Sistemas de apoio à decisão

uma melhoria crescente em uma empresa do setor elétrico nacional

Autores

  • Emiliano Carlos Serpa Castor Universidade Santa Úrsula (USU) e Instituto Infnet https://orcid.org/0000-0003-2976-7048
  • Adriana Lopes Fernandes ISCTE – IUL, Lisboa, Portugal
  • Marconi Martins de Laia Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais de Belo Horizonte (IBMEC BH)
  • Lucas Moura Bret de Menezes Universidade Santa Úrsula (USU)
  • Matheus Corrêa Amorim Universidade Santa Úrsula (USU) https://orcid.org/0000-0002-3986-715X

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2022v9n1.p184-205

Palavras-chave:

gestão tecnológica, administração da informação, sistemas de apoio à decisão, SAD

Resumo

A função do Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é compilar informações de todos os setores e apresentar uma forma organizada, resumida e direta das informações corporativas, com o intuito de auxiliar, agilizar e maximizar a tomada de decisão dos gestores e colaboradores. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as evoluções dos SADs ocorridas no período de dez anos na empresa ELETROBRAS. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de campo, sendo os dados coletados em documentos fornecidos pela empresa, no sítio eletrônico oficial e por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que a ELETROBRAS passou por uma grande transformação ao iniciar um processo de unificação de todos os seus SADs por meio da implementação de um ERP (Enterprise Resource Planning), que passou a ser o maior insumo das informações corporativas ao sistema de apoio à decisão. Essa evolução foi necessária e fundamental para a integração das informações das empresas que fazem parte do grupo ELETROBRAS, melhorar o processo de tomada de decisão e para obter maior confiabilidade dos acionistas.  Foi possível ainda verificar que, apesar dos aspectos negativos apontados pelos entrevistados, os benefícios da concretização dessa implantação se sobrepuseram aos desafios.

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Biografia do autor

Emiliano Carlos Serpa Castor, Universidade Santa Úrsula (USU) e Instituto Infnet

Mestre em Gestão do Trabalho (USU, 2017).

Adriana Lopes Fernandes, ISCTE – IUL, Lisboa, Portugal

Doutora  em  Ciências  e  Tecnologias  da  Informação (ISCTE-IUL, 2018), Lisboa, Portugal.

Marconi Martins de Laia, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais de Belo Horizonte (IBMEC BH)

Doutor em Ciência da Informação (UFMG, 2009).

Lucas Moura Bret de Menezes, Universidade Santa Úrsula (USU)

Graduado em Administração (USU, 2020).

Matheus Corrêa Amorim, Universidade Santa Úrsula (USU)

Graduado em Administração (USU, 2020).

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Publicado

29/09/2022

Como citar

CASTOR, E. C. S.; FERNANDES, A. L.; LAIA, M. M. de; MENEZES, L. M. B. de; AMORIM, M. C. Sistemas de apoio à decisão: uma melhoria crescente em uma empresa do setor elétrico nacional. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 184–205, 2022. DOI: 10.21721/p2p.2022v9n1.p184-205. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6037. Acesso em: 25 abr. 2024.

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