INOVAÇÃO E TEORIA ATOR-REDE

redes de problematização pluridisciplinares e intertemáticas

Autores

  • Zayr Claudio Gomes da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Ronaldo Ferreira de Araújo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-6889

Palavras-chave:

Sociologia da inovação, Inovação, Teoria Ator-Rede, Comunicação Científica

Resumo

Sociologia da inovação é uma abordagem transdisciplinar de pesquisa e desenvolvimento cujo arcabouço teórico-metodológico se constitui a partir da Teoria Ator-Rede. O artigo objetiva mapear comunicações científicas produzidas na literatura acerca da inovação e da Teoria Ator-rede (TAR). Enquanto pesquisa bibliográfica, utiliza-se uma abordagem semiótico-material para mapear esses interesses de pesquisa na plataforma de dados científicos Dimensions, buscando explorar suas redes de problematização via coocorrência de palavras e clusterização com o software de análise de redes VOSviewer, além de descrever seus movimentos de translação a partir dos títulos e resumos das próprias pesquisas mapeadas e da própria literatura de algum modo relacionada. São exploradas duas redes de problematização acerca da inovação e da TAR, sendo pluridisciplinar (vide relações entre diferentes campos de pesquisa como saúde, gestão e tecnologias) e intertemática (por meio de palavras-ator como “implementação”, “framework” e “conhecimento”. Tais interesses de pesquisa são atravessados pela própria complexidade semiótico-material da produção científica relacionada à TAR e à inovação, performando processos sociotécnicos e político-econômicos de invenção, negociação e comercialização entre atores humanos e não-humanos, de algum modo ligados a diferentes saberes.

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Biografia do Autor

  • Zayr Claudio Gomes da Silva, Universidade Federal de Alagoas

    Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento (Ciência da Informação) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Biblioteconomia pela UFAL. `É professor voluntário do Curso de Biblioteconomia da UFAL e Pós-doutorando pelo Programa de Ciência da Informação (PPGCI) da UFAL.

  • Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

03-07-2024 — Atualizado em 14-08-2024

Versões

Edição

Seção

Inovação Social, Economias Colaborativas e Sustentabilidade

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