Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente

Autores

  • Alan Silus Centro Universitário UNIGRAN Capital, Campo Grande, MS, Brasil; Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7281-261X
  • Angelita Leal de Castro Fonseca Centro Universitário UNIGRAN Capital, Campo Grande, MS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7603-6363
  • Djanires Lageano Neto de Jesus Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1434-5080

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5336

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Educação Superior, Tecnologias

Resumo

A pandemia da COVID-19 parou o mundo e várias medidas para erradicar o contágio foram adotadas, uma delas é o isolamento social, com restrições e fechamento provisório de escolas e universidades, no Brasil, de acordo com a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e Portaria MEC nª 343, de 17 março de 2020. O modo de ensinar e aprender cedeu espaço exclusivo a remotividade do ensino, com a utilização das TDIC's e emergentemente professores e estudantes tiveram que se adaptar abruptamente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os desafios didático-pedagógicos da prática docente do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia. Como metodologia, trata-se de uma abordagem qualiquantitativa, descritiva, bibliográfica, documental e exploratória, buscando ancorar nas teorias clássicas e contemporâneas da educação. Os resultados, baseados nas 442 pessoas entrevistadas, no período de 01 a 25 de julho de 2020, apontam desafios impostos aos professores nativos do ensino presencial e que enfrentam a adaptabilidade do uso das tecnologias educacionais, para fomentar discussões e alternativas híbridas de ensino e aprendizagem

Biografia do autor

Alan Silus, Centro Universitário UNIGRAN Capital, Campo Grande, MS, Brasil; Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Alan Silus. Professor Mestre. Docente do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Membro do Grupo de Pesquisa "Educação Cultura e Diversidade" da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Campo Grande-MS, Brasil. E-mail:alan.silus.cruz@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6664953726463670. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7281-261X.

Angelita Leal de Castro Fonseca, Centro Universitário UNIGRAN Capital, Campo Grande, MS, Brasil

UNIGRAN Capital. Membro do Grupo de Pesquisa “Práticas Educativas Inclusivas: Reconstruindo  a Escola” Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).  Campo Grande-MS, Brasil. E-mail:angelitalealdecastrofonseca@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8594511830440008. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7603-6363.

Djanires Lageano Neto de Jesus, Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Djanires Lageano Neto de Jesus. Professor Doutor. Docente e Membro do Grupo de Pesquisa "Educação Cultura e Diversidade" da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Campo Grande-MS, Brasil. E-mail: netoms@uems.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0080447988753959. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1434-5080.

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Publicado

11/12/2020

Como citar

SILUS, A.; LEAL DE CASTRO FONSECA, A. .; LAGEANO NETO DE JESUS, D. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5336, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5336. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19