O papel da informação nos indicadores de desempenho e nos processos organizacionais

Autores

  • Eduardo Felipe dos Santos Curvelo UNIRIO
  • Antonio Rodrigues de Andrade UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2022v8n2.p92-108

Palavras-chave:

gestão por processos, indicadores de desempenho, informação

Resumo

A Gestão por Processos é uma abordagem que possibilita as organizações a alcançarem seus objetivos com maior eficiência e qualidade, pois traz o pensamento de que as entregas de um setor interferem diretamente nas de outro e isso, no final, pode ser benéfico ou não para a empresa. Associá-la aos Indicadores de Desemprenho auxilia a identificar o nível de eficiência de um processo, possibilitando sua melhoria. Porém, a base da Gestão por Processos e dos Indicadores é a informação. Este trabalho visa descrever os Indicadores de Desempenho, definir a Gestão por Processos e elucidar o papel da informação nessas ferramentas.

Biografia do autor

Eduardo Felipe dos Santos Curvelo, UNIRIO

Especialista em Qualidade e Gestão de Processos (UCP) e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Antonio Rodrigues de Andrade, UNIRIO

Pós-Doutorado em Administração pela Universidade do Porto (FEP) e em Ciência da Informação pela UFRJ (IBICT), Doutor em Engenharia de Transportes pela UFRJ (COPPE) e mestre em Ciência da Informação pela UFRJ (IBICT).

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Publicado

29/03/2022

Como citar

CURVELO, E. F. dos S.; ANDRADE, A. R. de . O papel da informação nos indicadores de desempenho e nos processos organizacionais. P2P E INOVAÇÃO, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 92–108, 2022. DOI: 10.21721/p2p.2022v8n2.p92-108. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5881. Acesso em: 26 set. 2022.

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