FERNANDO PRESTES MOTTA

vida, obra e sua influência atual sobre os estudos organizacionais

Sany de Oliveira Santos[1]

Universidade do Grande Rio

sanydeoliveira20@gmail.com

Vanessa Maria Xavier de Oliveira[2]

Universidade do Grande Rio

xaviol1@hotmail.com

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta[3]

Universidade do Grande Rio

anacarolinadegouvea@gmail.com

______________________________

Resumo

O presente trabalho busca apresentar um breve resumo acerca da vida do renomado autor Fernando Claudio Prestes Motta, além de abordar a sua produção científica e a sua contribuição para o estudo da Teoria das Organizações. Para isso, foram trazidos nomes de alguns autores que influenciaram Prestes Motta, bem como comentadas opiniões de autores brasileiros a respeito desse importante acadêmico, o qual foi considerado um dos maiores nomes da administração brasileira. Para construção do trabalho e considerações a respeito da relevância atual de sua obra na área de Administração, a metodologia utilizada foi revisão de literatura, bem como a busca pelo termo “Prestes Motta” em artigos da plataforma SPELL, considerando o aparecimento do termo descritor no título do documento, no resumo, nas palavras-chaves ou como autor citado. Ao final da busca, o foco recaiu sobre a evolução das citações a respeito de Prestes Motta ao longo dos anos de 2017 a 2021 em artigos presentes no indexador SPELL. Assim, foi elaborado gráfico como forma de demonstrar a evolução de quantidade de citações do autor durante o período.

Palavras-chave: revisão sistemática; Fernando C. Prestes Motta; estudos organizacionais.

FERNANDO PRESTES MOTTA

life, work and its current influence on organizational studies

 

Abstract

This work presents a brief summary of the life of the renowned author Fernando Claudio Prestes Motta, in addition to addressing his scientific production and his contribution to the study of Organization Theory. To this end, the names of some authors who influenced Prestes Motta were brought up, as well as comments from Brazilian authors regarding this important academic, who was considered one of the biggest names in Brazilian administration. To construct the work and consider the current relevance of his work in the area of Administration, the methodology used was a literature review, as well as the search for the term “Prestes Motta” in articles on the SPELL platform, considering the appearance of the descriptor term in the title of the document, in the abstract, in the keywords or as the cited author. At the end of the search, the focus was on the evolution of citations regarding Prestes Motta over the years 2017 to 2021 in articles present in the SPELL indexer. Therefore, a graph was created as a way of demonstrating the evolution of the author's number of citations during the period.

Keywords: systematic review; Fernando C. Prestes Motta; organizational studies.

FERNANDO PRESTES MOTTA

la vida, el trabajo y su influencia actual en los estudios organizacionales.

Resumen

Este trabajo busca presentar un breve resumen de la vida del reconocido autor Fernando Claudio Prestes Motta, además de abordar su producción científica y su aporte al estudio de la Teoría de las Organizaciones. Para ello, se mencionaron los nombres de algunos autores que influyeron en Prestes Motta, así como comentarios de autores brasileños sobre este importante académico, considerado uno de los nombres más importantes de la administración brasileña. Para construir el trabajo y considerar la relevancia actual de su trabajo en el área de la Administración, la metodología utilizada fue la revisión de la literatura, así como la búsqueda del término “Prestes Motta” en artículos de la plataforma SPELL, considerando la aparición del término descriptor en el título del documento, en el resumen, en las palabras clave o como autor citado. Al final de la búsqueda, la atención se centró en la evolución de las citas sobre Prestes Motta durante los años 2017 a 2021 en artículos presentes en el indexador SPELL. Por ello, se creó un gráfico como forma de demostrar la evolución del número de citas del autor durante el período.

Palabras clave: revisión sistemática; Fernando C. Prestes Motta; estudios organizacionales.

 

1 Introdução

O objetivo deste trabalho é realizar um breve resumo da vida e obra de um dos mais conceituados acadêmicos da área de Administração do contexto brasileiro: Fernando Claudio Prestes Motta. A sua obra sofreu influências de diversas áreas além da Administração, como a Sociologia e a Psicanálise. Autor e professor de inigualável contribuição para o estudo administrativo, chegou a ser classificado como “sociólogo das organizações” por seu esforço e por sua dedicação em buscar compreender a realidade organizacional e cultural brasileira por meio de sua produção a respeito da Teoria das Organizações. Ainda como objetivos, também buscou-se discutir brevemente acerca da produção científica de Prestes Motta e a sua contribuição para os estudos organizacionais. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliométrica por meio de buscas realizadas no indexador SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library).

