PROFISSÕES E ORGANIZAÇÕES CONECTADAS E PROFISSIONAIS DESCONECTADOS: QUATRO NOVAS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-7117Palavras-chave:
Competência Digital, Competência em Informação, Profissões, Competência Negocial, Competência InterculturalResumo
O presente artigo trata da discussão contemporânea e futura das profissões. Reflete sobre os novos atributos exigidos aos profissionais para continuarem exercendo suas profissões. O objetivo é mostrar que as profissões vão se alterando no tempo à medida que o mercado e a sociedade mudam e, nesse caso, especialmente decorrente da cultura digital, novas competências são necessárias. A metodologia é a pesquisa qualitativa, com pesquisa teórica e abordagem reflexiva, observando a realidade e as tendências que se apresentam. Chega-se à conclusão que no mínimo quatro competências, agora, são inevitáveis para quase todas as profissões, a saber: competências digitais, da informação, interculturais e negociais. Embora as duas últimas não sejam novas, eram antes pouco praticadas. Já as duas primeiras são mais recentes. Todas passam a ser necessárias e precisam fazer parte das profissões atuais e do futuro que pensam em serem profissionais e organizações do conhecimento no paradigma tecnológico de cultura digital, na infosfera e na sociedade da informação e do conhecimento.
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