INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM AS TÉCNICAS DE SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

Autores

  • Gustavo Camossi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1553-1053
  • Lucas Pinto Franzo Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil; https://orcid.org/0009-0002-7120-5452
  • Cecílio Merlotti Rodas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Votuporanga, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-6937

Palavras-chave:

inteligência artificial; search engine optimization; processamento de linguagem natural; on-page; off-page.

Resumo

A internet transformou-se em um recurso indispensável para acessar informações. Neste ecossistema digital, os mecanismos de busca desempenham um papel crucial, ajudando os usuários a encontrar o conteúdo mais relevante para suas consultas. Este estudo objetiva investigar como a aplicação da Inteligência Artificial na otimização de conteúdo pode melhorar a relevância e a precisão dos resultados de busca em Search Engine Optimization. Utilizando uma metodologia exploratória e descritiva, a pesquisa explora a interseção entre as técnicas de Search Engine Optimization On-page e off-page e a Inteligência Artificial destacando a aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial, como o processamento de linguagem natural e o aprendizado de máquina. Os resultados demonstram que a Inteligência Artificial tem um impacto significativo nas técnicas de Search Engine Optimization On-page, tanto na precisão quanto na relevância dos resultados de busca. A pesquisa revela que a Inteligência Artificial pode aprimorar as técnicas de Search Engine Optimization On-page, como a otimização de Meta Tags e Title Tags, e as estratégias de Search Engine Optimization On-page e off-page. Conclui-se que a integração da Inteligência Artificial nas estratégias de Search Engine Optimization representa uma evolução significativa no marketing digital, oferecendo métodos mais sofisticados e eficientes para a otimização de mecanismos de busca, ressalta-se a necessidade de pesquisa contínua nesta área, especialmente considerando a crescente importância do Search Engine Optimization para dispositivos móveis, e sugere que futuras investigações explorem ainda mais a aplicação de Inteligência Artificial em diferentes aspectos do Search Engine Optimization.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

    Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Especialista em Logística pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( FATEC - Garça). Especialista em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica campos de Minas Gerias (PUC Minas).É Membro dos Grupos de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação (GPNTI- Unesp). Tem interesse de pesquisa nas temáticas e áreas de conhecimento, como: Arquitetura da Informação digital. Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Search Engine Optimization (SEO), Web Semântica, Tecnologias de Informação e Comunicação aplicados a Ciência da Informação, a Biblioteconomia. Ambientes informacionais digitais.

  • Lucas Pinto Franzo, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil;

    Mestre em Direito

  • Cecílio Merlotti Rodas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Votuporanga, São Paulo, Brasil.

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília.

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Publicado

15-07-2024

Edição

Seção

Tecnologias Digitais, Informação e Desinformação

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