Os resultados indicam que a sua contribuição acadêmica esteve ligada a questões como autogestão e críticas à burocracia, ao poder nas organizações, com inserção de ideais marxistas, weberianas e, também, ideias oriundas da Escola de Frankfurt, sem esquecer da influência de teóricos como Jung e Foucault.

Prestes Motta foi, sem dúvida, um dos grandes pensadores brasileiros responsáveis pelo desenvolvimento do estudo da Teoria das Organizações. O seu papel e contextos históricos são, sucintamente, tratados a seguir.

 

2 Fundamentação teórica

2.1 Vida pessoal e formação acadêmica

Fernando Claudio Prestes Motta foi escritor, acadêmico e professor na área de Administração, tendo sido responsável por extensa publicação da qual fazem parte artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, publicações em eventos e outros. A sua produção abrangeu o período de 1967 a 2002.

Nascido em São Paulo no ano de 1945, oriundo de família de classe média paulista, filho de comerciante, era o mais novo de três filhos. A sua formação acadêmica ocorreu na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, onde cursou graduação em Administração de Empresas em 1967, mestrado em Administração de Empresas em 1969 e doutorado em Administração de Empresas em 1980. Além disso, a sua formação incluiu passagens pela Universidade de Cornell nos EUA, em 1969, e Institut International d’Administration Publique, na França, em 1973.Também frequentou cursos na Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne) e foi filiado ao Centre International de Coordination des Recherches sur l’Autogestion. Foi docente na EAESP, no Departamento de Administração e docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e na Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além da docência e da pesquisa, exerceu outras atividades como participação no Conselho Editorial da RAUSP, foi Consultor do CNPQ, entre outras atividades (BIOGRAFIA, 2024; CURRÍCULO, 2024).

Fernando C. Prestes Motta foi, inicialmente, influenciado por sua irmã Vera, psicanalista, apresentando em suas obras conhecimentos oriundos da psicanálise. Era cunhado e ex-aluno do escritor, ex-ministro e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser Pereira, o qual, inclusive, escreveu sobre Prestes Motta em 2003, texto no qual o definiu como um dos mais ilustres professores da FGV e um dos intelectuais mais significativos do Brasil. Bresser-Pereira (2003, p. 116) define Prestes Motta como “[...] alguém que vem procurando sistematicamente compreender o Brasil, suas organizações e a cultura que as ilumina.”

Fernando C. Prestes Motta faleceu em 2003. Em 2013, recebeu o título de Professor Emérito da Fundação Getúlio Vargas.

 

2.2 Obra e contexto histórico

De acordo com Bresser-Pereira (2003), Prestes Motta foi crítico da heterogestão tecnoburocrática, tendo sugerido como saída a autogestão. Seria, portanto, a coparticipação, tratada em seu livro de 1982 – “Participação e cogestão –, uma direção em prol da autogestão” – “[...] na medida em que os trabalhadores ganhassem gradualmente consciência política e competência técnica” (Bresser-Pereira, 2003, p. 116). Em 1986, foi lançada a tese de livre-docência da USP intitulada “Organização e poder”, em que Prestes Motta analisa a questão da burocracia pela ótica de dominação caracterizadamente despótica. Bresser-Pereira (2003) define a visão de burocracia de Prestes Motta como eminentemente crítica, mas aponta que, após o livro de 1986, o autor voltou-se ao estudo da cultura organizacional pela ótica da identidade brasileira, além de desenvolver estudos de cunho mais geral baseados em Psicanálise e Sociologia como base para buscar entender as organizações e a sociedade.

Segnini e Alcadipani (2014, p. 341) defendem que “a relevância do pensamento de Prestes Motta está na sua singular contribuição à análise sociológica das organizações, [...]”, uma vez que Prestes Motta se propôs a explorar tal campo de conhecimento em fase histórica na qual não existia interesse pelo desenvolvimento do chamado pelos autores como “desencantamento” em questões organizacionais.

