AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR ADOLESCENTES E JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p379-401

Palavras-chave:

Competências infocomunicacionais, Competência em informação, Avaliação da informação, Mídias sociais, Ciência da Informação

Resumo

A pesquisa tem por objetivo identificar se os critérios de avaliação da informação que os adolescentes e jovens (AJ) utilizam ao consumir conteúdo que circula nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). O estudo compreende a avaliação da informação como uma competência infocomunicacional e as mídias sociais como uma das fontes de informação mais utilizadas por AJ. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo e como delineamento do estudo trata-se uma pesquisa de campo. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 deles foram apontados pelos 196 AJ ouvidos como critérios utilizados. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. A partir dos resultados, a pesquisa conclui pela necessidade de educação para a informação e ressalta a importância do pensamento crítico.

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Biografia do autor

Greison Jacobi, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Greison Jacobi é mestre em Ciência da Informação pelo PPGCIN-UFRGS, bacharel em biblioteconomia pela UFRGS e bibliotecário na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Jussara Borges, UFRGS

Jussara Borges é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publicado

28/03/2023

Como citar

JACOBI, G.; BORGES, J. AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR ADOLESCENTES E JOVENS. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 379–401, 2023. DOI: 10.21721/p2p.2023v9n2.p379-401. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6283. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Informação