EXPOSIÇÃO NUMISMÁTICA COMO PRÁTICA DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM BIBLIOTECA

caso SENAI Linhares – ES

Autores

  • Patricia Souza dos Santos UFES
  • Taiguara Villela Aldabalde Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6912

Palavras-chave:

Mediação Cultural, Práticas de mediação, exposição numismática, conhecimento histórico, educação financeira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a exposição numismática como prática de mediação cultural desenvolvida no decorrer do ano de 2018 pela bibliotecária de uma escola de educação profissional do sistema privado da cidade de Linhares no Estado do Espírito Santo. Adotaram-se os métodos de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e entrevista. Os resultados são descritos a seguir: Inicialmente apresenta breve referencial teórico acerca do tema ‘prática de mediação cultural’ em bibliotecas, posteriormente descreve o projeto, expõe os resultados atingidos como prática de mediação. Ainda no campo dos resultados verificou-se que foram utilizados documentos numismáticos tais como cédulas e moedas, recursos providos pela comunidade escolar para composição da exposição. Foi possível concluir que a referida prática está no campo da mediação, pois integrou, ou seja, conseguiu fazer com que o público participasse de atividade cultural junto ao espaço da biblioteca, portanto democratizou o espaço. Além disso, ocorreu a mediação de conhecimentos históricos (reconhecimento de personagens históricos e datas) e de educação financeira (conversão de valores).

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Biografia do Autor

  • Taiguara Villela Aldabalde, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Programa de Pós- Graduação  em  Ciência  da  Informação  da  Universidade  Federal  do  Espírito  Santo  (UFES). 

     

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Publicado

29/04/2024

Edição

Seção

Estudos da Informação

Como Citar

SANTOS, Patricia Souza dos; ALDABALDE, Taiguara Villela. EXPOSIÇÃO NUMISMÁTICA COMO PRÁTICA DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM BIBLIOTECA: caso SENAI Linhares – ES. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6912, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v10n2e-6912. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6912.. Acesso em: 16 jun. 2024.

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