COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

análise bibliométrica e altmétrica da comunicação científica (2019-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p415-433

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Divulgação Científica, Competência em Informação, Mídias Sociais, Facebook

Resumo

As transformações promovidas pela sociedade afetam, de algum modo, a necessidade de que o usuário precise estar em constante atualização de seu conhecimento, para que seu senso crítico não dilua, exigindo competências adequadas no acesso, uso e disseminação da informação. Investigou-se as métricas nos artigos eletrônicos sobre Competência em Informação indexados na base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) por meio da produtividade, como também o impacto de citações e de atenção online que a temática recebeu entre os anos de 2019 a 2021. O estudo caracteriza-se com metodologia quali-quantitativa de abordagem descritiva e exploratória, e com procedimentos de natureza bibliográfica e documental. Foram extraídos e sistematizados os dados de 219 artigos de livre acesso publicados por 41 revistas científicas, que receberam trienalmente 294 citações, quanto aos resultados altmétricos, somados indicaram a atenção online no Facebook de 1.065 interações. O ciberespaço tem se firmado como um importante condutor para a comunicação da ciência, a comunidade científica percebeu a sua dinamicidade e interatividade, um ambiente que torna favorável o consumo, a criação e a partilha de informação em qualquer momento. O aperfeiçoamento de competências informacionais visam a melhoria e a eficiência nos processos de identificação, busca, acesso, uso e disseminação da informação nos mais diversos ambientes.

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Biografia do autor

Cayo Borges, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Ufal (PPGCI/Ufal) e bolsista de pós-graduação pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Especialista em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias, pelo Centro Universitário Tiradentes - Unit. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas - Ufal.  Formado no Programa de Desenvolvimento de Educadores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac - AL), onde ministrou a disciplina de Comunicação Oral e Escrita, 2012 - 2015, para as áreas de Gestão de Pessoas, Turismo, Gastronomia, Saúde e Jovens Aprendizes. Em 2010, Participou como coordenador do Projeto de Extensão SigProj MEC/SESu - Programa Metamorfose Social do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Informação (Nepec) do Curso de Comunicação Social da Ufal. Em 2007 organizou o I Seminário Luso/Brasileiro de Comunicação/Intermídia junto ao Nepec do Curso de Comunicação Social.

Izadora Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Comunicação Social (2011) e em Odontologia (2018). Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio de Sá (2020). Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI - Ufal). Assessora de Comunicação na Universidade Federal de Alagoas.

Jusmenne Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas - PPGCI/UFAL, e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Membro do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web - Lab-iMetrics. Atualmente é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Foi bolsista da Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP/UFAL no período de Maio/2018 a Julho/2019, e recebeu a Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG). Participou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/CNPq nos ciclos 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021.

Rosaline Mota, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Ganhou o Prêmio UFMG de Teses com a melhor Tese de Doutorado da ECI/UFMG (2009). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFAL (PPGCI/UFAL). Pesquisadora na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). É coordenadora do projeto "Organização dos prontuários de pacientes do HUPAA/UFAL/EBSERH. É membro da Comissão Permanente Avaliação de Documentos e de Revisão de Prontuários do HUPAA/UFAL/EBSERH. É pesquisadora e coordenadora de projetos de gestão documental e popularização da ciência, tecnologia e inovação na FAPEAL, no HUPAA/UFAL/EBSERH e no SEBRAE. É líder dos Grupos de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Informação e Saúde (LAPIIS) e Núcleo de Estudos em Informação, Tecnologia e Inovação (NESITI). Atua diretamente com projetos de organização documental em instituições de saúde e instituições de amparo à pesquisa, Gestão Eletrônica de Documentos (GED), Prontuário Eletrônico do Paciente e Tecnologia da Informação. É pesquisadora nas áreas de GED, Informação e Saúde, Sistemas de Informação em Saúde, Acessibilidade em Bibliotecas.

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Publicado

28/03/2023

Como citar

BORGES SILVA DE OLIVEIRA, C. M.; LOPES GARCIA NASCIMENTO, I.; JASÃO MELO DA SILVA, J.; LEITE MOTA, F. R. COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: análise bibliométrica e altmétrica da comunicação científica (2019-2021). P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 415–433, 2023. DOI: 10.21721/p2p.2023v9n2.p415-433. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6254. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Informação