Importante fato trazido por Segnini e Alcadipani (2014) é que Prestes Motta buscava abordar o contexto histórico dos assuntos sobre os quais tratava, sem esquecer de recuperar a respeito do cerne das questões discutidas, de maneira que tal formato analítico duplo é empegado em toda a sua trajetória. Os autores citam que o livro “Teoria Geral da Administração: uma Introdução”, lançado em 1974, já trazia a perspectiva histórica e sociológica, assim como no livro de 1986 “Teoria das Organizações: Evolução e Crítica”. No livro “Empresários e Hegemonia Política”, de 1979, há reafirmação da análise dupla característica de Prestes Motta, além de apresentar viés crítico de cunho marxista, estabelecendo diálogo com autores como “[...] Marx, Gramsci, Florestan Fernandes, Francisco de Oliveira, Caio Prado Júnior e outros historiadores e sociólogos, numa perspectiva crítica” (Segnini; Alcadipani, 2014, p. 342).

Os autores defendem que o livro de 1982 “Participação e cogestão: novas formas de administração” representa dimensão humanista e que o livro “Burocracia e Autogestão”, de 1980, observa as proposições de Proudhon. De acordo com Segnini e Alcadipani (2014, p 343.): “no século XX, analisa criticamente várias experiências de participação [...] na tentativa de participar de todos os níveis da vida social e econômica, nas empresas e no Estado.” Por fim, no interesse de aprofundamento de análises das organizações, da burocracia ou da autogestão, Prestes Motta passa a investigar campos de estudo como Psicologia Analítica de Carl Jung e da Psicanálise de Freud. “A contribuição de Prestes Motta deu-se não apenas em livros e textos acadêmicos, mas também em resenhas e comentários de obras nacionais e estrangeiras, sobretudo nas línguas francesa e inglesa” (Segnini; Alcadipani, 2014, p. 343). De acordo com Segnini e Alcadipani (2014), Prestes Motta argumenta contrariamente a um pensamento organizacional gerencialista em prol da defesa de um panorama mais reflexivo acerca da realidade organizacional. Em sua crítica à ideologia das empresas, o autor tratou a respeito da questão do modelo japonês do início dos anos 1980, comparando-o com o sistema fordista, em razão do autoritarismo e da opressão, sem esquecer também de abordar criticamente o Toyotismo partindo do ponto de vista da defesa do indivíduo. Seus últimos trabalhos, além de serem regidos por influência de clássicos da Sociologia, passam também a contar com contribuições sobre a psiquê humana advindas da Psicossociologia e da Psicanálise.

Na interpretação de Freitas (2014, p. 335), Prestes Motta foi capaz de dar sentido à multidisciplinaridade do campo de estudos organizacionais a partir de uma visão das organizações “como espaço plural (econômico, social, cultural, político, psíquico, simbólico etc.)” por meio da ótica da visão do humano. Freitas (2014) enaltece o trabalho de Prestes Motta dizendo o seguinte:

O seu caminho foi pautá-lo pelo olhar nas organizações simultaneamente ao olhar nas sociedades, e não estabeleceu nenhuma exclusão, tendo analisado as organizações nas sociedades capitalista, socialista, comunista, anarquista, burocrática e tecno burocrática (Freitas, 2014, p. 334).

2.3 Influências

Suas influências e seus interesses incluíam Maximilian Karl Emil Weber, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, Max Horkheimer, Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno, Walter Benedix Schönflies Benjamin, Michel Foucault, Jacques-Marie Émile Lacan, Cornelius Castoriadis, Felix Guattari, Pierre-Joseph Proudhon.

De acordo com Segnini e Alcadipani (2014), com relação ao tema Organizações e Poder, Motta foi influenciado, no final dos anos 70, pelos autores Presthus e Whyte and William. E no que diz respeito ao tema Relações de Poder, Motta se pautou em obras de Michel Foucault, Pagés, Bonetti e Gaulejac, Freud e Eugène Henriquez.

Com relação à influência de Maurício Tragtenberg, cientista social, pesquisador, jornalista, e ex-professor de Prestes Motta, o autor escreveu, em 2001, um artigo intitulado: “Mauricio Tragtemberg- Desvendando Ideologias”, em que diz que:

É muito difícil indicar as influências de Maurício em minha obra. Às vezes, a influência parece muito forte, outras vezes, quase nenhuma. Frequentemente, começávamos a nos interessar por um determinado tema, sem que tivéssemos nenhum contato prévio. No entanto, existe uma marca indiscutível de sua influência na maioria dos meus trabalhos – que varia de intensidade, mas que está sempre presente. Felizmente posso dizer que a marca mais intensa está no livro que mais aprecio, intitulado Organização e poder: empresa, Estado e escola” (Motta, 2001, p. 65).

