Apresentação

V. 10, n. 1, set. 2023.

 

O grupo de pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P do IBICT publica agora o décimo volume da sua revista P2P&Inovação. São 10 anos trabalhando pela demarcação de uma área dentro da Ciência da Informação, numa interface transdisciplinar entre Economia Solidária, Produção Colaborativa, Inovação e Inovação na Ciência da Informação.

Nossa revista nasceu em um "bercinho dourado": quando Michel Bauwens (da P2P Foundation) esteve no Brasil como pesquisador visitante do IBICT, foi oferecida uma disciplina optativa sobre Peer production na Escola de Comunicação da UFRJ. Foram esses "estudantes" que impulsionaram a criação do grupo de pesquisa do IBICT, para dar continuidade à articulação destes pioneiros inovadores.

Na conclusão do curso na ECO os estudantes foram convidados a produzir artigos. Após alguma discussão, decidiu-se publicação destes artigos formando um volume coerente. Esse volume constituiu assim o primeiro número da revista P2P&Inovação.

Cabe destacar a contribuição de autores convidados nos primeiros números da revista para a construção da sua reputação. Entre eles gostaríamos de mencionar e agradecer a colaboração inestimável de Michel Bauwens e dos colegas da P2P Foundation e aos professores da Universidade Humanistica de Utrecht, particularmente Fernando Suárez Muller e Ruud Kaulingfreks.

Na evolução histórica da revista algumas estradas e portas foram se abrindo. Nosso primeiro número especial foi publicado em 2018 em homenagem a Paul Singer, em homenagem ao então recém falecido. Formou-se assim uma produtiva parceria com a Associação Brasileira de Economia Solidária (ABES), mediada pelo amigo e professor da UFSC Armando Lisboa.

Publicamos também os Anais do 2° Fórum Nacional de Informação em Saúde em 2019. O Fórum foi organizado numa parceria entre o IBICT e o ICICT da Fiocruz, a mesma que organizou o 1o Fórum em 2011, que resultou na criação do GT de Informação e Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT.

Em 2020 publicamos um número especial sobre Gestão da Informação, com artigos selecionados pela Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento, focados em Inovação e Empreendedorismo. Em 2021 publicamos um outro número especial sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, organizados pela professores Ana Maria Vasconcelos e Mario Vasconcellos, da Universidade da Amazônia, e Ronaldo Mendes, da Universidade Federal do Pará.

Em 2020 publicamos um número especial da revista sobre desafios e oportunidades na pandemia da Covid-19. A evidência da magnitude e da relevância da área da Informação em Saúde nos estimulou a criar uma revista especializada em Informação em Saúde, a Asklepion. Assim, subtraímos essa área do foco e do escopo da revista P2P&Inovação.

Em 2023 publicamos um segundo número especial dedicado a Paul Singer, organizado em parceria com ABES. Essa publicação ratifica e expressa o compromisso da nossa revista com a solidariedade, a justiça social e a inovação, especialmente aquela direcionada para o desenvolvimento sustentável.

O lançamento regular da revista mostrou que existe sim um público de autores e de leitores interessados nesta área interdisciplinar. O mapa de visitantes da revista evidencia que os nossos leitores estão distribuídos em todos os continentes, em especial nas Américas, na Europa e no Leste da Ásia. Uma contribuição importante para a formação desse público leitor globalizado é o fato de oferecermos versão em HTML dos artigos. Esse formato facilita o uso de tradutores de textos gratuitos na Internet.

Gostaríamos de fechar esta apresentação agradecendo os trabalhadores e os colaboradores da revista. Agradecendo em primeiro lugar a professora Ivana Bentes, da ECO da UFRJ, que colaborou na formação e co-lidera o grupo de pesquisa em Economias Colaborativas e Produção P2P em 2013.

Agradecemos a todos aqueles que colaboram conosco participando do Comitê Editorial da P2P&Inovação. Eles são fundamentais na construção da rede em torno da revista, especialmente de autores. Agradecemos também a todos aqueles que colaboram diretamente na produção da revista, participando da equipe editorial e na revisão dos artigos recebidos.

Finalmente, cabe falar do reconhecimento do trabalho na P2P&Inovação. Formalmente, cabe mencionar a avaliação da Capes que atribuiu ao periódico o estrato A4. É bom parâmetro do que está sendo feito na revista e com a revista.

Boa leitura! Boa aprendizagem!

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2023.

 

Clovis Ricardo Montenegro de Lima

Editor