmente em relação às situações urbanas. Essas publicações nas redes sociais constituem uma base de dados significativa, uma vez que os usuários assumem papéis semelhantes aos dos cidadões. O objetivo deste artigo é esmiuçar as postagens associadas às hashtags #VcNoJL1 e #VcNoJL2, divulgadas na plataforma Twitter (X), no contexto do telejornal TV Liberal, veiculado no Estado do Pará (Brasil), utilizando a metodologia CRISP-DM e técnicas de ciência de dados. Empregando um exame estatístico nessas publicações, observou-se um nível discreto de envolvimento entre os telespectadores, que também são utilizadores da referida plataforma de redes sociais. Além disso, foi realizada uma avaliação de sentimento das postagens, revelando que 54% dos comentários são negativos, 31% são positivos e 15% são neutros. Os comentários negativos ressaltam notavelmente os desafios dentro da administração pública municipal, enquanto que os comentários positivos são em torno de ocasiões comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Avós. Esse tipo de análise constitui uma importante ferramenta de monitoramento não só para o programa televiso, como também para a administração pública.
Referências
ADREES, M. S., et al. A Framework of Promoting Government Services using Social Media: Sudan E-Government Case Study. Journal of Physics: Conference Series [online]. 2019, 1167, 012062 [viewed 6 May 2024]. ISSN 1742-6596. Available from: doi:10.1088/1742-6596/1167/1/012062
AFONSO, Alexandre Ribeiro. A referenciação em textos do YouTube: um estudo com vistas à análise de sentimentos. Liinc em Revista [online]. 2017, 13(2) [viewed 6 May 2024]. ISSN 1808-3536. Available from: doi:10.18617/liinc.v13i2.3933
ALGULIYEV, Rasim M., Ramiz M. ALIGULIYEV, and Gunay Y. NIFTALIYEVA. Extracting social networks from e-government by sentiment analysis of users' comments. Electronic Government, an International Journal [online]. 2019, 15(1), 91 [viewed 6 May 2024]. ISSN 1740-7508. Available from: doi:10.1504/eg.2019.096576
BRASIL DE CARVALHO, Vanessa. Ciência em publicidades: uma análise das emissoras televisivas de maior audiência no Brasil. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación [online]. 2019, 1(140), 297–314 [viewed 6 May 2024]. ISSN 1390-924X. Available from: doi:10.16921/chasqui.v0i140.3576
CABRAL FILHO, Adilson Vaz, and Cinthya Pires OLIVEIRA. Democracia em vertigem: reflexões sobre os fluxos de atenção e ações coletivas para mudança social na Internet. Liinc em Revista [online]. 2022, 18(2), e6052 [viewed 6 May 2024]. ISSN 1808-3536. Available from: doi:10.18617/liinc.v18i2.6052
GUO, Jing, and Shujun LIU. From #BlackLivesMatter to #StopAsianHate: Examining Network Agenda-Setting Effects of Hashtag Activism on Twitter. Social Media + Society [online]. 2022, 8(4), 205630512211461 [viewed 6 May 2024]. ISSN 2056-3051. Available from: doi:10.1177/20563051221146182
MALINI, Fabio, Patrick CIARELLI, and Jean MEDEIROS. O sentimento político em redes sociais: big data, algoritmos e as emoções nos tweets sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Liinc em Revista [online]. 2017, 13(2) [viewed 6 May 2024]. ISSN 1808-3536. Available from: doi:10.18617/liinc.v13i2.4089
Roberts, Jessica. Citizen journalism. The International Encyclopedia of Media Literacy. 2019, 1-10, [viewed 6 May 2024]. Available from: https://www.researchgate.net/profile/Jessica-Roberts-3/publication/333111582_Citizen_Journalism/links/5cf137d1299bf1fb184d7b3d/Citizen-Journalism.pdf.
ROSA, Antonio Celestino, and Marcos Dantas LOUREIRO. O uso de hashtags e a gestão algorítmica de dados no Instagram. Liinc em Revista [online]. 2022, 18(2), e6054 [viewed 6 May 2024]. ISSN 1808-3536. Available from: doi:10.18617/liinc.v18i2.6054
RUSSELL, Frank M., Miguel HERNANDEZ, and Korryn SANCHEZ. #BREAKING local news: Twitter use in a large media market. Newspaper Research Journal [online]. 2023, 073953292211433 [viewed 6 May 2024]. ISSN 2376-4791. Available from: doi:10.1177/07395329221143376
STEWART, Mark. Live tweeting, reality TV and the nation. International Journal of Cultural Studies [online]. 2019, 23(3), 352–367 [viewed 6 May 2024]. ISSN 1460-356X. Available from: doi:10.1177/1367877919887757
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alan Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0