2.4 Impacto de Prestes Motta nos Estudos Organizacionais

Segnini e Alcadipani (2014, p. 341) relembram a importância de Prestes Motta ao comentar sobre a falta que autores como ele fazem “[...] na complexa tarefa de compreender o presente.” Os autores em questão descrevem a relevância de Prestes Motta ao apontar a sua especial trajetória baseada em análises e opiniões sobre temáticas as quais poucos outros autores da época possuíam interesse em explorar. Segnini e Alcadipani (2014) consideram que a questão do poder nas organizações, além de clássico do campo de estudo administrativo, também pode ser vista como um dos principais objetos de análise da obra de Prestes Motta. Ainda, os autores defendem que a obra de Motta significou posicionamento analítico baseado em trabalhos os quais eram orientados a trazer à tona os princípios e a concepção dos assuntos discutidos, sem esquecer da contextualização histórica dos assuntos abordados.

 Ainda, de acordo com Segnini e Alcadipani (2014), no trabalho de 1979 de Prestes Motta, intitulado como “Empresários e Hegemonia Política”, é realizada uma análise dos rumos da burguesia, por meio da qual é estabelecido diálogo com autores de viés marxista. A análise da burocracia, por parte de Motta, possui significado fundamental na interpretação da construção de poder e, portanto, há diálogo com autores da Sociologia, como Max Weber, além de criação de comunicação de cunho reflexiva e crítica com outros autores e segmentos do conhecimento. São destacados, também, assuntos relacionados a diferentes perspectivas, de cunho social, político ou econômico.

Já Freitas (2014) afirma que Prestes Motta lecionou disciplinas voltadas para os estudos organizacionais na EAESP/FGV em cursos de graduação e pós-graduação, além de sua passagem pela Faculdade de Educação da USP. Freitas (2014) o define como autor de vasta obra: desde livros a artigos, além de ter realizado diversas orientações de dissertações e teses.

De autoria de Maria Ester de Freitas, o artigo intitulado: “Tributo a Fernando C. Prestes Motta: um Acadêmico e sua Obra Docente”, de 2014, apresenta-se como importante homenagem que buscou recordar a carreira de Prestes Motta em programas de pós-graduação em Administração stricto sensu, ministrados entre 1978 e 2003, na EAESP/FGV. O artigo teve como objetivo buscar identificar quais fontes bibliográficas mais usadas por Prestes Motta e a sua relação com a visão do mundo organizacional.

Essa importante pesquisa realizada por Freitas (2014) fundamentou-se na divisão do conteúdo em áreas e principais autores que baseavam Motta a partir das temáticas: Funcionalista, Sociológica, Política, Crítica, Antropológica, Simbólica e Psicanalítica. Freitas (2014) entende o estudo das Teorias das organizações como campo heterogêneo e vasto de forma que se torna difícil que sejam encontrados pesquisadores que dominem a diversidade típica do tema de forma a explicar de maneira única e concisa essa pluralidade, assim como foi capaz de realizar Prestes Motta. A autora salienta que Motta foi autor apto na produção de análise de diferentes organizações as quais estavam inseridas em realidades diversas, como em contextos capitalista, socialista, comunista, anarquista, burocrática ou tecnoburocrática, além de ter enxergado as organizações como produções humanas, em que as pessoas teriam capacidade de se colocar como agentes de ação e de mudanças, o que demonstra o brilhantismo e a importância da obra do referido autor.

 

2.5 Desenvolvimento do tema

O estudo consistiu em uma busca pelo nome de Prestes Motta como forma de analisar a relevância de sua obra para produções acadêmicas em Administração ao longo do tempo. Artigos nos quais houvesse menção ao autor no título do documento, no resumo, na palavra-chave ou autor citado em escritos da área de Administração foram o foco da pesquisa.

A busca foi realizada na Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), que consiste em um sistema de indexação de artigos e periódicos, especialmente da área de Administração e que, atualmente, conta com mais de 60 mil documentos disponibilizados gratuitamente.

A primeira busca no site SPELL considerou o termo “Prestes Motta” no título de documentos e, dessa forma, foram obtidos 6 resultados. Dos 6 artigos encontrados, havia um que foi publicado em 2007 e republicado em 2013, de maneira que, no total, foram 5 artigos diferentes com Prestes Motta no título.

O quadro a seguir lista, resumidamente, os artigos encontrados e as respectivas características.

