apresentação

 

A Revista P2P & INOVAÇÃO abre a publicação do seu primeiro número em 2024, que marca uma profunda mudança em sua política editorial. Em primeiro lugar, a revista passa a ser publicada numa parceria entre o grupo de pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT e o NetLab.UFRJ - Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Os dois Grupos de Pesquisa reúnem pesquisadores de todas as áreas das ciências sociais com interesse em discutir as tecnologias digitais, inovações e mudanças sociais. A revista tem agora dois editores: o pesquisador Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, do IBICT, e a professora Rose Marie Santini, da UFRJ, e mudou também a composição do seu Comitê Editorial, que reflete estes novos tempos. A reorganização do Comitê estabelece interações e conexões com pesquisadores de uma ampla e diversa rede de instituições brasileiras e internacionais. 

A Revista passa a ser denominada P2P & INOVAÇÃO - Informação e Plataformas Digitais (P2P & I2PD), e a ter publicação contínua, com as submissões sempre abertas. Após o artigo ser avaliado e aceito, ele é revisado, editorado e publicado.

A revista tem como missão oferecer espaço de apresentação de experiências, reflexão e debate sobre o processo de produção, disseminação e uso de informação em redes peer-to-peer, gestão da informação e governança em plataformas digitais, tendo em vista especialmente as inovações tecnológicas e seus impactos nos âmbitos ambiental, cultural, político e econômico. Além disto, a revista está aberta a temáticas e abordagens teóricas e metodológicas inovadoras sobre as tecnologias digitais e suas consequências sociais, econômicas e ambientais.

A visão editorial da P2P & I2PD se inspira em práticas inovadoras, e pesquisas e publicações internacionais de ponta para delinear um campo de estudo emergente nas ciências sociais que deve crescer reflexivamente à medida que tecnologias e sociedade evoluem.

A P2P & I2PD publica pesquisas originais em todas as áreas das ciências sociais que interagem com questões digitais. As ciências sociais são assim definidas de forma ampla para incluir, entre outras, informação, comunicação, sociologia, ciência de dados, computação, inteligência artificial, educação, estudos de gênero, direito, economia e história.

Entre os temas específicos de interesse estão: políticas de ciência e tecnologia; ciência aberta; políticas e práticas de inovação; propriedade intelectual; tecnologias digitais e inteligência artificial; plataformas digitais; regulação e fiscalização dos usos das tecnologias digitais; direitos humanos e tecnologias digitais; estudos organizacionais inovadores e gestão da informação; economia política da informação e da comunicação; economia solidária; meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Após a sua primeira década de existência, a revista obteve a nota A4 na última avaliação publicada do Qualis Capes. Neste período obtivemos a indexação da revista nas seguintes bases de dados: BRAPCI, Diadorim, DOAJ, Google Acadêmico, Latindex, Migulim e Redib. Ttrabalha-se para que as mudanças nas políticas editoriais viabilizem também a indexação da revista nas grandes bases internacionais. 

As mudanças na revista acontecem em um cenário de crises e oportunidades nacional e internacional: sociais, econômicas e ambientais. No Brasil, o primeiro ano do governo Lula sinaliza a afirmação de direitos sociais, de liberdade política, de redução das desigualdades, de retomada do desenvolvimento econômico e de sustentabilidade ambiental

Neste tempo de mudanças é hora de pensar, pensar racionalmente, fazer escolhas. A publicação da revista quer compor de modo permanente um painel de contribuições para a crítica do que é e a construção do que pode vir a ser. Convidamos os leitores a acompanhar a publicação contínua dos artigos deste número, sabendo que neles encontrarão mais do que material inédito. São trabalhos originais que orientam e estimulam o pensamento crítico, discutindo cenários, conflitos, conceitos e práticas.  

 

Boa leitura!

 

Rio de Janeiro, 03 de janeiro de 2024

 

Clovis Ricardo Montenegro de Lima

Rose Marie Santini

Editores