Inovação na Educação
um olhar para os estilos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p23-37Palavras-chave:
Estilos de aprendizagem, Avaliação, Ambiente educacional, Inovação, ConhecimentoResumo
Este estudo compara os resultados obtidos na aplicação de questionário sobre estilos de aprendizagem com achados da literatura, e correlaciona com as estratégias de ensino. Utilizamos os estudos obtidos na revisão realizada por Canto e Bastos (2019); aplicamos um questionário VAK (visual, auditory, kinesthetic) em 110 docentes-estudantes de uma pós-graduação e, na sequência, em 756 estudantes de diferentes modalidades; e comparamos os resultados obtidos. Dos 10 artigos selecionados, utilizaram instrumento de avaliação e focaram no padrão VAK, ou no VARK (incluindo aural-Read), no qual em 70% deles a preferência foi pelos estilos visual e cinestésico. Nesse estudo, 95% dos docentes-estudantes avaliados, e 80% nos demais estudantes, também demonstraram preferência pelos estilos visual e cinestésico. Concluímos que os estilos de aprendizagem permitem aos alunos identificar pontos fortes e fraquezas ao aprender, e aos professores definir as suas metas e estratégias de ensino para que consigam projetar atividades centradas no aluno.
Downloads
Referências
ALKOOHEJI, L.; AL-HATTAMI, A. Learning Style Preferences among College Students. International Education Studies, v. 11, n. 10, p. 50-63, 2018.
ALRABAH, S.; WU, S.-H.; ALOTAIBI, A. M. The Learning Styles and Multiple Intelligences of EFL College Students in Kuwait. International Education Studies, v. 11, n. 3, p. 38-47, 2018.
AYCAN, K. Discovering Learning Style with Active Music Education Practices. Cypriot Journal of Educational Sciences, v. 13, n. 4, p. 562-576, 2018.
BOSMAN, A.; SCHULZE, S. Learning Style Preferences and Mathematics Achievement of Secondary School Learners. South African Journal of Education, v. 38, n. 1, 2018.
CANTO, C. A. R. DE L.; BASTOS, R. C. Avaliação dos estilos de aprendizagem em universitários: uma revisão sistemática, Knowledge and Learning Governance for Innovation, ICKM/SUCEG, Anais, 2019. [no prelo].
CAMPOS, F. R. Inovação ou renovação educacional? Dilemas, controvérsias e o futuro da escolarização. In: CAMPOS, F. R.; BLIKSTEIN, P. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre, RS: Penso, 2019.
DELORS, J. (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012.
DINCOL-OZGUR, S. Effect of Learning Styles on Prospective Teachers' Self-Regulated Learning Skills. Cypriot Journal of Educational Sciences, v. 13, n. 4, p. 521-528, 2018.
DUNN, R.; DUNN, K. Ensinando alunos através de seus estilos individuais de aprendizagem. Reston, VA: Reston, 1978.
ELBAN, M. Learning Styles as the Predictor of Academic Success of the Pre-Service History Teachers. European Journal of Educational Research, v. 7, n. 3, p. 659-665, 2018.
FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. K. Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Journal of Engineering Education, v. 78, n. 7, p. 674-681, 1988.
FLEMING, N.D.; MILLS, C. Not Another Inventory, Rather a Catalyst for Reflection. To Improve the Academy, v. 11, p. 137-155, 1992.
FLEMING, N. D. Teaching and learning styles: VARK strategies. Christchurch, New Zealand: N. D. Fleming, 2001.
FLEMING, N; BAUME, D. Learning styles again: VARKing up the right tree! Educational Developments, SEDA Ltd, p. 4-7, Nov. 2006.
GREGORC, A F. Estilos de aprendizagem/ensino: Potentes forças por trás deles. Liderança Educacional, v. 5, p. 234-237, 1979.
GULNAZ, F.; FAROOQ, M. U.; ALI, S. Learning Styles: Preferred Learning Choices and Behaviors of Saudi Male and Female EFL Learners. Journal of Education and Educational Development, v. 5, n. 2, p. 60-77, 2018.
GÜNES, M. H. Learning Styles of the Students of Biology Department and Prospective Biology Teachers in Turkey and Their Relationship with Some Demographic Variables. Universal Journal of Educational Research, v. 6, n. 3, p. 366-377, 2018.
HUANG, F.; HOI, C. K. W.; TEO, T. The Influence of Learning Style on English Learning Achievement among Undergraduates in Mainland China. Journal of Psycholinguistic Research, v. 47, n. 5, p. 1069-1084, 2018.
KOLB, D. On management and the learning process. Working paper Sloan School of Management, Cambridge, 70p., 1973.
KOLB, D. Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1984.
KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Experiential Learning Theory as a Guide for Experiential Educators in Higher Education. A Journal for Engaged Educators, v. 1, n. 1, p. 7-44, 2017.
MEHAY, R. Honey & Mumford Learning Styles & VAK model. Bradford. 2010. Disponível em: http://www.essentialgptrainingbook.com/resources/chapter_10. Acesso em dezembro de 2019.
MENDES, A. G. L. M.; BOTTENTUI JUNIOR, J. B. Revisão Sistemática da Literatura (RSL) das Teses e Dissertações produzidas acerca dos estilos de aprendizagem. Revista EducaOnline, v. 9, n. 2, mai/ago, 2015.
NUNAN, D. Taking control autonomy in language learning. Hong Kong: Hong Kong Universtiy Press. 1996. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=pTHxAQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA13&dq=david+nunan+(1996). Acesso em dezembro 2019.
ORTIZ, J. V. El conocimiento de los estilos de aprendizaje como medida de atención a la diversidad y sus implicaciones educativas en educación infantil. Revista Digital Enfoques Educativos, nº 75, p. 85-94, Mar. 2011.
SANTOS, C. A. DOS; BACINELLO, E.; HEIN, N. Fatores discriminantes dos estilos de aprendizagem dos acadêmicos de ciências contábeis. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 22, n. 3, 2017.
SILVA, G. DO O. L.; WECHSLER, S. M. Estilos de aprendizagem: análise de produção científica brasileira. Revista Estilos de Aprendizaje, v. 5, n. 3, Abril, 2010.
ÜNSAL, G. A Study on the Importance of Learning Styles in Foreign Language Teaching. Journal of Languages' Education and Teaching, v. 6, n. 2, p. 184-191, 2018.
VILLAVICENCIO, L. M. El aprendizaje autónomo en la educación a distancia. 2004. Primer Congreso Virtual Latinoamericano de Educación a Distancia. Disponível em: LatinEduca2004.com, acesso em dezembro/2019.
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.