Quadro 1 – Resumo de pesquisa na base SPELL pelo nome Prestes Motta no título do documento

Autor(es)

Tipo de documento

Publicado em (Fonte) 

Título

Ano

Maria Ester de Freitas

Artigo

Revista de Administração de Empresas

Tributo a Fernando Prestes Motta: um acadêmico e sua obra docente

2014

Liliana Segnini; Rafael Alcadipani.

Artigo

Revista de Administração de Empresas

Poder e resistência nas organizações: a propósito das contribuições de Fernando C. Prestes Motta

2014

Sidinei Rocha de Oliveira; Carolina da Silva Ferreira.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

2013

Sidinei Rocha de Oliveira; Carolina da Silva Ferreira.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

2007

Ana Paula Paes de Paula

Artigo

Organizações & Sociedade

Fernando C. Prestes Motta: em busca de uma abordagem psicanalítica das organizações

2005

Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Artigo

Revista de Administração de Empresas

O sociólogo das organizações: Fernando C. Prestes Motta

2003

Fonte: elaborado pelas autoras a partir de pesquisa na base SPELL

A segunda busca, também realizada na SPELL, englobou pesquisa em que o termo descritor Prestes Motta apareceu no resumo dos documentos. Foram encontrados 8 documentos, sendo todos do tipo artigo. Desses artigos, o intitulado “Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta” foi publicado duas vezes, em 2007 e 2013, como já relatado anteriormente. A pesquisa teve, entre seus resultados, 4 artigos os quais já haviam sido encontrados na busca anterior que, por sua vez, considerava o título do documento. As características dos resultados da busca estão apresentadas a seguir.

Quadro 2 –Resumo de pesquisa na base SPELL pelo nome Prestes Motta no resumo do documento

Autor(es)

Tipo de documento

Publicado em (Fonte)

Título

Ano

André Luis Marra do Amorim; Camila Bruning.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

A influência de Maurício Tragtenberg na obra da primeira geração de pesquisadores nos Estudos Organizacionais críticos brasileiros

2015

Marcos Júnior de Moura Paula; Deise Luiza da Silva Ferraz.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Silêncio organizacional: introdução e crítica

2015

Maria Ester de Freitas.

Artigo

Revista de Administração de Empresas

Tributo a Fernando Prestes Motta: um acadêmico e sua obra docente

2014

Liliana Segnini, Rafael Alcadipani.

Artigo

Revista de Administração de Empresas

Poder e resistência nas organizações: a propósito das contribuições de Fernando C. Prestes Motta

2014

Sidinei Rocha de Oliveira; Carolina da Silva Ferreira.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

2013

José Henrique de Faria, Francis Kanashiro Meneghetti.

Artigo

Revista de Administração de Empresas

Burocracia como organização, poder e controle

2011

Sidinei Rocha de Oliveira, Carolina da Silva Ferreira.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

2007

Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Artigo

Revista de Administração de Empresas

O sociólogo das organizações: Fernando C. Prestes Motta

2003

André Luis Marra do Amorim; Camila Bruning.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

A influência de Maurício Tragtenberg na obra da primeira geração de pesquisadores nos Estudos Organizacionais críticos brasileiros

2015

Marcos Júnior de Moura Paula; Deise Luiza da Silva Ferraz.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Silêncio organizacional: introdução e crítica

2015

Fonte: Elaborado pelas autoras a partir de pesquisa na base SPELL

Com relação à busca que considerou o aparecimento do descritor Prestes Motta como palavra-chave na base de indexação SPELL, foi encontrado 1 artigo, que, por sua vez, foi publicado em dois momentos: 2007 e 2013, e já havia aparecido nas buscas anteriores.

Quadro 3 – Resumo de pesquisa na base SPELL pelo nome Prestes Motta como palavra-chave do documento

Autor(es)

Tipo de documento

Publicado em (Fonte) 

Título

Ano

Sidinei Rocha de Oliveira, Carolina da Silva Ferreira.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

2007

Sidinei Rocha de Oliveira, Carolina da Silva Ferreira.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

2013

Sidinei Rocha de Oliveira, Carolina da Silva Ferreira.

