A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) NO ESTADO DE ALAGOAS

análise dos benefícios para uma gestão eficiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p256-273

Palavras-chave:

Sistema Eletrônico de Informações, SEI, Gestão Pública, Eficiência

Resumo

Tendo a eficiência como tema transversal, este artigo apresenta o contexto gerencial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desde seu desenvolvimento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) até sua implantação em Alagoas, especificamente nos órgãos do poder executivo da administração direta e indireta, tendo a SEPLAG/AL como Órgão Gestor e o ITEC/AL como Órgão Técnico. Com base nisso, são apresentadas as principais funcionalidades e interface do sistema a fim de verificar os possíveis benefícios oriundos da sua implementação para promoção da eficiência, em especial para os órgãos do executivo em Alagoas. Para isso, é realizada pesquisa que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa, apoiada pelo método indutivo, bem como a abordagem explicativa, baseada na análise documental e levantamento de dados. A partir desse panorama, percebe-se que a rastreabilidade, a segurança, a economia e a facilidade de uso se apresentam como os principais aspectos do sistema levando em consideração o estágio de sua implementação no ambiente analisado. Isso se dá pelo fato da implantação do SEI ser feita por meio de módulos e, por isso, algumas funcionalidades do SEI não estão disponíveis tendo em vista seu status de sua implementação no Poder Executivo do Estado de Alagoas. Ademais, esses pontos levantados, denotados como vantagens, decorrem da implantação do SEI em Alagoas e apresentam relação com o estímulo à eficiência na gestão pública. 

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Biografia do autor

Paulo Ricardo Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Especialista em Gestão da Qualidade na Administração Pública - UNEAL. Especialista em Direito Administrativo na Faculdade Campos Elíseos - FCE. Pós-graduando em Gestão de Pessoas pela Faculdade Campos Elíseos - FCE. Graduando em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Assessor administrativo na Defensoria Pública do Estado de Alagoas - DPEAL. Membro da comissão de Planejamento Estratégico - Conselho Regional de Administração de Alagoas- CRA/AL.

Vagner Felisdório dos Anjos

Graduado em Administração pela Faculdade Estácio de Alagoas (2017), com experiência na implantação e execução de Planejamento Estratégico e Indicadores de Desempenho; na execução de políticas públicas de desenvolvimento econômico para Arranjos Produtivos Locais (APLs) em territórios de baixa renda; na implantação e execução de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ); e implantação de Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para processos administrativos no âmbito do Poder Executivo do Estado de Alagoas. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). 

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Publicado

28/03/2023

Como citar

LIMA, P. R. S.; DOS ANJOS, V. F. A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) NO ESTADO DE ALAGOAS: análise dos benefícios para uma gestão eficiente. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 256–273, 2023. DOI: 10.21721/p2p.2023v9n2.p256-273. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6227. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Inovação

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