Artigo

Cadernos EBAPE.BR

Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

2007

Fonte: Elaborado pelas autoras a partir de pesquisa na base SPELL

Em relação à pesquisa, na SPELL, acerca de Prestes Motta como autor citado e sem especificar ano da publicação, o resultado foi de 136 documentos, sendo todos do tipo artigo e pertencentes ao filtro de área de conhecimento Administração. Quando é realizada pesquisa com os mesmos parâmetros, porém, com filtro do período de publicação compreendido entre os anos de 2021, 2020, 2019, 2018 e 2017, o número total de artigos é de 59. Com relação ao foco em publicações que apresentavam citação de obras de Prestes Motta no indexador SPELL, no período de 2017, foram encontrados 11 artigos; em 2018, foram 9 artigos; em 2019, foram 13 artigos; em 2020, foram 14 artigos e, em 2021, foram encontrados 12 artigos.

Com a finalidade de facilitar a visualização e o entendimento sobre a evolução de Prestes Motta como autor citado durante o período pesquisado (2017, 2018, 2019, 2020 e 2021), foi elaborado o gráfico a seguir, conforme a quantidade de artigos que foram coletados por meio da busca na SPELL:

 

 

 

 

 

 

Gráfico 1- Evolução das citações de prestes Motta em artigos da base SPELL ao longo dos anos de 2017 a 2021

Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Elaborado pelas autoras a partir de pesquisa na base SPELL.

A partir da pesquisa realizada por meio do levantamento feito acerca do autor Prestes Motta é notável que uma significativa produção científica é encontrada, podendo este autor ser considerado um importante expoente contributivo na elaboração de artigos e publicações em Administração e organizações. Os mais diversos temas sobre administração e gestão das organizações foram contemplados nos artigos verificados, de forma que se pode perceber a pluralidade da obra deixada por Prestes Motta.

 A importância da obra de Prestes Motta reside no fato de tal autor ter sido um pensador que enxergou criticamente as organizações de forma analítica e fora do padrão gerencialista que se tornou quase unanimidade em estudos organizacionais. O seu trabalho é altamente relevante e expressivo, pois foi responsável por ser um dos principais nomes a embasar o pensamento crítico das organizações no contexto brasileiro, em oposição às abordagens puramente instrumentais norte-americanas. Prestes Motta significou uma fuga do pragmatismo do campo administrativo em busca de reflexão com focos diferentes ao longo do tempo, mas sem perder a ligação e o embasamento em obras de cunho sociológico e a interdisciplinaridade típica de sua obra.

 

 

 

3 Considerações finais

Espera-se que no futuro sejam realizadas maior número de pesquisas que considerem a relação de Prestes Motta e outros aspectos de sua obra em escritos no campo de Administração, por exemplo, pesquisas que cruzem quais assuntos mais abordados em publicações que possuam referência a Prestes Motta no título do documento, no resumo, na palavra-chave ou como autor citado. Além disso, em futuros trabalhos podem ser explorados quais principais autores que utilizaram a obra de Prestes Motta como referência para a construção de seus artigos durante os últimos anos, além da utilização de outras fontes de pesquisa além da SPELL.

REFERÊNCIAS

BIOGRAFIA Fernando C. Prestes Motta. FPM, [s. l.]. 2024. Disponível em: http://www.fernandoprestesmotta.com.br/?pg=biografia. Acesso em: 22 out 2022.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O sociólogo das organizações: Fernando C. Prestes Motta. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 43, n. 2: 116–118, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000200009. Acesso em: 21 jul. 2024.

CURRÍCULO profissional. FPM, [s. l.].  2024. Disponível em: http://www.fernandoprestesmotta.com.br/?pg=curriculo.Acesso em: 25 out. 2022.

FREITAS, M. E. de. Tributo a Fernando Prestes Motta: um acadêmico e sua obra docente. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 54, n. 3, p. 332–340, 2014. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/23316. Acesso em: 22 out. 2022.

MOTTA, F. C. P. Maurício Tragtenberg: desvendando ideologias. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 64–68, 2001. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37740. Acesso em: 22 out. 2022.

SEGNINI, L.; ALCADIPANI, R. Poder e resistência nas organizações: a propósito das contribuições de Fernando C. Prestes Motta. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 54, n. 3: 341-347, 2014.

 



[1] Bacharel em administração pela Universidade do Grande Rio e atualmente Mestranda em Administração pela Universidade do Grande Rio. Servidora pública federal em área administrativa.

[2] Mestranda em Administração de Empresas, por Unigranrio, bolsista CAPES, período de 2022/2024. Administradora de Empresas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atualmente, ocupa o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia na especialidade de Administradora de Recursos Humanos na Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.

[3] Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).